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FAQs

Questões Administrativas - Estudantes

Como recuperar, obter e alterar a senha, password de aluno, docente ou professor?

Para obter a password de aluno, que dá acesso às plataformas administrativas e pedagógicas (netPA e Moodle) consulte os passos seguintes.

    1. Aceda ao netPA - Entrar, escolha a opção "Esqueceu a palavra passe".

    2. De seguida, introduza o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, (a22xxxxx) e clique na opção Iniciar processo de definição de password.

    3. Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o email registado na ficha de aluno.

Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem emails enviados do endereço de recuperação.

Como procedo para solicitar equivalências/creditação de competências?
O pedido de equivalências/creditação de competências é solicitado presencialmente junto dos Serviços Académicos e Administrativos. O pedido só pode ser realizado enquanto candidato ou enquanto estudante. Para mais informações, nomeadamente os prazos para o pedido e os documentos necessários sugerimos a consulta o Regulamento de Creditação de Competências.
Como efetuar um pedido no netPA?
  1. Aceda ao netPA com os seus dados de aluno.
  2. Clique em "Atividades Letivas" - "Requisitar Pedidos".
  1. Selecione um dos tipos de pedidos que pode efetuar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.
  • Adiamento de entrega de dissertações/teses
  • Alteração de dados de faturação
  • Anulação de inscrição da(s) unidade(s) curricular(es)
  • Conteúdos Programáticos do curso (FUC)
  • Conteúdos Programáticos por Unidade Curricular (FUC)
  • Cópia de Prova de Exame
  • Declaração de dívida
  • Declaração de inscrição para aluno externo estrangeiro | Internacional
  • Declaração de inscrição para estudante estrangeiro Internacional
  • Declaração de matrícula para estudante estrangeiro | Internacional
  • Estatuto trabalhador estudante - entrega de documentação
  • Inscrição a exames de época especial
  • Inscrição a unidades curriculares
  • Questões Financeiras
  • Revisão de Classificação de Prova Avaliação Contínua
  • Revisão de Classificação de Prova Exames
  1. Descreva neste campo a informação necessária para cada um dos pedidos. Consulte o descritivo no pedido que pretende efetuar da informação que deve constar. Após preenchido clique em seguinte.

  1. Verifique o seu pedido e se estiver completo clique em confirmar. Caso pretenda pode voltar atrás clicando em anterior.
  2. Após confirmar surge no ecrã a imagem de confirmação de registo do pedido (ver imagem abaixo).

Lembretes

  • Para solicitar o estatuto trabalhador-estudante poderá efetuar upload das declarações.
  • Quando efetuar um tipo de pedido e até receber resposta ao mesmo não será possível efetuar novo pedido com o mesmo assunto de forma a melhorarmos a gestão dos pedidos e respetivas respostas.
Como obter o estatuto de trabalhador-estudante? Como faço?

Para beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante deve solicitar na área dos pedidos via netPA, mediante a apresentação de documentação original ou devidamente validada, independentemente do vínculo laboral (entidade pública, privada, ou conta própria) para o ano letivo em curso, no ato da matricula/inscrição do 1º ou 2º semestre. Se não for possível, deverá ser feito no prazo máximo de 20 dias úteis (a contar do início do ano letivo/início do 2º semestre). Consulte os procedimentos para requisitar um pedido em netPA aqui.

Se for trabalhador por conta de outrem têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração, emitida pela entidade patronal, na qual deve constar, a identificação completa da mesma, o nome do trabalhador, o tipo de contrato de trabalho e o número de beneficiário da segurança social do trabalhador;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente), comprovativa da inscrição e da efetivação de descontos.

Se for trabalhador por conta própria têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração, emitida pelo Serviço de Finanças, comprovativa do início de atividade e de que mantém a atividade;
  • Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente) comprovativa da situação contributiva regularizada.

Se for trabalhador em Entidade Pública têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração da Entidade Patronal que ateste a situação profissional, horário de trabalho e data de início de funções, devidamente autenticada com o carimbo, datada e assinada.

Se estiver a realizar formação profissional, estágios ou programas de ocupação temporária têm de apresentar os seguintes documentos:

  • Declaração, emitida pelo IEFP, centro de emprego, entidade promotora do curso ou entidade que concede o estágio, mencionando as datas em que o mesmo teve início e em que terminou ou vai terminar, devidamente autenticado (desde que com duração igual ou superior a seis meses).

Nota

Como obter a Declaração da situação contributiva da Segurança Social 

  1. Aceda à Segurança Social Direta e escolha a opção "Situação Comprovativa".

  1. Obtenha a Declaração de situação contributiva.

  1. Descarregue a declaração.

Como posso realizar ou renovar a inscrição?
  1. Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.
  2. No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

  1. Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.

  1. Aceite os termos e condições de utilização.

  1. Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

  1. Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte

  1. Confirme.

  1. Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.

Como inscrever-me em exames no netPA?

Atenção

  • Para se inscrever a exame a sua nota anterior deverá ter sido lançada em netPA pelo docente;
  • Tem de ter a sua situação financeira regularizada;
  • Tem de ter preenchido os inquéritos pedagógicos.
  1. Aceda ao netPA e clique na opção: Inscrição a Exames.

  1. Selecione a opção + Inscrever a exames.

  1. Escolha a época de exame a que se pretende inscrever.

  1. Selecione as disciplinas às quais se pretende inscrever. Após gravar a inscrição está concluída.

Para garantir que efetuou o processo corretamente, tem de voltar à página principal e aceder a pagamentos na situação financeira e o emolumento do exame estará a pagamento. Tem de efetuar o pagamento para garantir a sua inscrição.

Quero atualizar os meus dados pessoais. Como posso proceder?

Faça login no netPA e clique em "Minhas informações" - "Dados pessoais" - "Submeter".

Se a alteração for do documento de identificação, deverá ser realizada de forma presencial nos Serviços Académicos e Administrativos, ou através de envio do comprovativo por e-mail para saa@islagaia.pt remetido através do endereço de e-mail que consta no processo de aluno.

Necessito do programa das unidades curriculares que frequentei, onde os posso obter?

Deverá solicitar no seu netPA, em Requisitar Pedidos.

Se já não tem acesso ao netPA poderá solicitar o documento através do email saa@islagaia.pt.

Deverá identificar claramente as unidades curriculares das quais pretende o programa.

Posso solicitar anulação a unidades curriculares?

Sim, desde que as mesmas pertençam ao ano letivo em curso. O pedido é efetuado através de Requisitar Pedido no netPA - Portal de Serviços Académicos. A anulação produz efeitos a partir da data do pedido.

Aconselhamos a consulta do art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

Há congelamento de matrícula?

Não. O que pode solicitar é anulação da inscrição do ano letivo. A anulação é solicitada através de um pedido efetuado no netPA - Portal de Serviços Académicos.

Para que serve o pedido de questões financeiras?

Este pedido deve ser utilizado para todos os assuntos relacionados com a área financeira, por exemplo, associação de valores na sua conta de estudante, valores a recuperar após anulação de inscrição, esclarecimento sobre valores de campanhas não lançados, entre outros.

O pedido é solicitado na secção Requisitar Pedidos, selecionado a opção Questões Financeiras.