ISLA IPGT 15791
Programação Web - Cliente
Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationAssimilar os conhecimentos necessários para compreensão do funcionamento da Internet e de todos os serviços que esta disponibiliza. Compreensão dos principais fundamentos de Web Design. Compreender e aplicar as principais tecnologias e linguagens para a Web. Capacidade para construção de páginas Web estáticas utilizando uma ferramenta de Web Design, e por codigo. Exploração das tecnologias cliente: HTML, CSS e Javascript.
-
ProgramaProgramme1. Redes de Comunicação de Dados Internet e Web Modelo OSI e TCP/IP. HTTP; SMTP; FTP; Telnet SNMP; DNS; TCP; UDP; IP; ICMP Internet NAPs e ISPs Web; HTML; Ligações 2. Conceitos Programação WEB Modelo Cliente (Browser) ¿ Servidor (Servidor Web) Linguagens Cliente e Servidor 3. Web Design Estrutura e Navegação Conceitos de Design Elementos de composição da página Conselhos em Web Design Erros em Web Design 4. Projecto e Planeamento de sítios Web Análise / Planeamento Desenho Implementação Marketing 5. Desenvolvimento de sítios Web HTML 4 versus HTML 5 Folhas de estilo ¿ CSS (versão 2, 3 e 4 ) Formatação de documentos: formatações básicas, tabelas, formulários Estruturação de páginas: divisórias e secções Novos elementos HTML5 Tecnicas Responsive Design 6. Frameworks HTML5 Bootstrap Foundation W3.CSS Outras 7. J avaScript Modelo de programação Usar JavaScript Interactividade Javascript e Behaviors Janelas de diálogo Conceito de AJAX jQuery Frameworks 8. SEO e acessibilidade Conceitos e técnicas
-
ObjectivosObjectivesCompreensão do modelo da Internet; Fundamentos de Web Design; Compreensão e aplicação das principais tecnologias Web; Planear e desenhar sítios Web; Dominar os princípios do design responsivo; Desenvolvimento de sítios Web estáticos; Produzir documentos HMTL4 e HTML5; Criar folhas de estilo CSS2 ; CSS3 e CSS4; Criação de páginas estáticas utilizando uma ferramenta de Web Design; Usar frameworks HTML5; Criação de páginas interativas Javascript
-
BibliografiaBibliographyABREU, Luís, HTML5 (4.ª Ed. At. e Aum.) , FCA, 2015 ABREU, Luís, JavaScript 6, FCA, 2014 FEATHER, Stephen, JavaScript em Exemplos , Makron books, 2000 FIGUEIREDO, Bruno, Web Design ¿ Estrutura, Concepção e Produção de Sites Web - 2ª Edição Actualizada e Aumentada , FCA, 2004 HOLZNER, Steve, Ajax For Dummies, Wiley, 2006 NEVES, Pedro, O Guia Prático da HTML , Centro Atlântico, 2004 REMOALDO, Pedro, CSS3, FCA, 2012 SOARES, Luis, jQuery: A sua Biblioteca JavaScript, FCA, 2013 UGHETTO, Vico, CSS - Criação Inovadora de Sites , FCA, 2006
-
MetodologiaMethodology1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que abordam questões do mundo real. Isso promove habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Os alunos aprendem resolvendo problemas autênticos. Eles identificam problemas, realizam pesquisas e colaboram para encontrar soluções, o que promove um entendimento mais profundo do conteúdo. 3. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para alcançar metas comuns. A colaboração é enfatizada, e cada membro do grupo é responsável pelo aprendizado próprio e dos colegas. 4. Microlearning: O conteúdo é dividido em pequenas unidades para facilitar a aprendizagem rápida e focada.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão