As X Jornadas de Turismo do ISLA-IPGT foram este ano marcadas pelo potencial turístico do Parque das Serras do Porto, que envolve todo o território serrano dos concelhos de Gondomar, Valongo e Paredes, numa extensão de cerca de seis mil hectares.

Estas jornadas, que tiveram como mote central a apresentação e divulgação do novo curso de Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura - a abrir no ISLA no próximo ano letivo – tiveram como convidado de honra para a conferência inaugural o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que relevou a importância e o potencial do Parque das Serras do Porto no contexto do Turismo de Natureza e Aventura.

“Foi muito fácil conjugar as vontades dos municípios de Gondomar, Valongo e Paredes para a criação de uma associação intermunicipal que assumisse a riqueza patrimonial, paisagística e geológica destas serras, aqui mesmo à porta da grande cidade, e que, por isso mesmo, batizamos como Parque das Serras dom Porto”

salientou o Presidente da Câmara de Valongo, este ano a presidir à associação do mesmo nome.

José Manuel Ribeiro enalteceu o que considera como “uma interessante viagem pela era paleozoica, as serras e os vales ribeirinhos, para além da riqueza da fauna e da flora, bem como o património arqueológico, a gigantesca malha mineira, os trilhos e circuitos turísticos, a gastronomia, lendas e tradições, e, acima de tudo, as gentes que vivem nas envolventes do Parque das Serras do Porto”.

Este projeto, como salientou o Presidente da Câmara de Valongo, tem já um vasto trabalho desenvolvido de levantamentos em diversas áreas.

A associação intermunicipal que reúne, no mesmo objetivo, os três concelhos por onde se estende o Parque das Serras do Porto, é presidida rotativamente pelos presidentes dos respetivos municípios.

Dispondo de um corpo técnico próprio, ainda que reduzido, a associação tem desenvolvido investigações e trabalhos setoriais de reconhecida relevância para a projeção nacional e internacional do parque, essencialmente recorrendo à colaboração de várias universidades e outras organizações com quem está protocolada.

GEOPARK TERRAS DE CAVALEIROS FAZ CAMPANHA INTERNACIONAL

Na mesma sendo de desenvolvimento do Turismo de Natureza e Aventura, também nestas jornadas participou a Coordenadora Executiva da Associação Geopark Terras de Cavaleiros.

Na sua apresentação, a Drª Antónia Morais, que é também técnica superiora da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, desenvolveu a temática geral dos geoparques nacionais, relevando que “o Geopark Terras de Cavaleiros é um desafio aos sentidos do turista, capaz de lhe proporcionar experiências gratificantes. É um desafio permanente, num território que além do Geopark, a UNESCO reconhece pela sua integração na Reserva da Biosfera Transfronteiriça, com a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e tem em processo de candidatura a Património Imaterial a tradição cultural dos Caretos de Podence”.

O Geopark Terras de Cavaleiros encontra-se neste momento a desenvolver um vasto programa de promoção internacional, tendo em vista atrair à Região do Nordeste Transmontano turistas amantes da natureza e dos geoparques.

Uma equipa de professores e investigadores do ISLA/IPGT foi convidada e é autora do Estudo de Internacionalização deste geoparque, tendo apresentado à direção da associação um trabalho com cerca de quatrocentas páginas com o respetivo plano de promoção.

Para o efeito foram analisados os catorze países mais significativos como emissores de turismo para Portugal, e destes foram selecionados os quatro que apresentam os melhores dados sobre a tipologia de turistas mobilizados pela temática do geoturismo.

Recorde-se que a Albufeira do Azibo, que integra o geoparque, oferece hoje a melhor praia fluvial do país, com bandeira azul, e que constitui hoje um dos grandes atrativos dos turistas, nacionais e internacionais, que visitam o concelho de Macedo de Cavaleiros. 

Nas jornadas participou também, como conferencista, o Dr. Alexandre Guedes, técnico superior da Associação do Turismo do Porto e Norte, que apresentou a política de crescimento do turismo no Porto e Região Norte. Os dados estatísticos divulgados por Alexandre Guedes, nesta sua conferência, são bem elucidativos do que tem sido o crescimento exponencial do turismo, o que, por si só, é indicador do potencial desta indústria entre nós.  

EMPRESAS DE TURISMO DE NATUREZA E AVENTURA REGISTAM CRESCIMENTO ASSINALÁVEL

Do vasto programa de dois dias dedicados às X Jornadas de Turismo do ISLA-IPGT fez ainda parte a apresentação de várias empresas dedicadas ao turismo de natureza e aventura, e bem assim uma feira de divulgação de produtos e serviços alusivos a estas temáticas.

Nesta componente, foi conferencista convidado o professor Nuno Gramaxo, que desenvolveu o tema “Animação em Turismo de Aventura”, dando-nos a perspetiva do potencial das empresas de animação, com particular enfoque na mobilização de crianças e jovens. Relevou ainda o crescendo que se regista por parte do turismo sénior, para quem o exercício físico em atividades lúdicas começa a ter uma relevante procura.

Entre as empresas presentes nesta iniciativa, regista-se a “Calhau a Calhau”, com o professor Filipe Mateus; a “Diverlanhoso”, com a diretora do parque, Drª Sara Vieira; a “Explorer Porto”, representada pela sua gerente Dr.ª Maria Gabriela Fontes; e a “Reino Maravilhoso”, com o seu diretor geral, Dr Jorge Santos.

Os dois dias de trabalhos encerraram com uma breve alocução do professor Pedro Oliveira, diretor da licenciatura de Turismo.

0
0
0
s2sdefault
 

Cursos em Destaque

destaque lic CD
 
destaque mes FF
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online