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ISLA IPGT 23824

Psicologia Positiva, Engagement e Bem-estar

Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular aborda, de forma científica e aplicada, os factores que promovem o bem-estar e o envolvimento positivo dos colaboradores nos contextos de trabalho. Inserida no campo da Psicologia Organizacional, contribui para a compreensão e aplicação de práticas que favorecem a motivação, a saúde mental, a satisfação e o desempenho nas organizações.É especialmente relevante no contexto actual, onde o bem-estar deixou de ser apenas uma preocupação ética para se tornar um fator estratégico. Destina-se a futuros profissionais que pretendem desenvolver intervenções eficazes e humanizadas em contextos organizacionais públicos, privados e sociais.
  • ProgramaProgramme
    Fundamentos da Psicologia Positiva nas organizações Conceitos de bem-estar, felicidade e florescimento no trabalho Engagement: definição, fatores e impacto organizacional Emoções positivas e sua influência no desempenho Estratégias e práticas de promoção do bem-estar no local de trabalho
  • ObjectivosObjectives
    Compreender os fundamentos da psicologia positiva aplicada às organizações Identificar fatores que promovem o engagement e o bem-estar no trabalho. Desenvolver competências para implementar práticas organizacionais positivas. Analisar criticamente o impacto do bem-estar no desempenho individual. Aplicar estratégias de promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
  • BibliografiaBibliography
    Bakker, A. B., & Leiter, M. P. (Eds.). (2010). Work engagement: A handbook of essential theory and research. Psychology Press. Biswas-Diener, R., & Diener, E. (2021). Positive psychology: Theory, research and applications (3rd ed.). McGraw-Hill Education. Cameron, K. S. (2012). Positive leadership: Strategies for extraordinary performance. Berrett-Koehler. Seligman, M. E. P. (2011). Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being. Free Press. Van Zyl, L. E., & Rothmann, S. (Eds.). (2019). Positive psychological intervention design and evaluation: A handbook for practitioners. Springer.  
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular adota metodologias ativas e centradas no estudante, promovendo a aprendizagem experiencial e a aplicação prática dos conceitos. Entre as estratégias utilizadas destacam-se: Aprendizagem baseada em problemas e casos reais, que estimula o pensamento crítico e a capacidade de intervenção em contextos organizacionais; Dinâmicas de grupo, role-playing e simulações, para desenvolver competências socioemocionais e relacionais; Uso de ferramentas de avaliação de bem-estar e engagement, com análise de dados e reflexão aplicada; Projetos colaborativos e aprendizagem por pares, que favorecem a co-construção do conhecimento;
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Anual
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não