Skip to main content

Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação

Direção
Ana Filipa Joaquim
Secretariado
Serviços Académicos e Administrativos
Telefone

  • Deliberação A3ES
  • Plano 2023-24
  • Horas de contacto: 144.00
  • Créditos ECTS: 25
  • Requisitos de Graduação: 25
  • Modo: A distância
  • Língua: PT
  • Modo: A distância
  • Língua: PT
Grau: 
(Pós-Graduação)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Graduação - Não titulares de grau académico Cidadãos de paises fora da UE
450€
Graduação - Não titulares de grau académico Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
60€
Graduação - Titulares de grau académico Cidadãos de paises fora da UE
450€
Graduação - Titulares de grau académico Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
60€

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar (ISLA Gaia)
47€
Matrícula/Inscrição /Renovação de inscrição (PG's) (ISLA IPGT)
200€

Propinas

Propina Mensal
209.7€

Inscrição
200€
Propina Total
1677,60€ (8x 209,70€)
Início Previsto
2025-11-10 (condicionada a um número mínimo de alunos)
Regime
E-Learning
Horário
2ª e 4ª feira das 19:00 às 23:00
Duração
144 Horas
Parceiros
ETACADEMY formacao especializada logo cores
  • ApresentaçãoPresentation

    Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.

    A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    Titulares de um grau superior nacional ou estrangeiro ou detentores de currículo escolar, científico ou experiência profissional, que ateste capacidades para realizar estes estudos.

  • DestinatáriosRecipients

    • Professores do Ensino Básico e Secundário;
    • Formadores possuidores de CCP;
    • Professores do Ensino Profissional.
  • ObjectivosObjectives

    • Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas.
    • Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura.
    • Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas.
    • Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais.
    • Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.
    • Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM.
    • Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais.
    • Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade.
    • Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional.
  • Plano de EstudosStudy Plan

    1º Ano / Tronco comum

    Semestre

    ProgramaECTS
    Didática da Educação STEAM2 ECTS
    Do planeamento à avaliação2 ECTS
    Educação para a Felicidade2 ECTS
    Educação Positiva2 ECTS
    Flexibilização Curricular e Competências do Aluno2 ECTS
    Inbound Learning1 ECTS
    Metodologias Ativas - Fundamentos e Práticas2 ECTS
    Metodologias de Investigação2 ECTS
    Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC2 ECTS
    Projeto Final3 ECTS
    Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino2 ECTS
    Tipologias de Metodologias ativas: do ensino básico ao ensino secundário3 ECTS
  • ObservaçõesObservations

    Descontos

    • 15% da propina para antigos alunos ISLA Gaia
    • 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
    • 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)