ISLA IPGT 14881
Web Marketing
Comunicação Digital (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Web Marketing introduz os princípios, estratégias e ferramentas fundamentais do marketing digital orientado para a Web. Num contexto em que as organizações dependem cada vez mais da sua presença digital, a UC prepara os estudantes para planear, implementar e otimizar ações de marketing digital que respondam aos desafios reais das empresas. São exploradas áreas centrais como SEO, Marketing de Conteúdos, Redes Sociais, Publicidade Digital, Análise de Dados e Landing Pages, sempre numa perspetiva prática e aplicada. A UC insere-se no ciclo de estudos como uma componente essencial para o desenvolvimento de competências profissionais na área da Comunicação Digital, Marketing Online, Gestão de Plataformas Digitais e apoio operacional a equipas de e-commerce.
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ProgramaProgrammeA unidade curricular aborda os princípios essenciais do Web Marketing no contexto da economia digital, introduzindo conceitos fundamentais, modelos de presença online e o papel dos canais digitais na estratégia das organizações. São estudados os elementos centrais da estratégia digital, incluindo planeamento, definição de personas, jornada do cliente e funil de conversão. Aborda-se o SEO (otimização para motores de busca) nas suas dimensões on-page, técnico e off-page, bem como práticas de marketing de conteúdos orientado para a Web. Exploram-se também as principais plataformas de redes sociais, a criação e gestão de conteúdos, e noções introdutórias de publicidade digital (Google Ads e Meta Ads). Inclui-se ainda o desenvolvimento e otimização de websites e landing pages em WordPress, com foco na experiência do utilizador e conversão. Finalmente, introduzem-se os fundamentos de Web Analytics (GA4, métricas, KPIs e UTMs), aplicados à monitorização e avaliação de desempenho digital.
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ObjectivosObjectives- Compreender os fundamentos do Web Marketing e do Funil de Conversão. - Explicar os princípios do SEO, SEM, marketing de conteúdos e social media marketing. - Identificar critérios de qualidade para websites e landing pages. - Conhecer métricas e KPIs essenciais no contexto digital. - Criar conteúdos otimizados para Web (texto, imagem, copywriting). - Configurar e analisar dados em Google Analytics 4 e UTM tracking (se for possível e não comprometer a segurança dos servidores). - Construir páginas Web simples e eficazes com WordPress. - Implementar estratégias básicas de captação de tráfego orgânico e pago. - Planear uma estratégia digital integrada para uma marca/projeto. - Avaliar criticamente websites e presenças digitais segundo boas práticas de UX e marketing. - Executar um mini-projeto Web Marketing real/simulado com base em ferramentas atuais. - Trabalhar em equipa, gerir tarefas e apresentar resultados.
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BibliografiaBibliography- Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2021). E-Commerce 2020/2021: Business, Technology and Society (Global Edition). Pearson. ISBN 978-1292343167. - Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2017). E-Commerce 2016: Business, Technology, Society (12th ed.). Pearson Education. - Neto, J., Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., & Ramondes, J. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. Wook. ISBN 978-9728994723. - Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital: O Guia Estratégico de Marketing Digital. Lisboa: Texto Editora. - Torres, C. (2012). A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec. - Anderson, C. (2007). A Cauda Longa: Porque é que o Futuro dos Negócios é Vender Menos de Mais Produtos. Lisboa: Actual Editora. - Chelba, M. (2010). Marketing Digital: Novas Tecnologias e Novos Modelos de Negócio. Rio de Janeiro: Livreiro Virtual. - Gabriel, M. (2012). Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec.
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MetodologiaMethodology- Aulas teórico-práticas: apresentação de conceitos, discussão orientada e demonstrações. - Aulas práticas em laboratório: uso de ferramentas (WordPress, GA4, simuladores de anúncios). - Aprendizagem baseada em projetos: construção de uma landing page e plano de marketing. - Exercícios semanais de aplicação imediata. - Feedback contínuo em aula. Esta metodologia garante o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais adequadas ao perfil profissional de um CTeSP.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho de Grupo
A meio do semestre
40%
Projeto Individual
Final do semestre
50%
Assiduidade e participação
10%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


