ISLA IPGT 3440
Conceção e Gestão da Formação
-
ApresentaçãoPresentationNesta uc debate-se a importância da formação no desenvolvimento das pessoas e das organizações, fazendo-se um enquadramento da respetiva legislação e refletindo-se sobre o papel da gestão de rh neste âmbito. Analisa-se o perfil de competências do formador face aos novos contextos de intervenção, discutindo-se o conceito de aprendizagem/formação ao longo da vida. A partir das diferentes metodologias pedagógicas, começa-se a definir todo o processo de conceção e gestão da formação, desde a avaliação de necessidades até à avaliação. Realizam-se, também, dois momentos de simulação pedagógica (autoscopias). Esta uc visa, assim, fornecer um enquadramento estratégico da formação, desenvolver competências para a sua conceção e implementação, bem como preparar agentes de formação para as novas exigências neste domínio.
-
ProgramaProgramme1. A Formação e o Desenvolvimento das Organizações 2. Simulação Pedagógica Inicial - Autoscopias: A Formação como Atividade da GRH 3. Formador: Sistemas, Contextos e Perfil 4. Teorias, Fatores e Processos de Aprendizagem 5. Metodologias e Estratégias Pedagógicas 6. Planeamento e Implementação da Formação 6. Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas de Aprendizagem 7. Avaliação da Formação e das Aprendizagens 8. Simulação Pedagógica Final
-
ObjectivosObjectivesO desenvolvimento de competências pelos "futuros formadores (em formação)" e o treino dos aspectos pedagógicos mais relevantes enquanto agentes formativos, constituem objetivos centrais da aprendizagem, bem como os aspectos relacionados com o planeamento e os controlos inerentes à gestão dos sistemas de formação. Importa que o/a estudante venha a ser capaz de: - Identificar conceitos, teorias e modelos explicativos do processo de aprendizagem, bem como os facilitadores dos mesmos; - Identificar e desenvolver as competências e capacidades necessárias à atividade de formador nos diferentes sistemas de formação; - Caracterizar os diferentes sistemas de formação, de acordo com os objetivos e públicos-alvo específicos, metodologias e meios pedagógicos utilizados; - Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação.
-
BibliografiaBibliographyCardim, C. (2012). Gestão da Formação nas Organizações. Editora Lidel. Forsyth, P. (2010), Como melhorar as capacidades de treino e Formação, Lisboa: Smartbook. Rego, A. et al. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Edições Sílabo. Rodrigues, M. & Ferrão, L. (2006), Formação Pedagógica de Formadores (9ª ed.) Lisboa: Lidel.
-
MetodologiaMethodologyUtilização de plataformas colaborativas de aprendizagem
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
a) Avaliação Contínua
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
A definir
60% - nota mínima de 8 valores *
Simulação Pedagógica Final
A definir
40% - nota mínima de 10 valores *
* Estas são consideradas as notas mínimas para que os elementos sejam considerados para a avaliação contínua
Observações:
Existe a obrigatoriedade da realização de duas sessões de formação simulada (autoscopia).
A classificação obtida na primeira autoscopia (prova prática) não é tida em conta, mas deverá ser avaliada qualitativamente como positiva.
A segunda sessão de formação simulada (autoscopia) terá uma ponderação de 8 valores na nota final.
A autoscopia final é avaliada pelos seguintes critérios de análise:
- Planificação do momento formativo simulado: os alunos deverão acompanhar a realização da autoscopia final do respectivo plano de sessão, de acordo com os princípios e etapas necessários à elaboração de um plano de unidade de formação.
- Comunicação Verbal e não verbal
- Métodos e técnicas pedagógicos utilizados/Meios auxiliares
- Domínio técnico, organização, criatividade e avaliação dos resultados
b) Avaliação Final
- Todos os alunos terão direito a um exame final a realizar numa época de avaliação.
- A realização da unidade curricular por exame final, não dispensa o aluno da obrigatoriedade de realização da autoscopia final , sendo que, neste caso, a classificação obtida nesta prova prática é tida em conta
- A nota obtida na autoscopia final tem validade para os diferentes momentos de avaliação que ocorrem, apenas, durante esse ano letivo


