“A educação é o principal pilar de sucesso do nosso futuro”

Considera o Prof. Doutor Eduardo Vitor Rodrigues

O presidente da Câmara de Gaia, Prof. Doutor Eduardo Vítor Rodrigues, foi o orador convidado para proferir a lição de sapiência na sessão solene de abertura do ano letivo 2018/19 no ISLA/IPGT, que se realizou no auditório principal da instituição no passado dia 25 de outubro.

evento 33 3 

 

Presidiu à cerimónia o presidente do ISLA, prof. Doutor António de Lencastre Godinho, marcando ainda presença o presidente da COFAC, prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio e a administradora da Ensigaia, entidade instituidora do ISLA, Drª Clotilde Domingues, entre muitos outros convidados, autarcas, professores e estudantes.

A oração de sapiência, proferida pelo professor Eduardo Vítor Rodrigues, foi dedicada ao tema: “O valor económico do conhecimento”, tendo o orador aprofundado de forma exaustiva a relação entre as políticas públicas de apoios sociais às pessoas e às famílias e a progressão económica e profissional dos cidadãos nas sociedades modernas.

Eduardo Vítor Rodrigues considera que os apoios sociais, se devidamente orientados, constituem uma alavanca de desenvolvimento individual e familiar comprovada nos países mais desenvolvidos. 

“A educação e a formação constituem o principal pilar de sucesso do nosso futuro”, afirmou o professor Vítor Rodrigues, perante um auditório completamente cheio de convidados, docentes, estudantes e familiares que quiseram testemunhar também a entrega de diplomas aos estudantes que terminaram os seus cursos no ano letivo de 2015/16.

Referindo-se ao papel desempenhado pelo ISLA em Vila Nova de Gaia, no que concerne à formação superior, o orador, que é também presidente da Câmara Municipal, salientou que “o ISLA é uma das instituições mais prestigiadas do concelho, conseguindo conquistar, ao longo das quase três décadas que está instalado na Av. da República, uma relação profundamente estável que se alicerça na confiança e na credibilidade do trabalho desenvolvido pelos seus dirigentes e pelo seu corpo docente.” 

“As classes médias em Portugal

querem hoje deixar aos filhos,

mais do que qualquer outra herança,

uma boa base de educação”

Referindo-se aos novos paradigmas sociais, o professor Vítor Rodrigues salientou que “as classes médias em Portugal querem hoje deixar aos filhos, mais do que qualquer outra herança, uma boa base de educação, como principal valor económico para as suas vidas e como chave de sucesso no futuro”.

E prosseguindo na mesma lógica de pensamento, Vítor Rodrigues recordou que “as opções desenvolvimentistas feitas pela via da educação, da formação e da investigação têm demonstrado, em todas as latitudes, que são de muito maior solidez do que as opções centradas noutros modelos”

evento 34 1

 

Relevando a importância dos cidadãos terem assegurados percursos profissionais de sucesso, o orador recordou que “a ausência de carreira é demolidora para qualquer pessoa ou grupo, porque é o primeiro passo para o alargamento dos “working poors”

Vítor Rodrigues terminou a sua lição de sapiência referindo a necessidade de credibilizar a política enquanto ferramenta de intervenção social a quem compete, antes de tudo o mais, concorrer para o desenvolvimento das pessoas e dos povos.

Neste sentido apelou para que a classe política se concerte num grande projeto a favor da natalidade, sob pena de Portugal continuar a perder população a níveis dramaticamente assustadores e preocupantes para o nosso futuro coletivo.

0
0
0
s2sdefault
 

Cursos em Destaque

destaque lic CD
 
destaque mes FF
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online