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ISLA IPGT 23825

Coaching e Mentoring

Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Coaching e Mentoring integra-se no curso de Pós-Graduação em Psicologia Social e Organizacional do ISLA Gaia e tem como objetivo principal proporcionar uma compreensão aprofundada dos conceitos, processos e aplicações práticas do coaching e do mentoring, enquanto instrumentos fundamentais para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Ao longo das 12 horas de formação, os estudantes terão oportunidade de explorar as origens e evolução destes conceitos, compreender as principais diferenças e semelhanças entre coaching e mentoring, assim como desenvolver competências chave para a sua implementação em contextos organizacionais e sociais. Através de metodologias ativas, como simulações, role-plays e análise de casos reais, pretende-se fomentar um ambiente de aprendizagem experiencial, promovendo a reflexão crítica e a capacidade de intervenção eficaz enquanto futuros profissionais neste domínio.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. Introdução ao Coaching e Mentoring Definição, história e evolução do coaching e do mentoring. Diferenças e semelhanças entre ambos. O papel do coach e do mentor no desenvolvimento pessoal e organizacional. 2. Competências do Coach e do Mentor Competências essenciais: escuta ativa, comunicação eficaz, empatia, ética e confidencialidade. Modelos e estilos de coaching e mentoring. 3. Processos e Ferramentas de Coaching e Mentoring Etapas do processo de coaching e mentoring. Ferramentas práticas: definição de objetivos (SMART), feedback construtivo, planos de ação e acompanhamento. 4. Aplicação Prática e Estudo de Casos Simulações e role-play de sessões de coaching e mentoring. Análise de casos reais. Reflexão sobre desafios e oportunidades nestes processos.
  • ObjectivosObjectives
    Desenvolver  o Autoconhecimento; Facilitar o processo de transformação/mudança pessoal; Promover o saber ser: comunicação, escuta, assertividade, autoestima e respeito pelo outro, aceitação, compreensão de outros quadros de referência e aprender a gerir desafios;  Desenvolver uma atitude positiva.  
  • BibliografiaBibliography
    Whitmore, J. (2017). Coaching for Performance (5th ed.). London: Nicholas Brealey Publishing. ISBN: 978-1473658127 Clutterbuck, D., & Megginson, D. (2011). Mentoring in Action: A Practical Guide for Managers. London: Kogan Page. ISBN: 978-0749454815  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem experiencial: simulações e roleplay. Estudo de casos reais. Debates em grupo e reflexão individual. Utilização de plataformas digitais para acompanhamento e feedback.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Anual
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não