Skip to main content

ISLA IPGT 26846

Pré-Produção e Guionismo

Som e Imagem (CTSP) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Focada na preparação de projetos, esta unidade qualifica os alunos para criar guiões e fazer a planificação inicial das produções, desenvolvendo competências fundamentais para a etapa de pré-produção. •    Desenvolvimento de conceitos e ideias para produções audiovisuais. •    Escrita de guiões: estrutura, personagens, diálogos. •    Técnicas de criação de storyboards. •    Planeamento de produção: levantamento de necessidades e cronogramas. •    Documentação de pré-produção e criação de planos de rodagem.  
  • ProgramaProgramme
    Génese da ideia audiovisual; técnicas de brainstorming e pesquisa; Princípios da narrativa clássica e não-linear; estrutura em três e/ou cinco actos; Desenvolvimento de sinopse (pedagógica), outline e argumento; Criação de personagens e diálogos; Formatação profissional de guião; gramática visual e decupagem; Storyboard e animatic; levantamento de requisitos técnicos, humanos e financeiros; Elaboração de caderno de produção, calendário e orçamento; Noções legais (direitos de autor, licenciamento); técnicas de pitch.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo capacitar os estudantes a planear e estruturar projetos audiovisuais, abordando as fases iniciais da produção, desde a concepção da ideia até a elaboração do guião. Os estudantes irão desenvolver competências criativas e organizacionais que são fundamentais para a realização de produções audiovisuais de sucesso.
  • BibliografiaBibliography
    Cook, D. A. (2016). A History of Narrative Film (5th ed.). W. W. Norton & Company. Dancyger, K. , & Rush, J. (2013). Alternative Scriptwriting: Beyond the Hollywood Formula (5th ed.). Focal Press. Field, S. (2018). Screenplay: The Foundations of Screenwriting (Revised ed.). Delta. Parent-Alter, D. (2014). O argumento cinematográfico. Lisboa: Edições Texto & Grafia. Rabiger, M., & Hurbis-Cherrier, M. (2020). Directing: Film Techniques and Aesthetics (6th ed.). Routledge. Raskin, R. (2005). The Art of the Short Fiction Film: A Shot by Shot Study of Nine Modern Classics. London: McFarland & Company. Yorke, J. (2014). Into the Woods: A Five-Act Journey into Story. Penguin Books.
  • MetodologiaMethodology
    Aula invertida com micro-vídeos; writers’room colaborativa; aprendizagem baseada em projectos; IA generativa para ideação e análise de arcos dramáticos; storyboard em AR; peer review gamificado; feedback formativo em 48 h.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    1. Avaliação Contínua ou distribuída [Projectos]:

    • Trabalho prático em Grupo (2 elementos max.): Sinopse, Guião e Storyboard para uma Curta; 10%+30%+20% [Apresentação em: 21.10; 11.11 e 2.12];

    • Trabalho prático Individual [Shooting Schedule Stripboard]; 40% [Apresentação em: 6.1.2026 ].

     

    OU

     

    2. Avaliação Final:

    Teste Teórico-prático de Avaliação Global (TAG); 100%