ISLA IPGT 11194
Segurança Informática
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA presente unidade curricular tem por objectivo formar estudantes com perfis profissionais especializados, capazes de lidar eficazmente com a complexidade crescente das ameaças à segurança das aplicações em rede e na nuvem, utilizando as mais avançadas tecnologias da segurança informática, para implementar elevados padrões de segurança em redes informáticas.
-
ProgramaProgrammeIntrodução à Segurança Informática Conceitos fundamentais de Segurança Informática Paradigmas de Segurança Criptografia Algoritmos de segurança Autenticação e autorização Gestão de chaves Segurança de Redes Firewalls IDS/IPS Redes sem fios Arquitecturas de Segurança Protocolos de comunicação segura Tipificação de vulnerabilidades e ataques Segurança de Software Políticas e gestão de segurança
-
ObjectivosObjectivesNo final da cadeira, os estudantes deverão: Identificar os diferentes domínios e aplicações da segurança informática. Perceber e utilizar os principais algoritmos de encriptação, assim como quantificar os níveis de segurança que permitem assegurar. Conhecer e perceber as actuais ameaças à segurança em redes de dados e as boas práticas necessárias para as evitar. Conceber e implementar aplicações em rede obedecendo a elevados requisitos de segurança mesmo utilizando canais de comunicação inseguros Utilizar os conceitos adquiridos em cenários reais, no contexto do projecto / estágio profissional a realizar no ano lectivo.
-
BibliografiaBibliographyMatt Bishop (2004), Introduction to Computer Security. Addison Wesley Professional. William Stallings (2013), Network Security Essentials Applications and Standards, Prentice Hall, 2 Ed. William Stallings (2015), Cryptography and Network Security Principles and Practices. Prentice-Hall, 4 Ed. C. P. Pfleeger, S. L. Pfleeger (2006), Security in Computing, Prentice Hall, 4 Ed Bruce Schneier (1996), Applied Cryptography. John Wiley & Sons, 2 Ed. A. Zúquete (2016) Segurança em redes informáticas. FCA. M. Correia, P. Sousa (2017) Segurança no software. FCA
-
MetodologiaMethodology1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que abordam questões do mundo real. Isso promove habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Os alunos aprendem resolvendo problemas autênticos. Eles identificam problemas, realizam pesquisas e colaboram para encontrar soluções, o que promove um entendimento mais profundo do conteúdo. 3. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para alcançar metas comuns. A colaboração é enfatizada, e cada membro do grupo é responsável pelo aprendizado próprio e dos colegas. 4. Microlearning: O conteúdo é dividido em pequenas unidades para facilitar a aprendizagem rápida e focada.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalhos Práticos individuais e de grupo
Ultima aula da unidade
100%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


