Skip to main content

ISLA IPGT 22493

Programação Web Avançada

Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Dotar os estudantes dos conhecimentos que lhes permitam programar páginas Web dinâmicas, utilizando diversas linguagens e tecnologias, tanto do lado do cliente como do lado do servidor, com base de dados, integradas e seguras. Recorrendo às metodologias e frameworks mais emergentes. - A linguagem Web de servidor, PHP e ASP.NET core; - Construção de sistemas web, com componente frontoffice e backoffice;
  • ProgramaProgramme
    1. Javascript avançado Tecnologias de servidor e cliente: NodeJS, React, Angular, etc.. Canvas Armazenamento local: Local Storage, Session Storage, Web SQL Storage, Indexed DB Firebase Electron Estudo de frameworks emergentes   2. Tecnologias de integração AJAX XML, JSON Web Services, REST, APIs Azure, AWS, Google cloud   4. ASP.NET Core Orientação ao Objeto MVC Acesso a dados (Entity Framework) Layouts Segurança
  • ObjectivosObjectives
    - Conceber aplicações Web, em PHP, ASP.NET Core C# , com acesso a bases de dados; - Dominar e aplicar a Metodologia MVC; - Construir aplicações distribuídas, modulares e com componentes de integração; - Aplicar políticas e técnicas segurança.
  • BibliografiaBibliography
    Abreu, Luís & Carreiro, João (2012). ASP.NET MVC, FCA Abreu, Luís (2016). Node.js - Construção de Aplicações Web, FCA. Biehl, M. (2016). RESTful API Design: Best Practices in API Design with REST (API-University Series Book 3), Kindle Edition, Amazon. Hajian, Majid (2019). Progressive Web Apps with Angular, Apress. Helland, Andreas et al.,(2020)  ASP.NET Core 5 for Beginners, Packt Publishing Portela, Filipe e Queirós, Ricardo (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web - do Front-end ao Backend: uma visão global, FCA. Shute, Zachary (2019). Advanced Javascript, Packt Publishing.  
  • MetodologiaMethodology
    1. Project-Based Learning (PBL): Students work on complex projects that address real-world issues. This promotes problem-solving skills, collaboration and critical thinking. 2. Problem-Based Learning (PBL): Students learn by solving authentic problems. They identify problems, conduct research and collaborate to find solutions, which promotes a deeper understanding of the content. 3. Cooperative Learning: Students work together in small groups to achieve common goals. Collaboration is emphasized, and each member of the group is responsible for their own and their classmates' learning. 4. Microlearning: Content is broken down into small units to facilitate fast, focused learning. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não