Skip to main content

Mobilidade

Mobilidade de estudantes outgoing

Mobilidade Erasmus+ para estudos (SMS)

O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo, promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+. Tem como principais objetivos:

  • Melhor desempenho da aprendizagem;
  • Maior empregabilidade e melhores perspetivas de carreira;
  • Maior sentido de iniciativa e de empreendedorismo; maior autocapacitação e autoestima;
  • Melhores competências a nível de línguas estrangeiras e competências digitais;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade; participação mais ativa na sociedade;
  • Maior consciência do projeto europeu e dos valores da UE;
  • Maior motivação para participar, no futuro, na educação ou formação (formal/não formal) após o período de mobilidade no estrangeiro.

Carta Erasmus 2021-27

Quem pode Participar e Candidatar-se?

Podem participar em mobilidade para estudos estudantes do Ensino Superior, regularmente inscritos num curso conducente a grau, em qualquer Ciclo de Estudos (Licenciatura e Mestrado).

Tipos e duração de Mobilidade Erasmus+

A mobilidade Erasmus+ pode ser de longa ou de curta duração. As mobilidades de longa duração são mobilidades que podem ter a duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses. As mobilidades de curta duração são mobilidades inferiores a 2 meses. As mobilidades de curta duração podem ser constituídas por programas mistos intensivos - Blended Intensive Programmes (BIPs). OS BIP são programas de mobilidade que incluem uma componente presencial e outra a distância.

Calendário de Candidatura Outgoing

O período de candidaturas para mobilidade Erasmus+ decorre de acordo com as seguintes fases:

Fases de Candidatura 2026/2027

SemestreFaseInícioFimDivulgação Resultados
1 17/11/2025 31/12/2025 31/01/2026
2 01/01/2026 31/01/2026 28/02/2026
1 01/05/2026 30/06/2026 31/07/2026
2 01/07/2026 31/07/2026 30/09/2026

Certificados de aptidão linguística

Antes de realizar a candidatura é necessária a realização do Exame de aptidão linguística gratuito disponível na plataforma OLS - Online Language Support. A realização deste exame é um pré-requisito para os estudantes em mobilidade ERAMUS + por um período de 14 dias ou mais. Deverá ser realizado no idioma que será utilizado durante a mobilidade e o resultado deverá ser o exigido na respetiva instituição de acolhimento. A submissão do resultado do exame OLS em formato PDF é obrigatória para a candidatura SMS ser válida.

Como pode Candidatar-se?

Antes de realizar a candidatura, fale com o coordenador da mobilidade do ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia ou envie email para paulo.furtado@islagaia.pt. Este coordenador irá aconselhar sobre o processo de mobilidade, IES parceiras e países disponíveis para o seu curso.

A melhor forma de iniciar o planeamento da sua Mobilidade é consultar os países e Universidades para onde poderá realizar a sua mobilidade. A lista completa dos acordos existentes para o seu curso podem ser encontrados na opção abaixo.

Onde realizar a candidatura?

A candidatura ao Programa de Mobilidade Erasmus+ é composta por diferentes fases. Segue um resumo dos principais passos:

  1. Reunir com o Coordenador responsável pela mobilidade do Instituto. O processo de mobilidade implica a escolha de um curso e de uma instituição / país de acolhimento. Para além desta escolha, a realização de uma mobilidade obriga à definição de um acordo de estudos (Learning Agreement). Este acordo irá definir as unidades curriculares que irá realizar na Instituição de acolhimento, e que posteriormente serão reconhecidas para o seu curso.
  2. Para esclarecimento de dúvidas, dirija-se presencialmente ao Gabinete de Relações Institucionais e Mobilidade ou, em alternativa, poderá utilizar o endereço de email paulo.furtado@islagaia.pt.
  3. À mobilidade de estudos poderá ser atribuída uma subvenção/bolsa. Os valores mensais são tabelados pela Agência Nacional Erasmus+ e são calculados de acordo com o nível de vida de cada país.
  4. A candidatura é feita presencialmente ou através de email. Será validada pelo Gabinete de Relações Institucionais e Mobilidade, que irá decidir sobre a aceitação da candidatura nesta primeira fase.
  5. Caso a sua candidatura seja aceite, o próximo passo será definir o Acordo de Estudos. É um processo que deverá ser acompanhado e acordado entre si, o seu coordenador departamental e posteriormente pela Instituição de acolhimento.
  6. Os documentos a apresentar na candidatura são: Fotografia, Carta de Motivação (em inglês), Curriculum Vitae (em inglês) e Teste de Língua OLS.
  7. Todas as comunicações sobre o processo de candidatura são feitas por email.

