Skip to main content

ISLA IPGT 17676

Tratamento e Análise de Dados

Gestão (M) (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como objetivos principais os seguintes: Desenvolver o raciocínio estatístico, que permita, perante um problema específico, identicar  quais as ferramentas estatísticas a aplicar na resolução do mesmo; Familiarizar os estudantes com software estatístico que permite a resolução de problemas estatísticos.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à Análise Estatística e ao software estatístico a usar (JAMOVI)   2. Testes de Hipóteses Paramétricos 2.1. Condições de aplicação dos testes paramétricos 2.2. Testes t-Student para médias populacionais 2.3. Análise de variância (ANOVA) 2.4. Aplicações práticas   3. Testes de Hipóteses Não Paramétricos 3.1. Testes para comparação de contagens e proporções 3.2. Teste de Wilcoxon para uma mediana populacional 3.3. Teste de Mann-Whitney 3.4. Análise de variância (ANOVA) não paramétrica 3.5. Aplicações com o software   4. Análise de Regressão e Correlação 4.1. Análise de Correlação 4.2. Regressão linear 4.3. Aplicações práticas   5. Análise Fatorial 5.1. Modelo da análise factorial exploratório e componentes principais. 5.6. Aplicações práticas   6. Análise Qualitativa 6.1 Recolha de Dados 6.2 Introducão à Análise de Qualitativa de Dados 6.3 Análise de Conteúdo com o software webQDA
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular espera-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências: Responder com facilidade às necessidades de uma actividade profissional que requeira a utilização dos métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados; Compreender e interpretar resultados e análises estatísticas feitas por outros investigadores  e/ou artigos publicados na sua área de actividade;  Capacitar para o desenvolvimento e realização de estudos estatísticos que envolvam tratamento estatístico dos dados e interpretação de resultados.
  • BibliografiaBibliography
    Navarro DJ and Foxcroft DR (2019). learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. (Version 0.70). DOI: 10.24384/hgc3-7p15 [Available from URL: http://learnstatswithjamovi.com] Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics; 7ª Edição. Lisboa: ReportNumber. Lisboa, J.V.; Augusto, M.G.; Ferreira, P.L. (2012). Estatística Aplicação à Gestão. Porto: Vida Económica. Laureano, R.; Botelho, M (2012). SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 2ª Edição
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) – os estudantes trabalham em projetos práticos que abordam problemas do mundo real, incentivando a aplicação do conhecimento em situações concretas. Aprendizagem Personalizada suportada pelo Philix – Tutor Digital. A personalização da aprendizagem envolve o uso de tecnologia para adaptar o conteúdo e as atividades de acordo com as necessidades individuais dos alunos, permitindo que eles avancem no seu próprio ritmo. O Philix é um tutor baseado em inteligência Artificial (IA) na Educação. A IA pode ser usada para personalizar o ensino, fornecer feedback imediato, analisar o desempenho dos alunos e identificar áreas de melhoria. Gamificação - Integra elementos de jogos, como competição, recompensas e desafios, no processo de ensino-aprendizagem de forma a incrementar o envolvimento dos alunos. Aprendizagem Colaborativa Online com recurso ao fóruns do Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não