ISLA IPGT 13301
Design e Comunicação Visual
Multimédia (L) (ISLA GAIA)
-
ApresentaçãoPresentationExploração dos elementos gráficos do design e da comunicação visual e respetiva aplicação nos diferentes suportes de comuicação como forma de construção de significado através da utilização das práticas, linguagens e métodos do design.
-
ProgramaProgramme1. Sinal, signo e semiótica Sentido, significado, referência; Significação e consciência 2. Semiologia dos objetos Escrita, filme, televisão 3. Introdução à História do Design Gráfico Enquadramento do Design e da Comunicação Visual na História Os princípios do Design Gráfico Os elementos básicos A Grelha Hierarquia dos elementos Trabalhar a Imagem Ilustração Palavra e Imagem Ferramentas e Materiais 4. A Comunicação Estratégias de comunicação Comunicação como um processo Composição Design para Impressão (edição, publicidade, embalagem) Design para Ecrã (Internet, Multimédia)
-
ObjectivosObjectivesFalar de imagem é falar da atividade do homem e de todas as ciências que lhe estão ligadas porque todas elas referem os sinais que a informam, o significado, o funcionamento e a respetiva utilização. É este o campo onde se situa o ensino desta vertente, dando-se especial atenção à produção de sentido na construção da imagem. Sensibilizar o estudante a ter uma opinião pessoal, independentemente da prática académica e comercial. Sensibilizar o estudante na procura de se familiarizar com as capacidades comunicativas humanas, nomeadamente no que diz respeito à perceção, processamento cognitivo e respostas multissensoriais. Competências: -Conhecer os fundamentos de design; -Adquirir conhecimentos dos princípios básicos da comunicação visual; -Saber pensar, descodificar informação e transformar códigos visuais; -Desenvolver atitudes experimentais, de pesquisa e autocrítica; -Conseguir concretizar um projeto artístico, dominando as suas diferentes fases metodológicas.
-
BibliografiaBibliographyCarmelo, L., (2014). Semiótica – uma introdução, Europa-América. Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic. Gordon, B.; Gordon, M.,(2012). O Essencial do Design Gráfico, Senac. Munari, B. (2017),, Design e Comunicação Visual, Edições 70. Newark, Q.,(2007). What is Graphic Design?; Rotovision.
-
MetodologiaMethodologyMetodologia do Design Thinking, PBL - Project based Learnig; Metodologias participativas e cooperativas; Estudo de caso.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão