Skip to main content

ISLA IPGT 15796

Programação Dispositivos Móveis

Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta unidade curricular os estudantes irão adquirir os conceitos e as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações móveis, quer nativas quer cross-platform, recorrendo para o efeito a diversas ferramentas e linguagens.
  • ProgramaProgramme
    Android Introdução à plataforma Android Ciclo de vida de atividade Fundamentos de Kotlin Android Studio - Estrutura, Componentes e Gradle Recursos: Strings, Drawables e Materials Desenho de interfaces: Jetpack Compose Estado e eventos no Compose Navegação no Compose Persistência de dados - Firebase e SQLite Autenticação Firebase Dados da internet Desenvolvimento com React Native e Expo Introdução ao Desenvolvimento Mobile Cross-Platform Expo CLI e Managed Workflow Fundamentos de React Native Arquitetura de Componentes e Hooks Técnicas de Gestão de Estado Padrões de Navegação Otimização de Performance Integração de Módulos Nativos
  • ObjectivosObjectives
    O objetivo desta unidade curricular é: proporcionar aos alunos os conhecimentos relativos ao desenvolvimento de aplicações completas nativas e híbridas (desde a análise e a conceção, passando pelo desenvolvimento e teste até à entrega) para vários tipos de dispositivos móveis, usando as várias plataformas de desenvolvimento; familiarizá-los com as plataformas de destino; e dar-lhes noções de desenho de interfaces e usabilidade.   Objetivos de Aprendizagem: Dominar o desenvolvimento de aplicações móveis, Android nativo e cross-platform com React Native e Expo Desenvolver aplicações móveis de nível profissional para iOS e Android Compreender os princípios modernos de desenvolvimento mobile e as melhores práticas Criar interfaces de utilizador móveis responsivas e com alto desempenho Implementar funcionalidades avançadas de aplicações móveis usando JavaScript/TypeScript modernos
  • BibliografiaBibliography
    Bryan Sills, B. G. (2022). Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 5th Edition. USA: Addison-Wesley Professional. Resende, K. (2018). Kotlin com Android: Crie aplicativos de maneira fácil e divertida. Brasil: Casa do Código.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas desta UC assumem um carácter teórico-prático e são lecionadas num contexto baseado em resolução de problemas, complementadas com demonstração da aplicação prática com recurso a exercícios, bem como orientação e mentoria em projetos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    8
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não