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ISLA IPGT 22359

Comércio Eletrónico e Marketing Digital

Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Internet e a digitalização favoreceram as transações online de bens e serviços entre múltiplos intervenientes, sejam eles empresas, privados ou governos. As inovações tecnológicas continuam a impulsionar a expansão e o alargamento das soluções existentes, através de uma maior confiança e maturidade nos processos de compra, contribuindo decisivamente para o continuado crescimento do comércio eletrónico.
  • ProgramaProgramme
    Conceitos fundamentais no âmbito da economia digital. Economia digital. Comércio eletrónico. Conceitos fundamentais no âmbito da economia digital. Principais tipos de comércio eletrónico e modelos de negócio. Uma presença no Comércio Eletrónico. Sites WEB, sites móveis e Apps. Análise e caraterização de um Website de e-commerce. Mercados electrónicos, estrutura e mecanismos. Marketplaces Gestão de conteúdos. Estratégia na criação do seu projeto online. Marketing Digital. Novas competências no Marketing Digital. Estratégias e tecnologias. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico. Desenvolver e implementar uma estratégia de marketing em ambiente digital. Segurança no e-commerce: Infra-estruturas de chave pública; Tecnologias de encriptação; Certificados digitais e assinaturas digitais. Tecnologias de suporte ao negócio eletrónico. Sistemas de informação para a web. Software de comércio electrónico. Tecnologias de integração empresarial. Legislação. Proteção de dados no CE.
  • ObjectivosObjectives
    Tem como finalidade dotar os alunos de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transações, por intermédio de meios eletrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de domínio e registo e alojamento de sites. Apresentar os diversos tipos de comércio eletrónico e a sua importância para as empresas. Sensibilizar os alunos para as potencialidades do marketing online, para a divulgação de produtos e serviços na Internet e a importância das Redes Sociais.
  • BibliografiaBibliography
    Neto, J., Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., Ramondes, J. (2016). Marketing Digital & E-Commerce, ISBN: 9789728994723, WOOK. Antunes, L., (2018). Pôr em Prática o RPGD. O que muda para nós e para as organizações, FCA. Rocha M. L., Marques A. M. e Bernardo A. L. (2004). Guia da Lei do Comércio Electrónico, Editora Centro Atlântico, 2004. Integração de Sistemas de Informação , Miguel Mira da Silva, FCA. Ramalho, J. C., Henriques, P. XML & XSL, FCA, ISBN: 972-722-347-8. Lencastre, A., Marques, A. M., Lopes, R. M. (2004). Guia da Lei do Comércio Electrónico, Edições Centro Atlântico, 2004.  
  • MetodologiaMethodology
    - Desenvolver uma aprendizagem em que os alunos aprendem resolvendo problemas do mundo real, trabalhando em projetos práticos. - Desenvolver uma aprendizagem colaborativo, com a promoção da colaboração entre os alunos, incentivando a resolução de problemas em grupo e o compartilhamento de conhecimento.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não