ISLA IPGT 13158
Comércio Electrónico
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationA Internet e a digitalização favoreceram as transações online de bens e serviços entre múltiplos intervenientes, sejam eles empresas, privados ou governos. As inovações tecnológicas continuam a impulsionar a expansão e o alargamento das soluções existentes, através de uma maior confiança e maturidade nos processos de compra, contribuindo decisivamente para o continuado crescimento do comércio eletrónico.
-
ProgramaProgrammeIntrodução ao comércio eletrónico: principais tipos de comércio eletrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados eletrónicos, estrutura e mecanismos. Sistemas e tecnologias de pagamentos eletrónicos: Segurança no comércio eletrónico: Infraestruturas de chave pública¿ Tecnologias de encriptação¿ Certificados digitais e assinaturas digitais. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web; Software de comércio eletrónico; Tecnologias de integração empresarial. Instituições Eletrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação; Seleção de parceiros de negócio; Especificação de contratos eletrónicos. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias. Legislação
-
ObjectivosObjectivesTem como finalidade dotar os alunos de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transações, por intermédio de meios eletrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de domínio e registo e alojamento de sites. Apresentar os diversos tipos de comércio eletrónico e a sua importância para as empresas. Sensibilizar os alunos para as potencialidades do marketing online, para a divulgação de produtos e serviços na Internet e a importância das Redes Sociais.
-
BibliografiaBibliographySilva M., Silva A., Romão A., Conde N., ¿Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada¿, FCA, 2003 Fingar P., Kumar H., Sharma T., ¿Enterprise eCommerce¿, MeghanKiffer Press, 2000 Nuno Bernardo, ¿Comércio Electrónico Marketing e Vendas¿, Sociedade Portuguesa de Inovação, Editorial Principia¿ He M., Jennings N. R. e Leung H., ¿On agentmediated electronic commerce¿, IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4), 2003. Rocha M. L., Marques A. M. e Bernardo A. L., ¿Guia da Lei do Comércio Electrónico¿ Editora Centro Atlântico, 2004 Silva A., ¿Agentes de Software na Internet¿, Editora Centro Atlântico, 1999
-
MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão