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ISLA IPGT 26519

Comportamento Sustentável e Responsabilidade Social

Psicologia Social e Organizacional (PG) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como objetivo preparar os alunos para melhor analisarem e compreenderem o comportamento sustentável, e para desenvolverem competências transversais e técnicas, necessárias para que os mesmos sejam capazes de construir uma visão integrada dos principais aspetos que contribuem para o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis e socialmente responsáveis, em contexto organizacional. Neste contexto, o objetivo é potenciar a sua capacidade de atuação nas organizações e na sociedade, nomeadamente nos desafios da transição para uma sociedade verde, comprometida com os pilares social, ambiental e económico da sustentabilidade organizacional e societal. As três dimensões conceptuais estruturantes da UC são: Fundamentos da Sustentabilidade; Comportamento Sustentável; Responsabilidade Social Corporativa.  
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Aula 1: Fundamentos da Sustentabilidade 1. Introdução à sustentabilidade; 2. Os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económico; 3. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); 4. Desafios globais e locais. Exercício. Aula 2: Comportamento Sustentável 1. Fatores e barreiras que influenciam o comportamento sustentável; 2. Teorias do Comportamento Sustentável; 3.  Estratégias para promover comportamentos sustentáveis. Exercício. Aula 3: Responsabilidade Social Corporativa (RSC) 1. Conceitos e modelos da RSC; 2. RSC e vantagem competitiva; 3. Métricas e relatórios de Sustentabilidade. Exercício. Aula 4: Integração e Aplicação Prática  1.Exercício final: Desenvolvimento de um plano de sustentabilidade para uma organização; 2. Apresentação dos projetos e reflexão crítica.  
  • ObjectivosObjectives
    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são: OA1: desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida   OA2: desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos para outras etapas e realidades OA3: desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado OA4: reflectir sobre o mundo VUCA em que vivemos, os conflitos sócio- culturais, ambientais e globais que marcam a atualidade OA5: compreender a transversalidade do comportamento sustentável e da sustentabilidade em si própria OA6: compreender e incorporar os objetivos supra-enunciados no quadro maior da responsabilidade social do tecido organizacional, para com as linhas de desenvolvimento estratégico das sociedades.  No final da UC, os estudantes terão desenvolvido competências transversais, tais como: comunicação (escuta ativa, dar feedback), trabalho em equipa, criatividade, adaptabilidade e liderança.
  • BibliografiaBibliography
    Carroll, A.B. (2016). Carroll’s pyramid of CSR: taking another look. International Journal of Corporate Social Responsibility 1:3 Elliott, J. (2013). An Introduction to Sustainable Development. Routledge Perspectives on Development. Routledge. Maqsood, N., Nawaz, S. (2018). SUSTAINABLE DEVELOPMENT: A COMPLEX PHENOMENON. International Journal of Social Sciences, Humanities and Education 2, number 1 Oh, J., Ki, E-J. (2023). Extending norm activation theory to understand publics’ support for environmentally responsible organizations. Corporate Communications: An International Journal Vol. 28 No. 3, pp. 381-399 Steg, L. & Vlek, C. (2009). Encouraging pro-environmental behaviour: An integrative review and research agenda. Journal of Environmental Psychology 29, 309–317 Sunstein, C.R. (2014). Nudging: A Very Short Guide. Zeitschrift für Verbraucherpolitik. Volume 37, Issue 4, pp 583-588(4) 
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino-aprendizagem inclui metodologias expositivas e participativas, promovendo a aproximação dos estudantes à sociedade e organizações.   Esta metodologia inclui aulas teórico-práticas organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, com o envolvimento direto dos alunos na problematização e debate de conteúdos, complementadas com a realização de um projeto que se desenrola em quatro etapas, acompanhando os quatro tempos letivos. Os estudantes são encorajados a aplicar os conteúdos teóricos às suas experiências. A exposição teórica dos conteúdos programáticos visa proporcionar aos alunos(as) o conhecimento mais atual e aprofundado das temáticas presentes, facilitando assim a base para a concretização dos objetivos de aprendizagem.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Anual
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não