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ISLA IPGT 23823

Pensamento Motivado

Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular “Pensamento Motivado” explora as influências psicológicas que enviesam a perceção, o raciocínio e a tomada de decisão em contextos organizacionais. Inserida no plano de estudos da Pós-Graduação em Psicologia Social e Organizacional, esta UC aprofunda modelos teóricos e evidência empírica sobre dissonância cognitiva, viés de confirmação, atribuições enviesadas, e efeitos da autoafirmação, com enfoque na sua aplicação à gestão de recursos humanos. O seu campo de ação abrange o recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, gestão de conflitos e mudança organizacional, promovendo práticas mais justas e eficazes. A UC é pertinente para o desenvolvimento de competências críticas na análise e mitigação de enviesamentos cognitivos, contribuindo para uma GRH ética, científica e sensível à diversidade.
  • ProgramaProgramme
    Fundamentos do Pensamento Motivado Conceitos-chave: viés de confirmação, dissonância cognitiva, autoafirmação e racionalização. Aplicações em GRH Impacto em recrutamento, avaliação de desempenho, gestão de conflitos, mudança organizacional e políticas de RH. Perceção e Atenção Seletiva Filtros cognitivos, heurísticas e enviesamentos na análise de candidatos e colaboradores. Motivação e Tomada de Decisão Influência das motivações intrínsecas/extrínsecas na perceção social e nas decisões organizacionais. Mitigação de Vieses Estratégias baseadas em evidência para promover decisões éticas e justiça organizacional.
  • ObjectivosObjectives
    Desenvolver conhecimentos sobre os mecanismos psicológicos que enviesam a perceção e a tomada de decisão em contextos organizacionais. Promover aptidões para identificar e mitigar vieses cognitivos, como viés de confirmação, dissonância cognitiva e racionalização. Capacitar os estudantes para aplicar modelos explicativos e evidência científica na análise crítica de práticas de GRH, estimulando competências na tomada de decisão ética, reflexiva e baseada em dados.
  • BibliografiaBibliography
    Festinger, L. (1957). A theory of cognitive dissonance. Stanford University Press. Heider, F. (1958). The psychology of interpersonal relations. Wiley. Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. Farrar, Straus and Giroux. Kunda, Z. (1990). The case for motivated reasoning. Psychological Bulletin, 108(3), 480–498.  Steele, C. M. (1988). The psychology of self-affirmation: Sustaining the integrity of the self. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 21, pp. 261–302). Academic Press.  
  • MetodologiaMethodology
    A UC foi lecionada em formato online, com foco em metodologias centradas na autonomia e integração crítica do conhecimento. Face à limitação temporal, privilegiou-se o uso de exemplos explicativos e a promoção da investigação autónoma. As estudantes foram incentivadas a explorar literatura científica e realizar uma Recensão Crítica sobre o Pensamento Motivado aplicado à GRH, favorecendo a construção ativa do saber. A plataforma digital serviu como repositório de materiais e espaço para submissão dos trabalhos, garantindo acessibilidade e organização.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Anual
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não