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ISLA IPGT 25036

Comportamento e Comunicação Organizacional

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta unidade curricular, pretende-se analisar o contexto organizacional como um sistema aberto e em constante transformação, conseguindo interpretar a sua cultura, processos de aprendizagem e estilos de gestão. Pretende-se promover a capacidade de identificar e interpretar a relação dos indivíduos numa organização, no que diz respeito aos vários fenómenos a nível individual e grupal, desde a análise do comportamento em função da personalidade e do stress, à gestão de conflitos e consequentemente à sua resolução através da negociação.
  • ProgramaProgramme
    1 . A Ciência do Comportamento Organizacional 2. Níveis de análise de intervenção em comportamento organizacional: O Modelo de Robbins 3. Desenvolvimento do Processo Comunicacional Interno e Externo 4. A Comunicação e Informação nas Estratégias de Gestão de RH 5. Estilos e Técnicas de Informação Pessoal e Grupal em Ambiente de Trabalho 6. Comunicar e Informar com Eficácia em Contexto de Negociação e Liderança Funções da liderança nas reuniões 7. Construção de um Plano de Informação Interna para a Gestão de RH  
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de um enquadramento teórico-prático fundamental à compreensão da pessoa e do comportamento humano do ponto de vista psicológico e social numa organização. Pretende-se analisar e interpretar as várias técnicas de abordagem do comportamento humano, no sentido de promover a capacidade de compreender as diferentes realidades e, consequentemente, compreender as práticas conducentes à melhoria dos contextos.
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, Miguel Pina et al . (2013). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Rh Editora. Ferreira, J. M. Carvalho et al. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações, McGraw-hill. Marques, C. & Cunha, M. P. (1996). Comportamento Organizacional e Gestão de Empresas. Lisboa: Publicações D. Quixote.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino: Aulas Teóricas para exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) Aulas Práticas para integração de conhecimentos e domínios de ferramentas de avaliação psicológica (método demonstrativo) Orientação Tutorial, para apoio ao desenvolvimento dos trabalhos a realizar e às competências a desenvolver pelos estudantes. Apresentações e Discussões pelos estudantes (método ativo e participativo)   Metodologia de avaliação: Tendo em conta o Regulamento de Avaliação em vigor, a avaliação poderá ser efetuada através das seguintes modalidades: a) Avaliação Curricular Contínua b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação definida pela instituição
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não