ISLA IPGT 20532
Comunicação Interna
Comunicação Digital (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationPerspectivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se devem potenciar os recursos de comunicação; Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação interna das organizações Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação internas Conjugar articuladamente os diferentes recursos de comunicação na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiênica face a objetivos e contextos concretos.
-
ProgramaProgrammeINTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA Objeto e essência da Comunicação Interna O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA Processos de decisão e de desempenho, Especialidades de Comunicação integrada, Públicos, mensagens e suportes COMUNICAÇÃO INTERNA Conceitos Modelos de comunicação Interna Análise de estudos de caso METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA Princípios de Comunicação Aplicada Análise e diagnostico estratégica Elaboração implemetanção e Gestão de estratégias e planos
-
ObjectivosObjectivesSaber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando no ambientes interno; Perspectivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico; Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégica; Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna; Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação
-
BibliografiaBibliographyPfeffer. (1998). The Human Equation: Building profits by putting people first. Boston, MA: Harvard. Business School Press. Remondes, J. (2011). Marketing Interno e Comunicac¿a¿o, Viseu, Psicosoma. Cowan, D. D. (2014). Strategic Internal Communication: How to Build Employee Engagement and Performance (1 edition). London: Kogan Page. CORNELISSEN, J. (2004). Corporate Communications, Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London. Almeida, V. (2000). A comunicac¿a¿o interna na empresa. Lisboa, Praxis. Brum, A. M. (1994). Endomarketing: Estrate¿gias de Comunicac¿a¿o Interna para Empresas que Buscam a Qualidade e a Competitividade. Porto Alegre: Ortiz. Kunsch, Margarida. (1999). Gesta¿o integrada da comunicac¿a¿o organizacional e os desafios da sociedade contempora¿nea. Comunicac¿a¿o & Sociedade. no 32, Sa¿o Bernardo do Campo. Kunsch M. (2003). Planeamento de relac¿o¿es pu¿blicas na Comunicac¿a¿o integrada. Sa¿o Paulo: Summus.
-
MetodologiaMethodologyUso do moodle como ferramenta de apoia às aulas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão