FAQs
Questões Financeiras - Estudantes
O mês de Fevereiro corresponde ao mês de transição entre semestres. Deste modo, a propina é dividida em duas parcelas: metade referente ao primeiro semestre e outra metade referente ao segundo semestre.
Eventuais diferenças entre os dois valores podem estar relacionadas com o número de ECTS inscritos serem diferentes em cada semestre.
Pode consultar e/ou fazer download na área pessoal do netPA, seguindo os passos abaixo:
- Aceda ao netPA e clique em "Entrar".

- Faça login com o seu número de aluno e password.
- No menu Situação Financeira, clique em "Documentos faturação".
- Na lista de documentos de faturação carregue no ícone (ver imagem abaixo), da fatura que pretende exportar.
O não pagamento das propinas (mensalidades) no prazo regulamentado implica o pagamento de sobretaxas, bem como acesso limitado ao netPA - Portal de Serviços Académicos , ao Moodle e a inibição de levantar qualquer documento, declaração ou certificado.
As propinas (mensalidades) devem ser pagas até ao dia 8 de cada mês. No caso de dia 8 ser no fim-de-semana ou feriado, a data limite de pagamento passa para o dia útil seguinte.
1 - Aceda à opção de Pagamentos na área SITUAÇÃO FINANCEIRA.
2 - Selecione o item ou itens que quer pagar e clique em Item(s) a Pagar no menu de navegação no rodapé.
3 - Escolha um dos métodos de pagamento disponíveis e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé
- MBWAY
- Referência Multibanco
- PayPal
- Cartão de Crédito
Métodos de pagamento
MBWAY
- Associe o número de telemóvel aderente e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé.
- Confirme o pagamento e autorização enviada para o MbWay. Só após esta confirmação é que o pagamento estará concluído.
PayPal
- Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé
Será redirecionado para uma página de pagamento PayPal, fora do ambiente netPA, onde poderá inserir em segurança os dados de pagamento e concluir o mesmo.
- Confirme o acesso ao terminal de pagamento externo
- Faça login na sua conta Paypal.
Cartão de Crédito
- Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé
- O modo de pagamento escolhido redireciona-o para um Terminal de Pagamento Eletrónico externo, onde irá introduzir os dados necessários para efetuar o pagamento. No final desse processo será automaticamente redirecionado para o nosso portal.
- Preencha todos os dados solicitados e obrigatórios para completar com sucesso a transação.
Nota: O funcionamento do Terminal de Pagamento Eletrónico é da exclusiva responsabilidade do seu fornecedor e todas as dúvidas ou questões relativas ao processo que se segue devem ser feitas ao mesmo. O pagamento do(s) item(s) fica sujeito à confirmação do fornecedor deste serviço. No caso do pedido ser recusado deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.
Referência Multibanco
Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé
Caso não esteja correta a seleção do método de pagamento, poderá voltar ao menu de seleção do método de pagamento, selecionando a opção cancelar.
Nota: Será gerada uma única referência para o pagamento dos itens selecionados. A referência tem uma validade de 48h após a sua emissão.
Para anular a inscrição no ano letivo, deverá efetuar um pedido de Anulação de Unidades Curriculares no seu netPA, seguindo os procedimentos descritos aqui.
Se este procedimento for solicitado após três meses de início do semestre, terá que efetuar o pagamento integral do semestre em questão. Caso haja unidades curriculares anuais, a anulação das mesmas pressupõe o seu pagamento até ao final do ano letivo. Caso tenha valores em dívida, deverá liquidar os mesmos ou solicitar plano de pagamento de forma a anular a inscrição no ano letivo. Caso não esteja abrangido pelas situações anteriormente referidas, a anulação da inscrição no ano letivo não tem encargos.
Deverá consultar o art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.