Skip to main content

Notícias

FireHawk AI: Projeto Entre os Finalistas do Santander X Explorer

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)
Duas jovens mentes estão a provar que tecnologia e sustentabilidade podem, e devem, caminhar lado a lado.

Clarisse Cecconi, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática no ISLA Gaia, e Sophia Cheto, estudante de Ciência dos Computadores na FCUP, desenvolveram o FireHawk AI, um projeto nascido em meio académico que promete revolucionar a forma como Portugal enfrenta os incêndios florestais.

A iniciativa, que nasceu no ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, foi selecionada entre mais de 6.000 projetos a nível global para integrar o programa Santander X Explorer, posicionando-se entre os 20 melhores projetos internacionais com potencial de impacto ambiental e social.

FireHawk AI surge como resposta tecnológica à crise climática, através de uma plataforma integrada de apoio à decisão que combina sensores ecológicos, modelos de Machine Learning e monitorização em tempo real.

Consulte o projeto em linkedin.com/company/firehawkai


publicado em: 08 outubro 2025 | modificado em: 28 outubro 2025