ISLA IPGT 8469
Distribuição e Logística
Gestão de Vendas e Marketing (CTSP) (ISLA GAIA)
-
ApresentaçãoPresentationÉ uma unidade curricular de grande relevância para as organizações no geral. A Logística e a distribuição são necessárias em todas as áreas de negócio.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à Gestão de Operações 1.1. A evolução histórica 1.2. Produtividade e competitividade 1.3. Objetivos da Gestão de Operações e da Produção 2. A previsão da procura 2.1. As características da procura e o processo de previsão 2.2. Métodos de previsão 3. Localização física das instalações 4. Planeamento agregado da produção 4.1. Características do processo de planeamento 4.2. Técnicas de planeamento agregado de produção 5. Gestão de stocks 5.1. Características dos stocks 5.2. Modelos utilizados na gestão económica dos stocks 5.3. Stock de segurança 6. Gestão de Compras 7. Gestão dos recursos de produção (MRP)
-
ObjectivosObjectivesOs Alunos devem desenvolver competências para aplicar conceitos e ferramentas da Distribuição e Logística. Devem também ser capazes de identificar, equacionarem e resolverem pragmaticamente problemas reais, na área da Distribuição e Logística. E gerir processos de forma a estes criarem valor para o cliente. A Unidade Curricular deve: 1) Capacitar o aluno para intervenções ao nível da gestão da distribuição e logística, de forma a alcançar e reforçar vantagem competitiva. 2) Capacitar o aluno para intervir em decisões estratégicas e em decisões táticas no que respeita à Distribuição e Logística. 3) Capacitar o aluno para refletir nas consequências para todas as ¿partes interessadas¿ das decisões tomadas a nível da Distribuição e Logística.
-
BibliografiaBibliographySilva, A. (2018). Gestão de operações e logística. Edições Sílabo. Duarte, P. (2017). Logística: Conceitos, estratégias e práticas. Lidel. Ferreira, J., & Rodrigues, M. (2019). Distribuição e logística: Fundamentos e práticas. Escolar Editora.
-
MetodologiaMethodologyA adoção de metodologias inovadoras no ensino de Distribuição e Logística é essencial para a formação de profissionais preparados para o mercado. Estas abordagens tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo. Estudos de caso práticos ajudam os estudantes a aplicar conceitos teóricos em situações reais, aprofundando o entendimento das práticas logísticas. Simulações e o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, são cruciais para desenvolver competências. O trabalho em grupo estimula habilidades colaborativas e a troca de ideias. A sala de aula invertida promove maior envolvimento e autonomia. O suporte digital por meio de plataformas de e-learning e conteúdos multimídia enriquece a experiência educacional, preparando os alunos para um mercado em constante evolução.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão