Skip to main content

ISLA IPGT 13301

Design e Comunicação Visual

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Exploração dos elementos gráficos do design e da comunicação visual e respetiva aplicação nos diferentes suportes de comuicação como forma de construção de significado através da utilização das práticas, linguagens e métodos do design. 
  • ProgramaProgramme
    1. Sinal, signo e semiótica Sentido, significado, referência; Significação e consciência  2. Semiologia dos objetos Escrita, filme, televisão  3. Introdução à História do Design Gráfico  Enquadramento do Design e da Comunicação Visual na História Os princípios do Design Gráfico  Os elementos básicos A Grelha  Hierarquia dos elementos Trabalhar a Imagem Ilustração  Palavra e Imagem Ferramentas e Materiais  4. A Comunicação Estratégias de comunicação  Comunicação como um processo Composição  Design para Impressão (edição, publicidade, embalagem) Design para Ecrã (Internet, Multimédia) 
  • ObjectivosObjectives
    Falar de imagem é falar da atividade do homem e de todas as ciências que lhe estão ligadas porque todas elas referem os sinais que a informam, o significado, o funcionamento e a respetiva utilização.  É este o campo onde se situa o ensino desta vertente, dando-se especial atenção à produção de sentido na construção da imagem. Sensibilizar o estudante a ter uma opinião pessoal, independentemente da prática académica e comercial. Sensibilizar o estudante na procura de se familiarizar com as capacidades comunicativas humanas, nomeadamente no que diz respeito à perceção, processamento cognitivo e respostas multissensoriais. Competências:  -Conhecer os fundamentos de design;  -Adquirir conhecimentos dos princípios básicos da comunicação visual;  -Saber pensar, descodificar informação e transformar códigos visuais;  -Desenvolver atitudes experimentais, de pesquisa e autocrítica;  -Conseguir concretizar um projeto artístico, dominando as suas diferentes fases metodológicas. 
  • BibliografiaBibliography
    Carmelo, L., (2014). Semiótica – uma introdução, Europa-América.  Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic.  Gordon, B.; Gordon, M.,(2012). O Essencial do Design Gráfico, Senac.  Munari, B. (2017),, Design e Comunicação Visual, Edições 70.  Newark, Q.,(2007). What is Graphic Design?; Rotovision. 
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia do Design Thinking,  PBL - Project based Learnig;  Metodologias participativas e cooperativas; Estudo de caso.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não