ISLA IPGT 8629
Comunicação Organizacional
Gestão Administrativa de Recursos Humanos (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationEsta UC proporciona aos estudantes uma visão geral sobre o papel fulcral da comunicação nas organizações. Os alunos irão ter a oportunidade de perceber como se desenvolve o processo comunicacional a nível interno e externo e sobre o impacto da comunicação na gestão estratégica dos recursos humanos. Para além disso, ainda irão aprender os estilos e técnicas pelos quais se pode comunicar num ambiente de trabalho, como podem comunicar com eficácia em contexto de negociação e liderança e percecionar quais as fases da construção de um plano de informação interna para a gestão de recursos humanos.
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ProgramaProgrammeCapítulo 1. Desenvolvimento do Processo Comunicacional Interno e Externo Mitos e realidades Leis fundamentais da comunicação Principais barreiras à comunicação Capítulo 2. A Comunicação e Informação nas Estratégias de Gestão de RH Comunicação e aculturação Valor da informação na motivação Informação como valor acrescentado do trabalho Capítulo 3. Estilos e Técnicas de Informação Pessoal e Grupal em Ambiente de Trabalho Informação assertiva, passiva e agressiva Saber evitar o mutismo defensivo Capítulo 4. Comunicar e Informar com Eficácia em Contexto de Negociação e Liderança A relevância das reuniões na vida organizacional Funções da liderança nas reuniões Capítulo 5. Construção de um Plano de Informação Interna para a Gestão de RH Escolher os instrumentos para suporte da mensagem Proporcionar mecanismos de teste prévio e de feedback do plano
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ObjectivosObjectivesA UC de Comunicação Organizacional tem como objetivo preparar os futuros quadros técnicos da Gestão Administrativa de Recursos Humanos, sejam eles profissionais diretamente responsáveis pela gestão global destes departamentos, ou sejam eles técnicos em serviços específicos da RH, de modo a que estes obtenham os conhecimentos teóricos e práticos do que é e como se desenvolvem as respetivas atividades de RH dentro das empresas. Para tanto, é importante conhecer os diversos mecanismos da comunicação, quais os seus fundamentos teóricos, as suas técnicas, e a sua aplicação, quer no universo interno das organizações, quer para fins externos. Será a partir deste conhecimento que os estudantes evoluirão para o manejo das ferramentas comunicacionais, de modo a poderem intervir com assertividade, nomeadamente na formação e criação de uma cultura empresarial virada para a criação de valor.
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BibliografiaBibliographyREGO, Arménio. Comunicação nas Organizações. Edições Sílabo, Lisboa, 2016. JOSIEN, Michel. Técnicas de Comunicação Interpessoal. Bertrand Editora, Lisboa, 2003. CASTANYER, Olga. A assertividade- Expressão de uma auto-estima saudável. Edição Tenacitas, Colecção Psicologia e Auto ajuda, Coimbra, 2003. ESTANQUEIRO, António. Saber lidar com as pessoas - Princípios da Comunicação Inter-pessoal. Editorial Presença. Colecção Textos de Apoio. Lisboa, 1992. DAVIS, Flora. A Comunicação não verbal. Summus Editorial. Colecção Novas Buscas na Educação, São Paulo, 1979. RIBEIRO, Lair. Comunicação Global ¿ A Magia da Influência. Pergaminho, Lisboa, 1998.
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MetodologiaMethodologyInclusão de vídeos didáticos que permitam que os discentes complementem a componente teórica com uma perspetiva prática da aplicabilidade desses, bem como a inclusão da gamificação.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS2
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão