ISLA IPGT 12983
Desenho Técnico e Interpretação de Projetos
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationNoções do desenho técnico e principais conceitos, fases do projecto e designações. Partes constituintes de um projecto arquitectónico, história da arquitectura e técnicas de representação. Sistemas de projecção e desenho assistido por computador.
-
ProgramaProgrammeHistória da Arquitetura; Técnicas de representação; Desenho á mão livre, normalização, legendas, formatos de folhas, arquivo, linhas, espessuras, traços, letras, símbolos; Sistemas de projeções ortogonais ou Vistas; Método europeu; Método americano; Sistema axonométrico. Projeto: Principais conceitos; Fases do projeto e designações; Partes constituintes de um projeto arquitetónico; Análise e interpretação de peças desenhadas que compõem os projetos; Peças escritas e desenhadas; Projetos de um edifício; Arquitetura, estabilidade, abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de gás e ventilação, instalações elétricas, eletromecânicas e telecomunicações, comportamento térmico e acústico; Conceitos correntes em arquitetura; Legislação: D.L. 163/2006, D.L. 555/1999 e D.L. 26/2010, com as sucessivas alterações, RJUE e RGEU. Desenho assistido por computador: Noções e comandos correntes; Sistema de desenho 2D e 3D; Impressão e arquivo de desenhos.
-
ObjectivosObjectivesPretende-se fornecer noções gerais de desenho técnico e interpretação de projectos, onde o aluno deve ser capaz de visualizar no espaço bidimensional e tridimensional. Dominar o sistema de projecções ortogonais ou de vistas, nomeadamente no método europeu e americano, bem como os sistemas de axonometrias. Competências: Interpretar e executar peças desenhadas e escritas dos projectos de construção. Demonstrar que tem conhecimentos específicos da ferramenta de software CAD 2D e noções do sistema 3D, bem com saber fazer.
-
BibliografiaBibliographyNeufert, E. (2012), Arte de projectar em Arquitectura, Gustavo Gilli, S.A. Cunha, L. (2010), Desenho técnico, fundação Calouste Gulbenkian
-
MetodologiaMethodologyMétodo de ensino: Uma vez que área de multimédia tem uma natureza multi-disciplinar e sendo esta unidade curricular essencialmente de prática laboratorial, será adequado o método de ensino/aprendizagem baseado em projectos. Portanto, será usada a metodologia aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP). Método de Avaliação: Avaliação dos quatro trabalhos práticos produzidos para os vários tópicos abordados, com nota mínima de 10 valores.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Nota Mínima Data limite
Ponderação
Trabalho Individual 1º (*)
10 A agendar durante o semestre
10% (**)
Trabalho Individual 2º (*)
10 A agendar durante o semestre
20% (**)
Trabalho Individual 3º (*)
10 A agendar durante o semestre
60% (**)
Assiduidade -- -- 10% (*) A realizar no decorrer do semestre.
(**) Para avaliação da época normal (Curricular), é necessário a existência de uma avaliação quantitativa em todos os elementos de avaliação para a obtenção de uma avaliação final. Sendo que para os trabalhos a realizar terá uma nota mínima de 10 valores/cada, os alunos com nota inferior aos valores apresentados para os trabalhos a realizar, terão de se submeter a avaliação final por exame.


