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ISLA IPGT 13158

Comércio Electrónico

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Internet e a digitalização favoreceram as transações online de bens e serviços entre múltiplos intervenientes, sejam eles empresas, privados ou governos. As inovações tecnológicas continuam a impulsionar a expansão e o alargamento das soluções existentes, através de uma maior confiança e maturidade nos processos de compra, contribuindo decisivamente para o continuado crescimento do comércio eletrónico.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao comércio eletrónico: principais tipos de comércio eletrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados eletrónicos, estrutura e mecanismos. Sistemas e tecnologias de pagamentos eletrónicos: Segurança no comércio eletrónico: Infra­estruturas de chave pública¿ Tecnologias de encriptação¿ Certificados digitais e assinaturas digitais. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web; Software de comércio eletrónico; Tecnologias de integração empresarial. Instituições Eletrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação; Seleção de parceiros de negócio; Especificação de contratos eletrónicos. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias. Legislação
  • ObjectivosObjectives
    Tem como finalidade dotar os alunos de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transações, por intermédio de meios eletrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de domínio e registo e alojamento de sites. Apresentar os diversos tipos de comércio eletrónico e a sua importância para as empresas. Sensibilizar os alunos para as potencialidades do marketing online, para a divulgação de produtos e serviços na Internet e a importância das Redes Sociais.
  • BibliografiaBibliography
    Silva M., Silva A., Romão A., Conde N., ¿Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada¿, FCA, 2003 Fingar P., Kumar H., Sharma T., ¿Enterprise e­Commerce¿, Meghan­Kiffer Press, 2000 Nuno Bernardo, ¿Comércio Electrónico ­ Marketing e Vendas¿, Sociedade Portuguesa de Inovação, Editorial Principia¿ He M., Jennings N. R. e Leung H., ¿On agent­mediated electronic commerce¿, IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4), 2003. Rocha M. L., Marques A. M. e Bernardo A. L., ¿Guia da Lei do Comércio Electrónico¿ Editora Centro Atlântico, 2004 Silva A., ¿Agentes de Software na Internet¿, Editora Centro Atlântico, 1999  
  • MetodologiaMethodology
    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não