Acordo de Estudos - Learning Agreement

O acordo de estudos (Learning Agreement) corresponde ao programa de estudos que irá realizar durante o seu período de mobilidade. O acordo de estudos define as unidades curriculares e os créditos ECTS que irá realizar na Instituição de acolhimento e que serão posteriormente reconhecidos por via de equivalência a unidades curriculares no programa de estudos no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Deverá, sempre que possível, encontrar correspondência de ECTS entre as unidades curriculares a realizar em mobilidade e às quais pretende correspondência no seu curso de origem.

Quantos ECTS devo realizar em mobilidade?

No âmbito do programa de Mobilidade Erasmus+ para estudos (SMS) de longa duração, os alunos devem realizar 30 ECTS ou 60 ECTS, no caso de mobilidade semestral ou anual, respetivamente. Para os programas de curta duração (BIPs) o número mínimo de ECTS é de 3.

Free Mover

O que é um Free Mover?

Um Free Mover é um estudante que realiza um período de mobilidade para estudos, com reconhecimento, fora dos Programas de Mobilidade em funcionamento no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Todos os processos são da responsabilidade do estudante, a saber:

  • Escolha da Instituição de Destino e tratamento do processo de mobilidade com a mesa;
  • Discussão do plano de estudos a realizar, com o Gabinete de Relações Institucionais e Mobilidade.

Benefícios

  • Os estudantes em Mobilidade Free Mover têm os mesmos benefícios que as Instituições Ensino Lusófona concedem aos demais estudantes em Mobilidade;
  • Os estudantes Free Movers têm completa liberdade na escolha da Instituição de Destino;
  • Os estudantes Free Mover mantêm o pagamento de propinas na instituição de ensino que frequentam e estão sujeitos ao pagamento de propinas na Instituição de Ensino de destino, informação que deve ser consultada na página web dessa Instituição.
Bolsas Mobilidade

ERASMUS+

Todos os estudantes/graduados que saem em Mobilidade para Estudos, Estágio/Estágios para recém-graduados, mantêm os compromissos financeiros com o Ensino Lusófona. Não pode ser pedido ao estudante o pagamento de propinas (para tutoria, exames, acesso a laboratórios ou outros) na IES de Acolhimento, para o período de mobilidade acordado.

A informação sobre a atribuição de bolsas será difundida após a atribuição da subvenção pela Agência Nacional Erasmus+, normalmente nos meses de Junho/Julho, pelo que os candidatos não podem fazer depender a sua candidatura da atribuição de bolsa.

As Bolsas Erasmus+ serão atribuídas para:

  • Período de estudos integrado em graduações ou pós-graduações, incluindo a preparação de teses que conduzam à aquisição de um diploma ou grau;
  • Período combinado de estudos e de estágio profissional;
  • Estágios para recém-graduados.

Nota: Quando o participante não realizar mobilidade nos moldes acordados, terá de reembolsar o apoio financeiro que recebeu.

Estudantes "Bolsa Zero"

A mobilidade Erasmus+ admite Erasmus+ "bolsa zero", para o período de estudos, período de estágio académico e para os Estágios para recém-graduados. Os estudantes que preenchem todos os critérios para participar de um período de mobilidade e beneficiam de todas as suas mais-valias, mas que não recebem uma bolsa de mobilidade Erasmus+.

Estes estudantes estão obrigados ao cumprimento das regras de mobilidade Erasmus+, tal como os estudantes que recebem bolsas de mobilidade, e o período conta como período de Mobilidade Erasmus+.

Mobilidade para Estágios

Mobilidade Erasmus+ para estágios (SMP)

A Mobilidade para estágios ao abrigo do Programa Erasmus+ permite a qualquer estudante de um ciclo de estudos conferente de grau participar num período de estágio em qualquer entidade no espaço europeu.

  • As mobilidades podem ser realizadas a partir do 2.º ano (todas as áreas de estudo);
  • Estudantes e recém-diplomados de CTeSP / Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Caso exista necessidade de indicar o ciclo de estudos, pedimos que seja especificado. Exemplo: 1º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo;
  • Estudantes finalistas devem apresentar interesse antes de se diplomarem (durante o último ano);
  • Destino europeu ou internacional (fora da União Europeia);
  • Mobilidade física de 2 a 12 meses – componente virtual opcional;
  • Mobilidade física inferior a 2 meses (5 a 30 dias):
  • Estudantes desfavorecidos: período ou mobilidade virtual obrigatória;
  • Máximo de 12 meses de mobilidade por ciclo de estudos.

Para uma mobilidade de estágio não é obrigatória a existência prévia de um acordo entre o ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia e a entidade de estágio. Deste modo, é responsabilidade do estudante definir um programa de estágio com a pessoa responsável da Instituição que o irá acolher e o Serviço de Estágios.

Em alternativa, os estudantes interessados em estagiar ao abrigo do programa Erasmus+ devem contactar o Serviço de Estágios para conhecerem os acordos do tipo SMP disponíveis.

Estágios Curriculares, Extra-Curriculares e Profissionais

Para mais informações sobre Estágios Curriculares, Extracurriculares e Profissionais, contacte o Serviço de Estágios.