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ISLA IPGT 11664

Princípios de Marketing

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais de Marketing.   Capacitar os discentes para, em contexto de trabalho, aplicarem técnicas de Marketing na criação e desenvolvimento de produtos ou serviços.   Analisar a importância do marketing para as empresas em geral e de comunicação em particular no atual contexto global.
  • ProgramaProgramme
    1 - Introdução do Marketing   2 - O Marketing e a envolvente   3 - O Mercado   4 - Comportamento do Consumidor   5 - Análise SWOT   6 - Segmentação   7 - O Posicionamento   8 - Objetivos e Estratégias de Marketing   9 - Marketing-mix   10 - Plano de Marketing
  • ObjectivosObjectives
    Apresentar os factores envolventes que influenciam o marketing;   Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;   Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;   Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;   Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing.   Para além do apresentado é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de ferramentas que os capacitem a aplicar os conhecimentos teóricos anteriormente aprendidos e confrontá-los com problemáticas capazes de ocorrer em cenário real.   Outro objectivo desta unidade curricular é a criação de cenários com contextos de obstáculos/Dificuldades e problemáticas a ultrapassar.
  • BibliografiaBibliography
    Aaker, D. (2005). Strategic market management (7ª ed). John Wiley & Sons, NY. Bingham JR, F., et all (2005)   Business marketing (3ª ed), McGraw-Hill, NY.   Détrie, J.P. (2000). Strategor (3ª ed), D. Quixote, Lisboa.   Farris, paul; Bendle, N. & Pfeifer, P. (2010). Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance (2nd Edition). Person, NY   Kotler, P. (2002). Marketing Management. Prentice-hall, 11ª ed., NY   Pride, W. & Ferrel (2013). Marketing 2014. South-Western Cengage. Mason
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (45%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não