Skip to main content

ISLA IPGT 4219

Avaliação e Controlo de Riscos

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Dado que a conclusão da licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho possibilita também ao estudante a sua candidatura à certificação profissional como Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho (nível 6), visto que este curso está homologado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, os objectivos e conteúdos programaticos desta Unidade Curricular foram em parte baseados nos objectivos e temas abordados no âmbito dos conteúdos programáticos do Manual de Certificação do ex- Idict, datado de 2001.
  • ProgramaProgramme
    Enquadramento da avaliação e controlo de riscos. Os modelos acidentológicos e a causalidade dos acidentes de trabalho. A investigação de acidentes de trabalho. Análise e avaliação dos riscos profissionais. O controlo dos riscos.
  • ObjectivosObjectives
    Objectivos: Definir as noções e conceitos básicos da avaliação de riscos e sua terminologia. Definir a avaliação de riscos e relacioná-la com os princípios gerais da prevenção em segurançe saúde do trabalho. Identificar as principais causas que estão na origem dos acidentes de trabalho, bem como a sua conjugação e a caracterização do conceito de multicausalidade na ocorrência de acidentes. Conceber e operacionalizar a investigação de acidentes de trabalho. Descrever as metodologias e técnicas de identificação de perigos e de avaliação de riscos. Definir as noções e conceitos básicos de controlo de riscos. Descrever os princípios gerais de prevenção e a sua aplicação prática no controlo de riscos. Identificar os vários domínios e medidas de controlo de riscos. Identificar as técnicas de acompanhamento e controlo da execução de medidas de prevenção.
  • BibliografiaBibliography
    Silveira, A. (2025). Material de Apoio à Unidade Curricular de Avaliação e Controlo de Riscos.ISLA -Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Cabral, F. e Roxo, M. (2008). Segurança e Saúde no Trabalho -Legislação anotada ( 5.ª ed.) .Livraria Almedina, Cardella, B. (1999). Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes. Uma AbordagemHolística . São Paulo. Editora Atlas. Comissão Europeia (1996). Guia para a Avaliação de Riscos no Local de Trabalho. Direcção Geral do Emprego, Relações Industriais e Assuntos Sociais. Robson, L. S., et al (2001). Guide to Evaluating the Effectiveness of Strategies for Preventing Work Injuries . DHHS (NIOSH). Roxo, M. (2009). Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos ( 2.ª ed.).
  • MetodologiaMethodology
    1. Metodologia de ensino: Tendo em atenção os objectivos teórico-práticos da unidade curricular, os métodos de ensino programados são os seguintes: Aulas teórico-práticas para exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) com apresentações e discussões por parte dos estudantes (método activo e participativo). Apresentação de exemplos práticos através de imagem dinâmica e trabalho de grupo. Apresentação de estudos de caso, demonstrações e apresentações públicas.   2. Método de Avaliação: A avaliação será feita atavés do recurso a dois testes distribuídos ao longo do semestre, um trabalho individual sujeito a determinadas regras apresentadas num enunciado e exame final: 1 teste escrito intermédio com nota mínima de 7,5 valores e ponderação de 35% na nota final. 1 teste escrito final com nota mínima de 7,5 valores e ponderação de 35% na nota final. 1 Trabalho individual com nota mínima de 12 valores e ponderação de 30% na nota final. Exame de época com nota mínima de 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito de avaliação 1

    Abril

    35%

    Teste escrito de avaliação 2

    Junho

    35%

    Trabalho individual

    Junho

    30%

     

    É obrigatoria a execução dos três elementos de avaliação identificados anteriormente para aprovação na unidade curricular. Transitam automáticamente para avaliação final por exame na 1ª época, os estudantes que obtenham na avaliação distribuída:

    1. Uma nota inferior a 7,5 valores em cada um dos testes escritos (incluindo a não execução do teste). A matéria do exame final será a matéria do teste onde não conseguiiu a nota mínima. Caso não obtenha a nota mínima nos dois testes a matéria do exame será a matéria global da unidade curricular.
    2. Uma nota inferior a 12 valores no trabalho individual ou de grupo (incluindo a não apresentação do trabalho).
    3. Uma média aritmética da soma das notas dos dois testes, inferior a 9,5 valores.

    2. A aprovação na unidade curricular obedecerá aos critérios definidos no quadro exemplificado anteriormente (nota mínima nos dois testes e trabalho individual, média aritmética de 9,5 valores no somatório dos dois testes).No caso do estudante não atingir a nota mínima de 7,5 valores no 1º ou 2º teste, ou na nota mínima de 12 valores no trabalho individual, transitará para o exame final, sendo que a nota final será composta da seguinte forma:

    1. A média aritmética da soma das notas do teste e do exame final (igual ou superior a 9,5 valores), com uma ponderação de 70%, somada à nota do trabalho individual com uma ponderação de 30%.
    2. A nota do exame de matéria global (igual ou superior a 9,5 valores), com ponderação de 70%, somada à nota do trabalho individual com ponderação de 30%.