ISLA IPGT 11664
Princípios de Marketing
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais de Marketing. Capacitar os discentes para, em contexto de trabalho, aplicarem técnicas de Marketing na criação e desenvolvimento de produtos ou serviços. Analisar a importância do marketing para as empresas em geral e de comunicação em particular no atual contexto global.
-
ProgramaProgramme1 - Introdução do Marketing 2 - O Marketing e a envolvente 3 - O Mercado 4 - Comportamento do Consumidor 5 - Análise SWOT 6 - Segmentação 7 - O Posicionamento 8 - Objetivos e Estratégias de Marketing 9 - Marketing-mix 10 - Plano de Marketing
-
ObjectivosObjectivesApresentar os factores envolventes que influenciam o marketing; Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos; Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing; Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing. Para além do apresentado é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de ferramentas que os capacitem a aplicar os conhecimentos teóricos anteriormente aprendidos e confrontá-los com problemáticas capazes de ocorrer em cenário real. Outro objectivo desta unidade curricular é a criação de cenários com contextos de obstáculos/Dificuldades e problemáticas a ultrapassar.
-
BibliografiaBibliographyAaker, D. (2005). Strategic market management (7ª ed). John Wiley & Sons, NY. Bingham JR, F., et all (2005) Business marketing (3ª ed), McGraw-Hill, NY. Détrie, J.P. (2000). Strategor (3ª ed), D. Quixote, Lisboa. Farris, paul; Bendle, N. & Pfeifer, P. (2010). Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance (2nd Edition). Person, NY Kotler, P. (2002). Marketing Management. Prentice-hall, 11ª ed., NY Pride, W. & Ferrel (2013). Marketing 2014. South-Western Cengage. Mason
-
MetodologiaMethodologyMetodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (45%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão