ISLA IPGT 25036
Comportamento e Comunicação Organizacional
Gestão de Vendas e Marketing (CTSP) (ISLA GAIA)
-
ApresentaçãoPresentationA presente UC propõe-se a dotar os/as discentes de uma visão holística sobre a relevância da interpretação do comportamento organizacional, bem como o papel da comunicação nas organizações. Para o efeito, os/as discentes terão acesso a aulas expositiva-dialogadas e participativas com o intuito de fornecer bases nas principais temáticas ligadas ao comportamento organizacional. Os/As discentes irão ter a oportunidade de perceber como se desenvolve o processo comunicacional a nível interno e externo. Para além disso, ainda irão aprender os estilos e técnicas pelos quais se pode comunicar num ambiente de trabalho, como podem comunicar com eficácia em contexto de negociação e liderança e percecionar quais as fases da construção de um plano de comunicação e respetiva definição da sua avaliação. De acordo com as temáticas em estudo, os/as discentes serão desafiados a desenvolver algumas atividades práticas para promover a aplicação dos conteúdos lecionados.
-
ProgramaProgrammeCapítulo 1. A Ciência do Comportamento Organizacional Capítulo 2. Níveis de análise de intervenção em comportamento organizacional Capítulo 3. O contexto da comunicação na organizações Capítulo 4. Tipos de comunicação organizacional Capítulo 5. A gestão da comunicação organizacional Capítulo 6. A avaliação da comunicação organizacional
-
ObjectivosObjectivesNo final desta Unidade Curricular os/as discentes deverão ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Perceber o enquadramento teórico-prático relativo à compreensão da pessoa e do comportamento humano numa organizacional; OA2. Analisar e interpretar as principais técnicas de abordagem ao comportamento humano em contexto organizacional; OA3. Compreender as diferentes realidades individuais e coletivas que influenciam e melhoram os contextos de trabalho; OA4. Perceber o enquadramento teórico-prático relativo à comunicação organizacional; OA5. Elaborar diagnósticos e estratégias que respondam a problemas internos e externos da organização; OA6. Desenvolver e aplicar planos e técnicas de comunicação inovadoras adequadas às necessidades organizacionais.
-
BibliografiaBibliographyREGO, Arménio (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática (5ª ed.). Edições Sílabo. Ferreira, Aristides I.; Martinez, Luís F.(2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ª ed.). RH editora. Monteiro, Ana Paula; Cunha, Pedro (2024). Gestão de conflitos nas organizações. Pactor.
-
MetodologiaMethodology- Aulas expositivas – apresentação dos quadros teóricos de referência; - Aulas participativas – gamificação, mas também aprendizagem ativa e colaborativa, baseada em projetos (Project-based learning), sala de aula invertida e orientação tutorial (apoio no desenvolvimento de trabalhos).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
a definir
50%, nota mínima de 8 valores
Quizz´s e Participação em Atividades em Sala de Aula
a definir
15%
Apresentação oral
a definir
35%
Nota:
•Os parâmetros acima mencionados correspondem à avaliação contínua. A não realização de um destes parâmetros desabilita a possibilidade dos discentes executarem avaliação contínua.
•Os discentes podem ainda optar por avaliação por teste de avaliação global (TAG), sendo que este tem o peso de 100% da nota.
Avaliação Final: Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação curricular podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.


