O ISLA e a Escola Superior de Gestão passa a ser a partir de hoje signatário e membro da iniciativa PRME - Principles for Responsible Management Education (PRME) das Nações Unidas.
Com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, passamos a integrar uma comunidade que acredita que todas as pessoas têm o direito de viver com dignidade e de satisfazer as suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas. A educação para uma gestão responsável procura desenvolver pessoas que ajudem as suas organizações a criar uma prosperidade inclusiva, promovendo simultaneamente a liberdade, a justiça e a paz em ecossistemas naturais regenerativos e resilientes.
Ser responsável é estar atento ao impacto e ao tempo. Os decisores responsáveis olham para a frente e para trás enquanto vivem o momento. Olhando para a frente, são responsáveis não apenas pelas gerações actuais e futuras, mas por toda a vida no planeta. Olhando para trás, são responsáveis pelas suas acções, as que foram tomadas e as que foram evitadas.
E assim, com entusiasmo, juntamo-nos a uma comunidade mundial de instituições educativas com os mesmos objectivos para promover as objetivos e aspirações do projeto, documentar as iniciativas desenvolvidas, partilhar as lições aprendidas e ajudarmo-nos mutuamente a enfrentar os nossos desafios.
Os PRME são desenvolvidos em torno de sete princípios, centrados em práticas de gestão responsáveis.
- Propósito / Objetivo - promover a educação em gestão responsável fomentando a inclusividade num mundo de ecossistemas dinâmicos e vibrantes.
- Valores - colocar a responsabilidade organizacional e a prestação de contas à sociedade e ao planeta no centro do que fazemos.
- Metodologias de Ensino - transformar os nossos ambientes de aprendizagem através da integração de conceitos e práticas de gestão responsável no nosso currículo e pedagogia.
- Investigação - estudar as pessoas, organizações, instituições e o estado do mundo para inspirar práticas de gestão e educação responsáveis.
- Parcerias - envolver a comunidade, pessoas, organizações, governos, sociedade civil e universidades para promover a educação e a prática da gestão responsável.
- Prática - adoptamos princípios de gestão responsável e responsabilizável na nossa própria governação e operações.
- Partilha - partilhar os nossos êxitos e fracassos com a comunidade, potenciando uma aprendizagem colectiva, disseminação de valores e objectivos comuns.