ISLA IPGT 25587
Estudo dos Media
Comunicação Digital (L) (ISLA IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationInformação e Jornalismo (INJ); APM (Áudio Visuais e Produção dos Media) A Unidade Curricular (UC) "Estudo dos Media" é uma disciplina fundamental em diversos cursos de graduação e pós-graduação na área das Ciências da Comunicação e dos Media. Esta UC tem como objetivo principal analisar e compreender os diferentes meios de comunicação, as suas características, evolução histórica e o impacto nas sociedades contemporâneas.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Das sociedades de tradição oral às sociedades da escrita 2. A comunicação como produção de significados 2.1 As perspectivas da semiótica e da semiótica social 2.2 Vocabulário crítico: o mito e o simulacro (Teoria Crítica e Estudos Culturais) 3. O estudo dos media 3.1Discurso, ideologia e poder 3.2 Os novos media 4. Comunicação e mercado 4.1 Publicidade 4.2 Comunicação estratégica: reputação, imagem e opinião pública 5 Os mass media e a “cultura de massa” 5.1 Os media eletrónicos na sociedade pós-industrial 5.2 A Internet e a “aldeia global” 5.3 Da comunicação de massas à comunicação em rede 6. Efeitos sociais dos media
-
ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular tem como objetivo delinear a evolução histórica dos meios de comunicação, relacionando com o contexto sóciocultural. Dar particular ênfase às correntes que se debruçam sobre as tecnologias e sobre a comunicação visual e de analise as características específicas dos media, os seus usos e os seus efeitos.
-
BibliografiaBibliographyBriggs, A. and P. Burke (2005). A Social History of the Media: from Gutenberg to the Internet. Polity Press. Bolter, J. D. & Grusin, R. (2000). Remediation: understanding new media. MIT Press. Debray, R. (1994). Vida e Morte da Imagem: Uma história do olhar no Ocidente. Vozes Editora. Ferreira, Gil (2009). Comunicação, Media e Identidade: Intersubjectividade e dinâmicas de reconhecimento nas sociedades modernas. Edições Colibri. Morin, E. (1997). O cinema ou o homem imaginário. Relógio d’Àgua. Mark B. N. Hansen, William John Thomas Mitchell (2010). Critical Terms for Media Studies. University of Chicago Press. McDougall, Julian (2019). Fake News Vs Media Studies, Travels in a False Binary. Springer International Publishing.
-
MetodologiaMethodologyAulas teóricas para exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) e apresentações e discussões pelos estudantes (método ativo e participativo). Realização de investigação e apresentação em grupo pelos estudantes sobre um projeto específico, aplicando as técnicas e ferramentas lecionadas e demonstradas. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) Os estudantes desenvolvem um projeto de análise crítica de um meio de comunicação específico ou de um caso de comunicação estratégica ou publicidade, investigando sua história, impacto social e tendências futuras, aplicando as teorias estudadas e utilizando diferentes plataformas mediáticas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo), i.e., testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos, e respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Análise de um estudo sobre o consumo de media por gerações: fenómeno contemporâneo. Apresentação e submissão no Moodle.
17-12-2025
50%
Teste escrito
7-1-2025
40%
Assiduidade e Participação -- 10% Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


