ISLA IPGT 15796
Programação Dispositivos Móveis
Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationNesta unidade curricular os estudantes irão adquirir os conceitos e as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações móveis, quer nativas quer cross-platform, recorrendo para o efeito a diversas ferramentas e linguagens.
-
ProgramaProgrammeAndroid Introdução à plataforma Android Ciclo de vida de atividade Fundamentos de Kotlin Android Studio - Estrutura, Componentes e Gradle Recursos: Strings, Drawables e Materials Desenho de interfaces: Jetpack Compose Estado e eventos no Compose Navegação no Compose Persistência de dados - Firebase e SQLite Autenticação Firebase Dados da internet Desenvolvimento com React Native e Expo Introdução ao Desenvolvimento Mobile Cross-Platform Expo CLI e Managed Workflow Fundamentos de React Native Arquitetura de Componentes e Hooks Técnicas de Gestão de Estado Padrões de Navegação Otimização de Performance Integração de Módulos Nativos
-
ObjectivosObjectivesO objetivo desta unidade curricular é: proporcionar aos alunos os conhecimentos relativos ao desenvolvimento de aplicações completas nativas e híbridas (desde a análise e a conceção, passando pelo desenvolvimento e teste até à entrega) para vários tipos de dispositivos móveis, usando as várias plataformas de desenvolvimento; familiarizá-los com as plataformas de destino; e dar-lhes noções de desenho de interfaces e usabilidade. Objetivos de Aprendizagem: Dominar o desenvolvimento de aplicações móveis, Android nativo e cross-platform com React Native e Expo Desenvolver aplicações móveis de nível profissional para iOS e Android Compreender os princípios modernos de desenvolvimento mobile e as melhores práticas Criar interfaces de utilizador móveis responsivas e com alto desempenho Implementar funcionalidades avançadas de aplicações móveis usando JavaScript/TypeScript modernos
-
BibliografiaBibliographyBryan Sills, B. G. (2022). Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 5th Edition. USA: Addison-Wesley Professional. Resende, K. (2018). Kotlin com Android: Crie aplicativos de maneira fácil e divertida. Brasil: Casa do Código.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas desta UC assumem um carácter teórico-prático e são lecionadas num contexto baseado em resolução de problemas, complementadas com demonstração da aplicação prática com recurso a exercícios, bem como orientação e mentoria em projetos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS8
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão