Skip to main content

ISLA IPGT 24105

Argumento

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende iniciar com o estudo do argumento e da narrativa.  Nesse sentido, os conteúdos programáticos iniciam-se com os princípios básicos de forma que os estudantes entendam e dominem os conceitos fundamentais (objetivo 1, 2 e 3).  Logo depois, promove-se o desenvolvimento e a criação de cenas, de personagens e enredos (objetivo 4).  Depois de obtidos os conhecimentos anteriores pretende-se criar e desenvolver exercícios práticos para o desenvolvimento de projetos de escrita e preparação da filmagem das cenas.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Argumento.  Conceito e funções do Argumento.  Etapas de desenvolvimento do guião: “Storyline”. Sinopse. “Step-Outline”. Tratamento. Formatação e linguagem. 2. Narrativa.  Conceito de narrativa. História e Enredo. Tema. Premissa e conflito. 3. Personagem. Caracterização: aspectos físicos, psicológicos e sociais. Biografia e "Backstory". Objectivo e obstáculos. Motivação. Conflito interior. Protagonista. Antagonista. Personagens Secundários.  4. Tempo. Tempo da história. Tempo do enredo.  Ordem. Duração. Frequência. "Flash-back" e "Flash-forward". Elipse.  Compressão e Dilatação. Montagem-sequência e montagem paralela. 5. Espaço. Universo da história. Funções do espaço. Cenário e adereços. "Mise-en-Scéne". Fora-de-campo.  6. Cena. Cena. Sequência. Acto. Funções.
  • ObjectivosObjectives
    No fim do Semestre o estudante deve ser capaz de: Reconhecer e empregar os princípios e conceitos fundamentais da escrita de argumento. Reconhecer e aplicar as técnicas específicas de escrita para os vários formatos; Distinguir e compreender as diferenças entre narrativas; Permitir a criação de cenas, personagens e enredos através da realização de exercícios práticos; Desenvolver projetos de escrita e estruturar o argumento e storyboard.
  • BibliografiaBibliography
    Cook, D. A. (2016). A History of Narrative Film (5th ed. ). W. W. Norton & Company. Dancyger, K. , & Rush, J. (2013). Alternative Scriptwriting: Beyond the Hollywood Formula (5th ed.). Focal Press. Field, S. (2014). Roteiro – os Fundamentos do Roteirismo. Arte & Letra. Field, S. (2005[1984]). Screenplay. The foundations of screenwriting [revised edition]. Bantam Dell. A Division of Random House, Inc. Parent-Alter, D. (2014). O argumento cinematográfico. Edições Texto & Grafia. Raskin, R. (2005). The Art of the Short Fiction Film: A Shot by Shot Study of Nine Modern Classics. McFarland & Company. Rodrigodraw, M. (2018). Guia rápido storyboard. Portuguese Brazilian Edition.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino adotada será através dos seguintes métodos: • Expositivo, na apresentação de conteúdos e na análise de textos e filmes; • Interrogativo, de modo a desenvolver a capacidade critica e de reflexão e a controlar a aquisição de conhecimentos: • Demonstrativo, na utilização de vídeos tutoriais sobre argumento e cinema; • Ativo, na produção de textos e no desenvolvimento de projetos. • Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), também conhecida por Problem-Based Learning (PBL).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não