ISLA IPGT 16489
Análise e Investigação de Acidentes de Trabalho
Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA ocorrência de acidentes de trabalho apresenta um elevado impacto técnico e económico para as empresas e para a sociedade. A análise e investigação destes acidentes de trabalho consiste numa atividade legalmente atribuída aos intervenientes na área da prevenção de riscos profissionais. Esta disciplina surge para garantir a formação necessária sobre esta valência permitindo que o técnico fique munido das ferramentas adequadas para proceder às tarefas e metodologias necessárias no âmbito da ocorrência de um acidente de trabalho.
-
ProgramaProgramme1- Riscos ocupacionais: a antecâmara para os acidentes; 2- Acidentes de trabalho e doenças profissionais: qual a sua relação com as condições de trabalho e com a organização de trabalho; 3- Regime Jurídico dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais 4- Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho; 5- Tratamento estatístico de acidentes de trabalho; 6- Modelos de análise de acidentes de trabalho: uma perspetiva epistemológica: 7- Método RIAAT - Exposição do método e aplicação de um caso prático; 8- Acidentes industriais graves ou acidentes maiores; 9- Prevenção de acidentes de trabalho.
-
ObjectivosObjectivesA unidade curricular tem como objetivo central preparar os discentes para a identificação das principais causas que estão na origem dos acidentes de trabalho, bem como para compreender o enquadramento legal em vigor nesta área. Também se pretende que os discentes saibam construir uma estratégia de prevenção eficaz para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. Para isso, recorrer-se-á ao uso de boas práticas, ferramentas, modelos e métodos de investigação de acidentes. Formar e informar os trabalhadores sobre a temática dos acidentes de trabalho será igualmente um dos objetivos prioritários de aprendizagem nesta unidade curricular. Em suma, esta unidade curricular pretende fornecer um referencial básico para a compreensão e análise da multicausalidade dos acidentes de trabalho, bem como a elaboração de planos de prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
-
BibliografiaBibliographyLei nº 98/2009, de 4 de setembro - Regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. AREOSA, João (2012), O lado obscuro dos acidentes de trabalho: um estudo de caso no setor ferroviário. Famalicão: Editora Húmus. AREOSA, João (2012), O contributo das ciências sociais para a análise de acidentes maiores: dois modelos em confronto, Análise Social, 204, 558-584. Neto, H.V.; Areosa, J. & Arezes, P. (ed.) (2011). Impacto social dos acidentes de trabalho. Porto: Civeri.
-
MetodologiaMethodologyUtilização de Building Information Modelling
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho prático
A definir
100%


