FAQs
Questões Administrativas - Estudantes
Para obter a password de aluno, que dá acesso às plataformas administrativas e pedagógicas (netPA e Moodle) consulte os passos seguintes.
- Aceda ao netPA - Entrar, escolha a opção "Esqueceu a palavra passe".
- De seguida, introduza o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, (a22xxxxx) e clique na opção Iniciar processo de definição de password.
- Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o email registado na ficha de aluno.
Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem emails enviados do endereço de recuperação.
- Aceda ao netPA com os seus dados de aluno.
- Clique em "Atividades Letivas" - "Requisitar Pedidos".

- Selecione um dos tipos de pedidos que pode efetuar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.
- Adiamento de entrega de dissertações/teses
- Alteração de dados de faturação
- Anulação de inscrição da(s) unidade(s) curricular(es)
- Conteúdos Programáticos do curso (FUC)
- Conteúdos Programáticos por Unidade Curricular (FUC)
- Cópia de Prova de Exame
- Declaração de dívida
- Declaração de inscrição para aluno externo estrangeiro | Internacional
- Declaração de inscrição para estudante estrangeiro Internacional
- Declaração de matrícula para estudante estrangeiro | Internacional
- Estatuto trabalhador estudante - entrega de documentação
- Inscrição a exames de época especial
- Inscrição a unidades curriculares
- Questões Financeiras
- Revisão de Classificação de Prova Avaliação Contínua
- Revisão de Classificação de Prova Exames
- Descreva neste campo a informação necessária para cada um dos pedidos. Consulte o descritivo no pedido que pretende efetuar da informação que deve constar. Após preenchido clique em seguinte.
- Verifique o seu pedido e se estiver completo clique em confirmar. Caso pretenda pode voltar atrás clicando em anterior.
- Após confirmar surge no ecrã a imagem de confirmação de registo do pedido (ver imagem abaixo).

Lembretes
- Para solicitar o estatuto trabalhador-estudante poderá efetuar upload das declarações.
- Quando efetuar um tipo de pedido e até receber resposta ao mesmo não será possível efetuar novo pedido com o mesmo assunto de forma a melhorarmos a gestão dos pedidos e respetivas respostas.
Para beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante deve solicitar na área dos pedidos via netPA, mediante a apresentação de documentação original ou devidamente validada, independentemente do vínculo laboral (entidade pública, privada, ou conta própria) para o ano letivo em curso, no ato da matricula/inscrição do 1º ou 2º semestre. Se não for possível, deverá ser feito no prazo máximo de 20 dias úteis (a contar do início do ano letivo/início do 2º semestre). Consulte os procedimentos para requisitar um pedido em netPA aqui.
Se for trabalhador por conta de outrem têm de apresentar os seguintes documentos:
- Declaração, emitida pela entidade patronal, na qual deve constar, a identificação completa da mesma, o nome do trabalhador, o tipo de contrato de trabalho e o número de beneficiário da segurança social do trabalhador;
- Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente), comprovativa da inscrição e da efetivação de descontos.
Se for trabalhador por conta própria têm de apresentar os seguintes documentos:
- Declaração, emitida pelo Serviço de Finanças, comprovativa do início de atividade e de que mantém a atividade;
- Declaração, emitida pela Segurança Social (ou estrutura equivalente) comprovativa da situação contributiva regularizada.
Se for trabalhador em Entidade Pública têm de apresentar os seguintes documentos:
- Declaração da Entidade Patronal que ateste a situação profissional, horário de trabalho e data de início de funções, devidamente autenticada com o carimbo, datada e assinada.
Se estiver a realizar formação profissional, estágios ou programas de ocupação temporária têm de apresentar os seguintes documentos:
- Declaração, emitida pelo IEFP, centro de emprego, entidade promotora do curso ou entidade que concede o estágio, mencionando as datas em que o mesmo teve início e em que terminou ou vai terminar, devidamente autenticado (desde que com duração igual ou superior a seis meses).
Nota
Como obter a Declaração da situação contributiva da Segurança Social
- Aceda à Segurança Social Direta e escolha a opção "Situação Comprovativa".
- Obtenha a Declaração de situação contributiva.
- Descarregue a declaração.
- Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.
- No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.
- Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.
- Aceite os termos e condições de utilização.
- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.
- Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte
- Confirme.
- Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.
Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.
Atenção
- Para se inscrever a exame a sua nota anterior deverá ter sido lançada em netPA pelo docente;
- Tem de ter a sua situação financeira regularizada;
- Tem de ter preenchido os inquéritos pedagógicos.
- Aceda ao netPA e clique na opção: Inscrição a Exames.
- Selecione a opção + Inscrever a exames.
- Escolha a época de exame a que se pretende inscrever.
- Selecione as disciplinas às quais se pretende inscrever. Após gravar a inscrição está concluída.
Para garantir que efetuou o processo corretamente, tem de voltar à página principal e aceder a pagamentos na situação financeira e o emolumento do exame estará a pagamento. Tem de efetuar o pagamento para garantir a sua inscrição.
Faça login no netPA e clique em "Minhas informações" - "Dados pessoais" - "Submeter".
Se a alteração for do documento de identificação, deverá ser realizada de forma presencial nos Serviços Académicos e Administrativos, ou através de envio do comprovativo por e-mail para saa@islagaia.pt remetido através do endereço de e-mail que consta no processo de aluno.
Deverá solicitar no seu netPA, em Requisitar Pedidos.
Se já não tem acesso ao netPA poderá solicitar o documento através do email saa@islagaia.pt.
Deverá identificar claramente as unidades curriculares das quais pretende o programa.
Sim, desde que as mesmas pertençam ao ano letivo em curso. O pedido é efetuado através de Requisitar Pedido no netPA - Portal de Serviços Académicos. A anulação produz efeitos a partir da data do pedido.
Aconselhamos a consulta do art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.
Não. O que pode solicitar é anulação da inscrição do ano letivo. A anulação é solicitada através de um pedido efetuado no netPA - Portal de Serviços Académicos.
Este pedido deve ser utilizado para todos os assuntos relacionados com a área financeira, por exemplo, associação de valores na sua conta de estudante, valores a recuperar após anulação de inscrição, esclarecimento sobre valores de campanhas não lançados, entre outros.
O pedido é solicitado na secção Requisitar Pedidos, selecionado a opção Questões Financeiras.