Skip to main content

ISLA IPGT 11124

Técnicas de Expressão Oral e Escrita

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa. Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos. Dar continuidade ao estudo da LP com vista ao aperfeiçoamento, adaptando-o às necessidades modernas, profissionais e pessoais dos formandos. Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados. Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais. Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas. Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação.
  • ProgramaProgramme
    1. Linguagem e comunicação Língua e linguagem Uso da língua enquanto atividade social A atividade verbal como forma de acção Competência comunicativa Princípios que guiam a comunicação verbal: o princípio de cooperação e as máximas conversacionais O dito e o implícito Uso da língua e contexto situacional 2. A comunicação oral Particularidades da oralidade Processos de comunicação oral Exposição Falar em público Preparação de uma apresentação oral 3- A comunicação escrita Produção escrita A estrutura da frase Período Parágrafo Tratamento de problemas de pontuação, acentuação, ortografia e as regras do processamento de texto   4- Processos de comunicação escrita Texto literário Vs texto não literário Texto científico O resumo Texto utilitário de natureza administrativa: relatório
  • ObjectivosObjectives
    Identificar as diferenças entre língua e linguagem Usar a língua como atividade social Perceber o que é competência comunicativa Perceber e usar princípios reguladores da comunicação verbal Perceber a diferença entre o dito e o implícito Usar linguagem correta de acordo com o contexto Identificar especificidades da linguagem oral Identificar e perceber as diferentes partes da frase Lidar com problemas de acentuação, pontuação, ortografia e processamento de texto Ser capaz de escrever um texto adequado a determinado contexto Perceber o processo associado à comunicação escrita Diferenciar texto académico de texto não académico Identificar as características de um texto científico Ser capaz de escrever um relatório adequado
  • BibliografiaBibliography
    MACHADO, A . M. ( org. dir. ), Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Presença, 2006 FIGUEIREDO, O., Didáctica do Português Língua Materna - dos Programas de Ensino às Teorias, das Teorias às Práticas. Porto, Edições ASA, 2005 VASCO MOREIRA , HILÁRIO PIMENTA ; REVISÃO: MARIA ALDINA MARQUES, Gramática de Português - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Porto Editora, 2015  
  • MetodologiaMethodology
    Aulas teóricas de carácter expositivo Aulas práticas com atividades individuais, de pares e de grupo. Utilização recorrente da plataforma moodle para consulta de conteúdos lecionados, realização e submissão de trabalhos. Avaliação contínua através da observação informal dos alunos ao longo do módulo Avaliação sumativa através de testes de avaliação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não