P: Como surgiu a ideia de criar o Dia da Escola Superior de Gestão?

R: Foi fácil! Trabalhamos diariamente com e para os melhores estudantes e diplomados do mundo! Por eles, e para eles, os diferentes órgãos da escola alinham os seus processos, procurando transmitir conhecimentos, competências técnicas e profissionais, ajustando e afetando comportamentos, formas de ser e estar. Orgulhamo-nos dos nossos estudantes e diplomados, e somos gratos e felizes por verificar o grau de aceitação dos mesmos no mercado de trabalho, seu crescimento profissional e pessoal.

Vivenciamos dois anos letivos de maior distanciamento e achamos que 2022 representaria um ano de renovação, renovação de um futuro que queremos desenvolver com recurso à partilha, discussão e conquista de mais e novos saberes. O Dia da Gestão consubstancia essa ideia, a ideia de grande proximidade a um ecossistema organizacional dinâmico, sustentada pela partilha e alinhamento com a melhores práticas da gestão.

O dia da gestão, e as várias atividades que têm sido desenvolvidas pela escola são o resultado da dedicação e empenho dos diversos órgãos da ESG e dos serviços da instituição. Tenho a trabalhar comigo uma excelente equipa de diretores de ciclos de estudo. Sem eles o dia da gestão não teria sido possível.

O dia da Gestão contou com a participação de cerca de vinte profissionais; todos foram brilhantes, acrescentando muito valor na exploração e discussão das diferentes temáticas tratadas . A eles o nosso muito obrigado.

 

DIA ESG

 

P: Quais os principais objetivos que nortearam a realização deste evento?

R: O evento foi direcionado para os estudantes dos diferentes ciclos de estudo da escola, para a comunidade envolvente e parceiros. Todos partilham connosco a necessidade de analisar e discutir os atuais paradigmas da gestão, validando tendências e direções futuras para as nossas organizações e profissionais.

Definimos um tema global – Criar Valor para as pessoas e organizações: contributos para um desenvolvimento sustentável e integramos no mesmo três sessões diferenciadas. A primeira sessão, que decorreu na parte da manhã, explorou o tema das novas competências para o mercado do trabalho. O painel integrou quatro peritos na área do desenvolvimento das pessoas; destes, três foram diplomados pelo ISLA (que orgulho!).

A sessão da tarde, desenvolvida no âmbito da MBA em Corporate Happiness, integrou o I Congresso de Felicidade e Bem-estar nas Organizações. Foi desenvolvido em conjunto com a HappyTown, entidade parceira na promoção e desenvolvimento do MBA. O congresso contou com a participação e partilha de experiências de dez talentosos profissionais.

A sessão da noite foi desenvolvida em conjunto com a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial) sob o tema das Boas Práticas na Gestão das Organizações Sustentáveis.

 

P: Qual a importância destas realizações para a comunidade académica do ISLA Gaia e para a relação desta instituição com a sociedade envolvente?

R: De um passado de ensino de competências técnicas (hard skills) estamos, aos poucos, a trabalhar uma dimensão global e holística, apoiando os nossos alunos no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Um processo complexo e dinâmico, só possível com a integração de todos os stakeholders internos e externos da instituição. Estamos a criar uma cultura de participação, experienciação e partilha, fundamental para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, tão importantes e valorizados hoje no mercado de trabalho.

Estamos a construir uma história partilhada e um ambiente de aprendizagem integrativo. É com orgulho que constato o número crescente de serviços prestados pela comunidade ao exterior, bem como a integração de profissionais em ambiente de sala de aula.

 

P: Podemos referir conclusões extraídas deste dia?

R: Trabalhamos três temas fundamentais para o crescimento académico e profissional da nossa comunidade. Discutimos a importância dos soft skills para o mercado de trabalho e validamos a necessidade de desenvolvimento de aptidões emocionais e sociais em contextos diferenciados.

Os convidados do primeiro painel trabalharam o conceito de empatia em contexto organizacional e a necessidade da construção uma história individual ao longo da nossa vida pessoal e profissional.

Debatemos o conceito da felicidade e bem-estar nas organizações. Validamos as estratégias e instrumento usados nas organizações para a valoração das pessoas e para a maximização do bem-estar e cultura organizacional.

Conhecemos as implicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas e verificamos a forma como o conceito da sustentabilidade tem sido introduzido no planeamento e implementação estratégica pela comunidade empresarial.

 

P: Que próximas iniciativas do género se encontram previstas para a Escola Superior de Gestão?

R: Ao longo deste ano letivo, os Docentes têm promovido, e irão continuar a promover a vinda de empresas e profissionais para apresentar, discutir e explorar temas associados à gestão. Estas sessões são integradas nas diferentes UC de projeto e seminário em cursos de licenciatura e mestrado.

Iremos realizar no próximo dia 12 de maio um seminário dedicado às profissões do setor do turismo. O mesmo é organizado pela licenciatura de Gestão do Turismo.

2022 será ainda o ano da retoma do Gestão Challenger Gestão. O evento será realizado no Pena Aventura Park, em data a anunciar, e contará com a participação de estudantes, diplomados, docentes e funcionário da Escola.

Este ano letivo terá ainda lugar o lançamento de três projetos da escola: a 1º edição da revista científica Management in Review; a apresentação dos dados de 2020 do Observatório de Estudos Sociais e Económicos de Vila Nova de Gaia e Vouzela, o lançamento do projeto europeu E-Generation. Associado ainda ao empreendedorismo iremos “inaugurar” o laboratório de Estratégia e Inovação do ISLA.

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