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ISLA IPGT 21305

Comércio Eletrónico

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Comércio Eletrónico explora o impacto das transações digitais no ambiente empresarial. Desse modo, procura-se capacitar os alunos para a compreensão e utilização estratégica da internet para impulsionar negócios por via do Ecommerce e a sua estrutura, bem como através do uso de ferramentas. Isto resultará em alunos capazes de implementar Ecommerce e outras estratégias do Marketing. 
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução ao comércio electrónico: principais tipos de comércio electrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados electrónicos, estrutura e mecanismos. 2. Sistemas e tecnologias de pagamentos electrónicos: 3. Segurança no comércio electrónico: Infra estruturas de chave pública;Tecnologias de encriptação;Certificados digitais e assinaturas digitais. 4. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web Software de comércio electrónico Tecnologias de integração empresarial 5. Instituições Electrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação Selecção de parceiros de negócio Especificação de contratos electrónicos 6. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias. 7. Legislação
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transacções por intermédio de meios electrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. - Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. - Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de Marketing Digital e Comércio Eletrónico. - Apresentar os diversos tipos de comércio electrónico existentes e a sua importância para as empresas.
  • BibliografiaBibliography
    Dave Chaffey (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsiver Brasil. Silva M., Silva A., Romão A., Conde N. (2003). Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada. FCA. He M., Jennings N. R. e Leung H (2003). On agent mediated electronic commerce”.IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4). Neto, et al. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. edição: Psicosom.
  • MetodologiaMethodology
    Os alunos irão utilizar a Metodologia Ativa - Project Based Learning - para simulação de projeto, bem como Estudo de Caso e o trabalho colaborativo. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular por via dos seguintes elementos de avaliação: projeto e momento de avaliação teórica. Os conteúdos teóricos serão lecionados por via de metodologias ativas e, no caso do trabalho, em regime PBL e casos práticos realizados em aula (20%).

    Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação. 

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Momento de avaliação teórica (frequência)

    05-01-2026

    40%

    Projeto

    ùltima aula

    50%

    Participação e assiduidade  - 10%

     

    A realização do trabalho de avaliação será em conjunto com outras UCs e será dado aos alunos um apoio na realização do mesmo em sala de aula. Neste trabalho será avaliação a aplicação dos conteídos teóricos, estrutura e redação do trabalho (Normas APA - formatação de texto - e Referências Bibliografias).