Skip to main content

ISLA IPGT 24579

Estágio / Projeto Aplicado II

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Pretende-se com esta unidade curricular possibilitar aos alunos uma ligação à vida ativa, através da interação entre a formação académica e as necessidades de competências das empresas / instituições.    Alternativamente, pretende-se com a presente unidade curricular introduzir o espírito e metodologia de trabalho para a realização de um projeto, estimulando a capacidade empreendedora e criando competências para que os alunos sejam interventivos no desempenho da sua atividade profissional. 
  • ProgramaProgramme
    ESTÁGIO: 1. Organização do processo de colocação dos/as alunos em estágio; 2. Definição do local de estágio e do seu período de realização; 3. Formalização do estágio: elaboração de protocolo, identificação do orientador externo, elaboração do plano de trabalho em conjunto com a instituição, definição dos objetivos gerais do estágio; 4. Preparação para integrar o local de estágio: sessões de orientação; 5. Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências e equipas; 6. Relatório de estágio sobre o trabalho realizado e que inclua a caracterização da organização onde decorreu o estágio; 7. Defesa pública do Relatório sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico.   PROJETO APLICADO: -Elaboração da Proposta de Projeto Aplicado; -Realização e apresentação de um Projeto Aplicado que pressupõea resolução de um problema concreto.
  • ObjectivosObjectives
    É objetivo genérico o desenvolvimento do “saber fazer” e aprendizagem em contexto de trabalho. São objetivos específicos os seguintes: - Aplicação de conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo da formação académica; - Facilitar a inserção profissional do futuro licenciado em Gestão do Turismo no mercado de trabalho; - Ensaiar práticas ajustadas às necessidades do mercado de trabalho; - Avaliar o interesse e perfil do estagiário para o exercício de uma profissão em Turismo e a sua disponibilidade para a execução de tarefas diferenciadas, consoante as áreas em causa.   Alternativamente, pode desenvolver um Projeto ao longo do semestre que contemple a integração dos diversos conhecimentos e competências adquiridos pelo aluno ao longo do seu percurso académico para proporcionar uma efetiva ligação da teoria à prática e para desenvolver o espírito de inovação e iniciativa dos alunos que contribua para uma dinamização da atividade turística local/regional ou nacional.
  • BibliografiaBibliography
    Não é utilizada nenhuma bibliografia específica. O aluno faz a sua própria pesquisa bibliográfica. É também uma ocasião para rever muita da bibliografia utilizada ao longo do curso e que possa ser relevante para o trabalho desenvolvido na instituição de acolhimento e/ou para o relatório de estágio.
  • MetodologiaMethodology
    Ao combinar estas metodologias inovadoras, os professores podem criar uma experiência de aprendizagem rica e significativa na unidade curricular, preparando os alunos de forma eficaz para a prática profissional: - Aprendizagem experiencial: Incentivar os alunos a aprender através da experiência prática durante o estágio, refletindo sobre suas experiências e identificando lições aprendidas e áreas para desenvolvimento; - Mentoria: Atribuir mentores aos estudantes durante o estágio para fornecer orientação individualizada, feedback e apoio ao desenvolvimento profissional e académico; - Reflexão: Incorporar atividades de reflexão, como diários de estágio, ensaios reflexivos ou discussões em grupo, para ajudar os alunos a processar as suas experiências de estágio, identificar novas perspetivas e aplicar conceitos teóricos à prática.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim
  • AvaliaçãoEvaluation

    Dada a natureza integradora e transversal, a avaliação a esta unidade curricular apresenta formatos distintos, processando-se por intermédio de apresentação, discussão e defesa de um relatório perante um júri, constituído para o efeito e, do trabalho desenvolvido na instituição de estágio.

    A avaliação desta unidade curricular varia de acordo com a tipologia de trabalho.

     

    Estágio Curricular

    • Análise da avaliação realizada pelo supervisor da organização/entidade/empresa de acordo com modelo

    • Avaliação do professor orientador de estágio

    • Avaliação do Relatório de Estágio e respetiva apresentação

    • Componente formal; qualidade; adequação das análises/tarefas efetuadas; bibliografia; processamento da informação/conhecimentos recolhidos/originados

     

    Projeto Aplicado

    Avaliação final do projeto (por três docentes), após apresentação oral, constituindo-se como critérios:

    • A avaliação do trabalho na sua componente formal, em termos de qualidade, referências bibliográficas, processamento da informação recolhida e originada, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos conseguida

    • Apresentação e defesa do trabalho

     

    Os alunos desenvolvem o Projeto Aplicado ou o Estágio Curricular com a ponderação de 100% da classificação final.