ISLA IPGT 21305
Comércio Eletrónico
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Comércio Eletrónico explora o impacto das transações digitais no ambiente empresarial. Desse modo, procura-se capacitar os alunos para a compreensão e utilização estratégica da internet para impulsionar negócios por via do Ecommerce e a sua estrutura, bem como através do uso de ferramentas. Isto resultará em alunos capazes de implementar Ecommerce e outras estratégias do Marketing.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao comércio electrónico: principais tipos de comércio electrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados electrónicos, estrutura e mecanismos. 2. Sistemas e tecnologias de pagamentos electrónicos: 3. Segurança no comércio electrónico: Infra estruturas de chave pública;Tecnologias de encriptação;Certificados digitais e assinaturas digitais. 4. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web Software de comércio electrónico Tecnologias de integração empresarial 5. Instituições Electrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação Selecção de parceiros de negócio Especificação de contratos electrónicos 6. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias. 7. Legislação
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transacções por intermédio de meios electrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. - Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. - Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de Marketing Digital e Comércio Eletrónico. - Apresentar os diversos tipos de comércio electrónico existentes e a sua importância para as empresas.
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BibliografiaBibliographyDave Chaffey (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsiver Brasil. Silva M., Silva A., Romão A., Conde N. (2003). Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada. FCA. He M., Jennings N. R. e Leung H (2003). On agent mediated electronic commerce”.IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4). Neto, et al. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. edição: Psicosom.
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MetodologiaMethodologyOs alunos irão utilizar a Metodologia Ativa - Project Based Learning - para simulação de projeto, bem como Estudo de Caso e o trabalho colaborativo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular por via dos seguintes elementos de avaliação: projeto e momento de avaliação teórica. Os conteúdos teóricos serão lecionados por via de metodologias ativas e, no caso do trabalho, em regime PBL e casos práticos realizados em aula (20%).
Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação.
Descrição
Data limite
Ponderação
Momento de avaliação teórica (frequência)
05-01-2026
40%
Projeto
ùltima aula
50%
Participação e assiduidade - 10% A realização do trabalho de avaliação será em conjunto com outras UCs e será dado aos alunos um apoio na realização do mesmo em sala de aula. Neste trabalho será avaliação a aplicação dos conteídos teóricos, estrutura e redação do trabalho (Normas APA - formatação de texto - e Referências Bibliografias).


