ISLA IPGT 26089
Teoria e Práticas de Marketing e Publicidade
Comunicação Digital (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular "Teorias e Práticas de Marketing e Publicidade" tem por objetivo dotar os alunos de conhecimentos fundamentais sobre os conceitos, estratégias e práticas de marketing e publicidade. Esta UC visa integrar o estudo das teorias de marketing com a prática publicitária, abordando desde os fundamentos até às técnicas avançadas de análise de mercado e construção de campanhas publicitárias eficazes. Além disso, o curso explora o comportamento do consumidor, a análise de mercado e as tendências atuais, capacitando os alunos para a elaboração de planos de marketing e campanhas publicitárias de impacto.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao Marketing e Publicidade 2. Comportamento do Consumidor 3. Pesquisa de Mercado e Análise Competitiva 4. Marketing Mix (4Ps) 5. Branding e Posicionamento 6. Objetivos e Estratégias de Marketing 7. Plano de Marketing 8. História da Publicidade no Mundo e em Portugal 9. A Publicidade - Fundamentos e Estratégias 10. A Publicidade Enganosa 11. A Agência de Publicidade 12. Criação em Publicidade 13. Construção da Mensagem 14. O Briefing Publicitário 15. A IA como ferramenta de marketing e publicidade
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ObjectivosObjectivesCompreender os conceitos fundamentais de marketing e publicidade e a sua inter-relação. Desenvolver habilidades para analisar o mercado e identificar oportunidades estratégicas. Aplicar as técnicas de segmentação de mercado e posicionamento de marca. Elaborar e executar planos de marketing e campanhas publicitárias que respondam aos objetivos estratégicos das marcas. Explorar e exercitar a criatividade como competência essencial para a criação de mensagens publicitárias eficazes e inovadoras. Analisar e criar briefings publicitários e planear campanhas publicitárias com base em análises estratégicas. Estimular a capacidade crítica para avaliar e conceber estratégias e mensagens publicitárias de forma ética e assertiva.
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BibliografiaBibliographyKotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing Management (15ª ed.). Pearson. Caetano, J., & Estrela, R. (2011). Publicidade: Fundamentos e Estratégias. Lisboa: Escolar Editora. Brierley, S. (2002). The Advertising Handbook (2ª ed.). NY: Routledge.
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MetodologiaMethodologyMetodologia de Ensino: Aulas teóricas: método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo. Apresentações e discussões: método ativo e participativo para aplicação dos conceitos estudados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão