ISLA IPGT 13156
Animação Multimédia
Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA UC visa proporcionar uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais e técnicas essenciais para a criação de animações multimédia. No contexto deste curso, os alunos explorarão os campos de animação e ‘design’ de personagens, animação de movimentos, expressões faciais, storyboards, edição de vídeo e áudio, bem como introdução à interatividade em multimédia. Campo de Ação e Área de Atuação: A UC abrange diversos domínios de intervenção, desde a conceção criativa até a produção prática de AN. Os alunos terão a oportunidade de explorar a aplicação destas técnicas em diversos setores, como entretenimento, publicidade, educação e ‘design’. Pertinência: A UC é crucial no ciclo de estudos, capacitando os alunos com habilidades práticas e teóricas essenciais em animação multimédia. A sua relevância destaca-se na era digital, onde a proficiência em princípios de animação e ‘design’ de personagens é fundamental para enfrentar desafios profissionais na comunicação visual e interativa.
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ProgramaProgramme1. Animação Conceitos Princípios da animação Animação tradicional / animação por computador Animação multimédia Animação de personagens Animação raster Animação vetorial Vídeo interativo Panorâmicas e visitas virtuais Programas de animação multimédia Animação 2D e 3D 2. Ferramentas adobe Técnicas de desenho Técnicas de animação Aplicação dos princípios de animação (aplicação de keys, física, etc,(...)) Interligação das diferentes ferramentas Renderização 3. Outras Ferramentas (Touchdesigner, Madmapper, audacity, (...)) Técnicas de desenho Técnicas de animação Aplicação dos princípios de animação (aplicação de keys, física, etc,(...)) Interligação das diferentes ferramentas Renderização
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ObjectivosObjectivesIntrodução à Animação Multimédia Definição e histórico da animação multimédia. Princípios de animação. Criação de Personagens Conceitos de design de personagens. Storyboards. Walk Cycles Animação de movimentos de caminhada. Expressão de personalidade por meio do walk cycle. Animação de corrida e outros movimentos. Animação Facial Animação de expressões faciais. Sincronização labial. Expressão de emoções por meio de animação facial. Desenvolvimento de Produtos Multimédia Edição de vídeo e áudio. Introdução à interatividade em multimédia. Desenvolvimento de vídeos interativos.
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BibliografiaBibliographyWilliams, R. (2002). The Animator's Survival Kit, Faber & Faber Whitaker, H., T. Sito, et al. (2009). Timing for Animation, Focal Press Franson, D., "2D Artwork and 3d Modeling for Game Artists.", 2003 Adobe. (2020). Adobe After Effects User Guide. Adobe. Lasseter, J., & Catmull, E. (2017). The Art of Computer Animation and Effects. Addison-Wesley. Olliffe, S. (2015). Animation: A Reference Guide. ABC-CLIO. Hart, C. (2018). Character Design Animation Toolkit. Watson-Guptill. Beiman, N. (2017). Facial Expressions: A Visual Reference for Artists. Watson-Guptill. Jones, P., & Smith, L. (2019). The Impact of Animation in Advertising. Journal of Animation and Multimedia, 8(2), 120–135. Lee, A. (Diretor). (2016). The Pixar Story. Pixar Animation Studios.
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MetodologiaMethodologyAprendizagem Baseada em Projetos (PBL) na Animação: Os alunos podem trabalhar em projetos de animação que envolvem a criação de personagens, narrativas e animações completas. Isso permite que eles apliquem as suas habilidades de animação em contextos do mundo real. Tutoriais Interativos em Tempo Real: Plataformas de ensino online podem oferecer tutoriais interativos em tempo real, onde os instrutores demonstram técnicas de animação ao vivo e os alunos podem interagir e fazer perguntas durante as sessões. Comunidades Online de Animadores: Participação dos alunos em comunidades online de animadores, onde podem compartilhar o seu trabalho, obter feedback de outros animadores e aprender com a experiência coletiva.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão