Skip to main content

ISLA IPGT 24102

Representação de Elementos Multimédia

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular permite que os estudantes adquiriram conceitos fundamentais que possibilitem a compreensão da multimédia, do design digital e entendam as capacidades do texto, imagem, áudio e vídeo na comunicação visual.
  • ProgramaProgramme
    1. Multimédia Conceitos e definição Aplicações Multimédia Interativas Projeto Multimédia 2. Representação digital dos dados Analógico versus digital Processo de digitalização 3. Técnicas de compressão de dados Técnicas de codificação de entropia Técnicas de codificação de fonte Compressão e descompressão 4. Media, Conceitos, Modalidades Perceção, representação armazenamento e transmissão Aquisição de media (imagem, som e vídeo) Interação: Dispositivos de entrada e de saída. Armazenamento. 5. Representação e tratamento digital de imagens Cor e codificação da cor: modelos de cor Compressão e Formatos de imagem Programas de tratamento de imagem vetorial Programas de tratamento de imagem bitmap e raster 6. Vídeo e áudio digital Compressão e formatos vídeo Compressão e formatos de áudio
  • ObjectivosObjectives
    Na unidade curricular pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos sobre os seguintes temas: media e multimédia; digitalização; compressão; cor e codificação da cor; imagem digital; compressão de imagens digitais; som digital; vídeo digital. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de compreender e explicar os fundamentos dos processos envolvidos na representação informática de elementos multimédia como textos, imagens, som e vídeo, bem como desenvolver projetos audiovisuais com os conceitos e técnicas aprendidas.No contexto da aprendizagem de competências sociais pretende-se o fortalecimento das capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo.
  • BibliografiaBibliography
    Adobe Press, Adobe Audition CC Classroom in a Book, 2nd Edition, 2018 Adobe Press Adobe Illustrator Classroom in a Book (2020 release), 2020 Adobe Press Adobe Premiere Pro Classroom in a Book (2020 release), 2020 Adobe Press Adobe Photoshop Elements 2020 Classroom in a Book, 2020 Adobe Press Li, Z. N., Drew, M. S., Liu, J. Fundamentals of Multimedia, Springer International Publishing, 2014. Ribeiro, N. M. Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. Wallace, Jackson. Digital Image Compositing Fundamentals, Apress, 2015. Wallace, Jackson. Digital Video Editing Fundamentals, Apress, 2015
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC tem duas componentes: uma teórica e outra prática. As aulas iniciar-se-ão com a abordagem das definições e dos conceitos teóricos dos temas. Estes, mais tarde, serão aplicados na execução prática de fichas de trabalho, com recurso às técnicas aprendidas usando softwares específicos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não