ISLA IPGT 23529
Design de Interfaces
Multimédia (L) (ISLA GAIA)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Design de Interfaces pretende dotar os estudantes de competências para a criação de interfaces nos sistemas multimédia.
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ProgramaProgramme1. Função do Designer 2. User Experience & User Interface - Introdução a UX (User Experience) - O que é UX e UI? O que é a Usabilidade? - Princípios de Design (de interfaces) e Usabilidade - Ferramentas online, processos criativos e metodologias de trabalho. - Estrutura da informação (arquitetura da informação), grelhas, wireframes, mockups e prototipagem - Desenho (mapa) da navegação, hierarquia visual de conteúdos - Criação de interfaces gráficos - Testes de utilizador, avaliações heurísticas, análise de resultados - Interfaces não-gráficos 3. Design de Interação - Definição e contextualização - Processo de comunicação - Processo de design de interação - Utilizadores/Dispositivos/Ambiente - Necessidades e requisitos - Dispositivos de interação - Estilos de interação - Interação Pessoa-Máquina 4. Design Thinking - Design centrado no utilizador - Design iterativo 5. Design Visual - Tendências design interfaces - Displays e Dispositivos (dimensões, margens de segurança) - Desenho ecrãs
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ObjectivosObjectivesO objetivo desta unidade curricular é introduzir conceitos de Design de Interface e práticas atuais de criação de layouts para sítios web, sistemas e aplicações móveis, capacitando os estudantes com competências nas áreas de Web Designer, UX Designer, UI Designer. Os objetivos específicos: -Identificar os vários módulos de um processo iterativo que conduzem à conceção de uma interface adequada para um produto multimédia -Compreender como se implementa e avalia um cenário de comunicação humano computador. -Aplicar de forma adequada os princípios de design na conceção da interface de produtos multimédia; -Analisar de forma crítica, formativa e analítica a área do design de interfaces multimédia.
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BibliografiaBibliographyFonseca, Manuel J., Campos Pedro, Gonçalves Daniel (2020), Introdução ao Design de Interfaces, 3ªEdição, FCA - Editora de Informática Nielsen, Jakob; Budiu, Radiuca (2014), Usabilidade móvel, Elsevier, Editora Campus Nielsen, Jakob; Loranger, Hoa (2007), Usabilidade na Web, Elsevier, Editora CampusNorman, Donald; NIELSEN, Jakob (2013). 10 Heuristics for User Interface Design. (http: //www. nngroup. com/articles/ten-usability- heuristics/) Preece, J., Rogers, Y. & Sharp, H. (2005). Design de Interação. Bookman
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MetodologiaMethodologyMetodologia de ensino: Tendo em conta que esta unidade curricular é de cariz teórico-prático e prático-laboratorial, a metodologia de ensino é focada na exposição de cada tema com detalhe com recurso a um projetor mostrando exemplos tipo, seguida de exercícios práticos de aplicação, experimentação e teste em contexto laboratorial.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho Pratico 1
15%
Trabalho Pratico 2
40%
Trabalho Pratico 3
45%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


