ISLA IPGT 23149
Ética e Responsabilidade Social e Cidadania
Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular procura sensibilizar os estudantes para a crescente importância da ética, da responsabilidade social e cidadania, na atualidade, a nível individual e organizacional, bem como para a temática da acessibilidade, mobilidade e igualdade de oportunidades para todos. Um futuro profissional no setor do turismo precisa de estar consciente das implicações éticas e sustentáveis do setor e estar alinhado com os objetivos estratégicos a este nível.
-
ProgramaProgrammePonto I – Ética no âmbito do Turismo: · Enquadramento teórico-analítico; · Processo de decisão ética nas organizações turísticas; · Códigos de conduta ética: o Código Mundial de Ética do Turismo . Dilemas éticos e diferenças culturais Ponto II – Responsabilidade social individual e coletiva aplicada ao Turismo ·Dimensões da responsabilidade social · Responsabilidade social estratégica e orientações ao nível certificações e diretrizes . O envolvimento dos stakeholders. . A perspetiva dos consumidores e dos colaboradores do setor turismo sobre a RS . Especificidades setoriais no Turismo Ponto III – Turismo Acessível e Turismo sustentável · O turismo sustentável . Reflexão conceptual sobre o Turismo acessível; · Mercados-alvo e oportunidade económica; · Oferta turística e Acessibilidade nos serviços turísticos; · Standards e boas práticas em Turismo.
-
ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular tem como objetivo sensibilizar os estudantes para a crescente importância da ética, da responsabilidade social e cidadania, na atualidade, a nível individual e organizacional, bem como para a temática da acessibilidade, mobilidade e igualdade de oportunidade para todos. Promover a tomada de consciência social para os aspetos da diferença e das necessidades especiais, ao mesmo tempo que desenvolve a formação na área da gestão do turismo.
-
BibliografiaBibliography- Gomes, B.M.A Magalhães, F. S. (2013). Turismo e ética: o entendimento de turistas. Tourism and Ethics: The Tourist’s Understanding., 13(1), 1–11. - Jeou-Shyan Horng, Hsuan Hsu & Chang-Yen Tsai (2018) An assessment model of corporate social responsibility practice in the tourism industry, Journal of Sustainable Tourism, 26:7, 1085-1104, DOI: 10.1080/09669582.2017.1388384 - Lee, S., Hwang, D. H. S., Shin, M., & Kang, K. H. (2025). Strategic corporate social responsibility in the tourism and hospitality industry: Conceptual proposal. Tourism Economics, 31(5), 813-826. - Poveda-Pareja, E., Marco-Lajara, B., Úbeda-García, M., & Manresa-Marhuenda, E. (2025). The paradox between means and end: Workforce nationality diversity and a strategic CSR approach to avoid greenwashing in tourism accommodations. Journal of Sustainable Tourism, 33(8), 1709-1729. - Rego, A. et al. (2006). Gestão ética e socialmente responsável: teorica e prática. Lisboa: RH Editora.
-
MetodologiaMethodologyEsta Uc terá uma metodologia pedagógica de aprendizagem experiencial, baseada num projeto aplicado a uma organização em que os estudantes terão que fazer o diagnóstico da resposnabilidade social e acessibilidades de uma organização e fazer posteriormente uma proposta de intervenção a este nível.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data
Ponderação
1. Teste individual único
26-11-2025
40%
2. Trabalho de grupo de diagnóstico e plano de intervenção ao nível ética, responsabilidade social de uma organização do setor turístico e suas ofertas ao nível da acessibilidade
total
40%
29-10-2025
Entrega Relatório intermédio (15%)
07-01-2026
Entrega Relatório final e apresentação/defesa (30%)
3. Participação e envolvimento nas sessões (inclui assiduidade e pontualidade; desafios lançados nas aulas)
Ao longo do semestre
15%


