Skip to main content

ISLA IPGT 13156

Animação Multimédia

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC visa proporcionar uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais e técnicas essenciais para a criação de animações multimédia. No contexto deste curso, os alunos explorarão os campos de animação e motion design, princípios do movimento na animação, storyboards, edição de vídeo e áudio, bem como introdução à interatividade em multimédia.    Campo de Ação e Área de Atuação:  A UC abrange diversos domínios de intervenção, desde a conceção criativa até a produção prática de Animação. Os alunos terão a oportunidade de explorar a aplicação destas técnicas em diversos setores, como entretenimento, publicidade, educação e ‘design’.    Pertinência: A UC é crucial no ciclo de estudos, capacitando os alunos com habilidades práticas e teóricas essenciais em animação multimédia. A sua relevância destaca-se na era digital, onde a proficiência em princípios de animação e motion design é fundamental para enfrentar desafios profissionais na comunicação visual e interativa.  
  • ProgramaProgramme
    1. Animação Conceitos Princípios da animação Animação tradicional / animação por computador Animação multimédia Animação raster Animação vetorial Vídeo interativo Panorâmicas e visitas virtuais Programas de animação multimédia Animação 2D e 3D 2. Ferramentas adobe Técnicas de desenho Técnicas de animação Aplicação dos princípios de animação (aplicação de keys, física, etc,(...)) Interligação das diferentes ferramentas Renderização 3. Outras Ferramentas (Touchdesigner, Rive, Spline, audacity, (...)) Técnicas de desenho Técnicas de animação Aplicação dos princípios de interação em estados e eventos; Interligação das diferentes ferramentas Implementação  
  • ObjectivosObjectives
    Introdução à Animação Multimédia  Definição e enquadramento histórico da animação; Percurso da animação tradicional à animação multimédia; Contexto contemporâneo do motion design e comunicação em movimento; Áreas de aplicabilidade e tipos de animação multimédia; Conceitos globais da narrativa e time-based media. Fundamentos à produção de animação multimédia Princípios do design gráfico; Princípios de animação. Metodologia de projeto em animação/motion design: Pre-produção, Produção, Pós-Produção; Métodos, processos e ferramentas digitais dedicadas à produção de animação multimédia. Desenvolvimento de Produtos Multimédia Recolha e criação de elementos gráficos; Animação de elementos gráficos e manipulação de propriedades de spacing e timing; Edição avançada de composições e dependências animadas; Produção e pós produção de vídeo e áudio. Introdução à interatividade em multimédia. Desenvolvimento de vídeos interativos.
  • BibliografiaBibliography
    Williams, R. (2009). The Animator's Survival Kit, Faber & Faber Beckerman, H. (2003). Animation The whole story. New York: Allworth Press. Whitaker, H., T. Sito, et al. (2009). Timing for Animation, Focal Press Franson, D., "2D Artwork and 3d Modeling for Game Artists.", 2003 Adobe. (2020). Adobe After Effects User Guide. Adobe. Lasseter, J., & Catmull, E. (2017). The Art of Computer Animation and Effects. Addison-Wesley. Jones, P., & Smith, L. (2019). The Impact of Animation in Advertising. Journal of Animation and Multimedia, 8(2), 120–135. Heller, S. / Dooley, M (2008) Teaching Motion Design: Course Offerings and Class Projects from the Leading Graduate and Undergraduate Programs. Allworth Press Heller, S./ Womack, D. (2008) Becoming a Digital Designer. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc Shaw, A. (2015) Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge Jackson, C. (2018). After Effects for Designers: Graphic and Interactive Design in Motion. Routledge.  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) na Animação: Os alunos trabalham em projetos onde contactam com a metodologia e os processos de pré-produção, produção e pós-produção na animação multimédia. Desenvolvem narrativas e animações completas: da conceptualização criativa à divulgação pelos diferentes canais de time-based media. Os desafios práticos exploram as capacidades de por em prática os fundamentos e habilidades adquiridas, tanto em experiencias individuais como em contexto de trabalho em equipa. Deste modo preparando-os para uma realidade de mercado de trabalho. Tutoriais Interativos em tempo real, Plataformas de ensino online podem oferecer tutorias, conteúdos e métodos de produção inovadores. Comunidades Online de Animadores e motion design impulsionam as capacidades de autoaprendizagem, ligação a uma comunidade de aprendizagem coletiva e redes de contacto constante com a realidade de mercado de produção de animação multimédia.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho Individual

     

    20%

    Projeto final de Grupo

    Fim do semestre

    80%