Skip to main content

ISLA IPGT 11134

Tecnologias Multimédia

Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Entender os conceitos subjacentes aos produtos Multimédia: representação e espaços de cores; criação e manipulação de imagens vetoriais e bitmaps; criação e edição de som e vídeo; aplicação de filtros e efeitos. Entender as técnicas e algoritmos de compressão e a sua utilidade.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Multimédia Conceitos e definição Aplicações Multimédia Interativas Projeto Multimédia 2. Representação digital dos dados. Analógico versus digital Processo de digitalização 3. Técnicas de compressão de dados. Técnicas de codificação de entropia Técnicas de codificação de fonte Compressão e descompressão 4. Representação e tratamento digital de imagens Cor e codificação da cor: modelos de cor Compressão e Formatos de imagem Programas de tratamento de imagem vetorial: Adobe Illustrator e Inkscape. Programas de tratamento de imagem bitmap e raster: Adobe Photoshop e Gimp. 5. Vídeo e aúdio digital Compressão e formatos vídeo Compressão e formatos de áudio Programas de tratamento de vídeo: Adobe Premiere e DaVinci Resolve 16 Programas de tratamento de áudio: Adobe Audition e Audacity
  • ObjectivosObjectives
    Na unidade curricular pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos sobre os seguintes temas: multimédia; digitalização; compressão; cor e codificação da cor; imagem digital; compressão de imagens digitais; som digital; vídeo digital. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de compreender e explicar os fundamentos dos processos envolvidos na representação informática de elementos multimédia como textos, imagens, som e vídeo, bem como desenvolver projetos audiovisuais com os conceitos e técnicas aprendidas.
  • BibliografiaBibliography
    Adobe Press, Adobe Audition CC Classroom in a Book, 2nd Edition, 2018 Adobe Press, Adobe Illustrator Classroom in a Book (2020 release), 2020 Adobe Press, Adobe Premiere Pro Classroom in a Book (2020 release),2020 Adobe Press, Adobe Photoshop Elements 2020 Classroom in a Book, 2020 Li, Z. N., Drew, M. S., Liu, J. Fundamentals of Multimedia ¿ Springer International Publishing, 2014. Ribeiro, N. M. Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. Ribeiro, N., Torres, J. Tecnologias de Compressão Multimédia. Lisboa: FCA, 2009. Wallace, Jackson. Digital Audio Editing Fundamentals, Apress, 2015 Wallace, Jackson. Digital Image Compositing Fundamentals, Apress, 2015 Wallace, Jackson. Digital Video Editing Fundamentals, Apress, 2015
  • MetodologiaMethodology
    Utilização das metodologias ativas, nomeadamente: Aprendizagem Baseada em Problemas;   Design Thinking;  Trabalho colaborativo e cooperativo.   
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não