ISLA IPGT 24105
Argumento
Multimédia (L) (ISLA GAIA)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende iniciar com o estudo do argumento e da narrativa. Nesse sentido, os conteúdos programáticos iniciam-se com os princípios básicos de forma que os estudantes entendam e dominem os conceitos fundamentais (objetivo 1, 2 e 3). Logo depois, promove-se o desenvolvimento e a criação de cenas, de personagens e enredos (objetivo 4). Depois de obtidos os conhecimentos anteriores pretende-se criar e desenvolver exercícios práticos para o desenvolvimento de projetos de escrita e preparação da filmagem das cenas.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Argumento. Conceito e funções do Argumento. Etapas de desenvolvimento do guião: “Storyline”. Sinopse. “Step-Outline”. Tratamento. Formatação e linguagem. 2. Narrativa. Conceito de narrativa. História e Enredo. Tema. Premissa e conflito. 3. Personagem. Caracterização: aspectos físicos, psicológicos e sociais. Biografia e "Backstory". Objectivo e obstáculos. Motivação. Conflito interior. Protagonista. Antagonista. Personagens Secundários. 4. Tempo. Tempo da história. Tempo do enredo. Ordem. Duração. Frequência. "Flash-back" e "Flash-forward". Elipse. Compressão e Dilatação. Montagem-sequência e montagem paralela. 5. Espaço. Universo da história. Funções do espaço. Cenário e adereços. "Mise-en-Scéne". Fora-de-campo. 6. Cena. Cena. Sequência. Acto. Funções.
-
ObjectivosObjectivesNo fim do Semestre o estudante deve ser capaz de: Reconhecer e empregar os princípios e conceitos fundamentais da escrita de argumento. Reconhecer e aplicar as técnicas específicas de escrita para os vários formatos; Distinguir e compreender as diferenças entre narrativas; Permitir a criação de cenas, personagens e enredos através da realização de exercícios práticos; Desenvolver projetos de escrita e estruturar o argumento e storyboard.
-
BibliografiaBibliographyCook, D. A. (2016). A History of Narrative Film (5th ed. ). W. W. Norton & Company. Dancyger, K. , & Rush, J. (2013). Alternative Scriptwriting: Beyond the Hollywood Formula (5th ed.). Focal Press. Field, S. (2014). Roteiro – os Fundamentos do Roteirismo. Arte & Letra. Field, S. (2005[1984]). Screenplay. The foundations of screenwriting [revised edition]. Bantam Dell. A Division of Random House, Inc. Parent-Alter, D. (2014). O argumento cinematográfico. Edições Texto & Grafia. Raskin, R. (2005). The Art of the Short Fiction Film: A Shot by Shot Study of Nine Modern Classics. McFarland & Company. Rodrigodraw, M. (2018). Guia rápido storyboard. Portuguese Brazilian Edition.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino adotada será através dos seguintes métodos: • Expositivo, na apresentação de conteúdos e na análise de textos e filmes; • Interrogativo, de modo a desenvolver a capacidade critica e de reflexão e a controlar a aquisição de conhecimentos: • Demonstrativo, na utilização de vídeos tutoriais sobre argumento e cinema; • Ativo, na produção de textos e no desenvolvimento de projetos. • Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), também conhecida por Problem-Based Learning (PBL).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão