Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação
Direção
Telefone
- Deliberação A3ES
- Plano 2023-24
- Horas de contacto: 144.00
- Créditos ECTS: 25
- Requisitos de Graduação: 25
- Modo: A distância
- Língua: PT
- Modo: A distância
- Língua: PT
CalendáriosCalendars
- Candidatura a Pós-Graduação - Não titulares de grau académico
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Pós-Graduação - Titulares de grau académico
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Inscrição
Propina Total
Início Previsto
Regime
Horário
Duração
Parceiros

-
ApresentaçãoPresentation
Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.
A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
Titulares de um grau superior nacional ou estrangeiro ou detentores de currículo escolar, científico ou experiência profissional, que ateste capacidades para realizar estes estudos.
-
DestinatáriosRecipients
- Professores do Ensino Básico e Secundário;
- Formadores possuidores de CCP;
- Professores do Ensino Profissional.
-
ObjectivosObjectives
- Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas.
- Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura.
- Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas.
- Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais.
- Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.
- Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM.
- Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais.
- Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade.
- Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Semestre
Programa ECTS Didática da Educação STEAM 2 ECTS Do planeamento à avaliação 2 ECTS Educação para a Felicidade 2 ECTS Educação Positiva 2 ECTS Flexibilização Curricular e Competências do Aluno 2 ECTS Inbound Learning 1 ECTS Metodologias Ativas - Fundamentos e Práticas 2 ECTS Metodologias de Investigação 2 ECTS Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC 2 ECTS Projeto Final 3 ECTS Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino 2 ECTS Tipologias de Metodologias ativas: do ensino básico ao ensino secundário 3 ECTS
-
ObservaçõesObservations
Descontos
- 15% da propina para antigos alunos ISLA Gaia
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)


