ISLA IPGT 11133
Design de Interação
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
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ApresentaçãoPresentationO Design de Interação é a área do Design tem como prinicipal objetivo melhorar a relação entre o utilizador e o objeto/produto, através do estudo, planeamento e aplicação da interação, nos sistemas fisicos e digitais. As aplicações do Design de Interação são variadas, e atuam tanto ao nivel fisico, como cognitivo e emocional da experiência do uitlizador com o produto. O conhecimento dos princípios da interação e da sua aplicação ao desenvolvimento dos diferentes suportes permite aos alunos a criação de sistemas funcionais, apelativos e compreensíveis para o utilizador.
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ProgramaProgramme1. Breve histo¿ria da interac¿a¿o homem-computador. 1.1 Modelos da performance humana 1.2 Teorias cognitiva, da atividade e da ac¿a¿o situada 2. Modelac¿a¿o de utilizadores e tarefas 3. Engenharia de contextos de interac¿a¿o pelo design de meios 4. A prototipagem e o seu papel no design de interac¿a¿o 5. Usabilidade e experie¿ncia de uso 5.1 Modelos e te¿cnicas de avaliac¿a¿o 5.2 Te¿cnicas de observac¿a¿o e ana¿lise 6. A este¿tica da interac¿a¿o no design de interface 7. Visualizac¿a¿o e sonorizac¿a¿o da informac¿a¿o 7.1 Elementos de design visual e sonoro 7.2 A adaptac¿a¿o do design aos dispositivos e contextos de uso 7.3 Interface em cena¿rio de dispositivos mo¿veis 8. Arquiteturas e te¿cnicas de interface: da interface lingui¿stica a¿s GUI, TUI e NUI
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ObjectivosObjectives- Dar a conhecer os fatores humanos na interac¿a¿o e interface; - Apresentar os conceitos fundamentais para compreender a interac¿a¿o entre humanos e sistemas computacionais; - Desenvolver a capacidade para conceber propostas de design de interac¿a¿o e interface para contextos de uso especi¿ficos tendo em vista a otimizac¿a¿o da experie¿ncia de interac¿a¿o; - Desenvolver a capacidade de avaliac¿a¿o da usabilidade com domi¿nio de te¿cnicas variadas e sua adequac¿a¿o ao contexto; - Desenvolver a capacidade de construc¿a¿o de interfaces inovadoras e coerentes com o propo¿sito; No final da UC os estudantes devera¿o ser capazes de: - Aplicar te¿cnicas de prototipagem para investigac¿a¿o e ensaio de proposta de design; - Avaliar a usabilidade atrave¿s de te¿cnicas variadas e adequadas ao contexto do projeto; - Construir interfaces inovadoras e coerentes com o propo¿sito; - Combinar as te¿cnicas de uma forma sistema¿tica numa abordagem empi¿rica ao design de interac¿a¿o
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BibliografiaBibliographyCooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Krug, S. (2014). Don¿t Make Me Think, Revisited A Common Sense Approach to Web Usability (Third Edit). New Riders. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Shaffer, D. (2011). Designing for interaction (Second). Berkley, California: New Riders. Soegaard, M., & Dam, R. F. (2015). Interaction Design Foundation Encyclopedia of Human-Computer Interaction. (M. Soegaard & R. F. Dam, Eds.) (2nd ed.). The Interaction Design Foundation.
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MetodologiaMethodology1. Aprendizagem Ativa: Os alunos são incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem. Pode incluir discussões em grupo, resolução de problemas, estudos de caso e atividades práticas que promovem a participação ativa dos alunos. 2. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que envolvem a solução de problemas do mundo real. Esses projetos promovem habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Similar à PBL, os alunos são apresentados a um problema do mundo real e são encorajados a encontrar soluções através da pesquisa e colaboração. O foco está na resolução de problemas e no desenvolvimento do pensamento crítico. 4. Microlearning: Divide o conteúdo em pequenas unidades que são mais fáceis de digerir.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão