Skip to main content

ISLA IPGT 16225

Programação Orientada a Objetos

Redes e Sistemas Informáticos (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como âmbito a obtenção de conhecimentos de programação através do ensino de uma linguagem orientada por objetos. Estes conhecimentos são obtidos através do ensino da linguagem Java onde se espera que adquiram os conhecimentos necessários à sua programação de forma autónoma.
  • ProgramaProgramme
    CP1: Introdução ao Paradigma da Programação Orientada a Objetos (POO) CP2: Objetos, Classes e Elementos Complementares para POO Definição e utilização de classes e objetos Estrutura de dados  Filtros e manipulação de ficheiros Construtores e métodos  CP3: Herança Conceito e implementação de herança em POO Extensão de classes e sobrecarga (overriding) CP4: Polimorfismo Sobrecarga de métodos (overloading) Métodos dinâmicos  CP5: Encapsulamento Modificadores de acesso Getters e setters CP6: Abstração Classes abstratas Interfaces  CP7: Tópicos Relevantes em POO Classes internas e membros estáticos Introdução aos padrões de desenho (design patterns) CP8: Estruturas e Organização do Código Boas práticas de organização do código Estruturação do código para manutenção e escalabilidade
  • ObjectivosObjectives
    Após a conclusão da Unidade Curricular os estudantes deverão compreender as diferenças entre linguagens procedimentais e linguagens orientadas para objetos, bem como entre as filosofias que lhes estão subjacentes. Deverão ser capazes de usar a linguagem de programação Java para escrever programas usando o paradigma orientado para objetos. Deverão também ser capazes de selecionar o tipo de linguagem mais adequado para cada tipo de projeto.
  • BibliografiaBibliography
    Coelho, Paulo - Programação em Java - Curso Completo. 5a Edição Atualizada, FCA ,2016, ISBN 9789727228409  
  • MetodologiaMethodology
    As funcionalidades da linguagem Java e os conceitos de Programação Orientada a Objetos serão introduzidos nas aulas teóricas, onde serão discutidos os seus princípios e a sua aplicação. Nas aulas práticas, os alunos poderão aplicar esses conhecimentos, resolvendo exercícios que consolidam a aprendizagem da linguagem e aprimoram as suas capacidades na criação de soluções focadas na programação orientada para objetos. Será ainda pedido aos alunos que desenvolvam um projeto final de maneira a consolidarem os conhecimentos adquiridos.  .
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

     

    A avaliação em época normal (contínua) baseia-se numa componente prática, com trabalhos práticos semanais e com a realização de um projetos final, e numa componente teórica baseada num teste intercalar sobre os diferentes tópicos abordados até então. Os excercícios semanais serão um total de 10, em que apenas os melhores 8 contaram para a nota. O projeto será realizado em grupo e terá discussão oral. O teste é individual. Os exercícios semanais terão uma ponderação de 20%, o projeto e a sua discussão oral uma ponderação de 40% e o teste uma ponderação de 40% na nota final. A nota mínima de todas as componentes será de 8 valores.

    .

    Descrição

    Data 

    Ponderação

    Teste intercalar

    18/11/2024

    40%

    Entrega do trabalho

    Apresentação oral do trabalho

    17/01/2025

    20/01/2025

    40%

    Exercícios semanais

    --
    (a definir com os alunos)

    20%

     

    Os alunos poderão ainda ser avaliados por exame de recurso, este valerá 100% da nota final.