Skip to main content

ISLA IPGT 23149

Ética e Responsabilidade Social e Cidadania

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular procura sensibilizar os estudantes para a crescente importância da ética, da responsabilidade social e cidadania, na atualidade, a nível individual e organizacional, bem como para a temática da acessibilidade, mobilidade e igualdade de oportunidades para todos. Um futuro profissional no setor do turismo precisa de estar consciente das implicações éticas e sustentáveis do setor e estar alinhado com os objetivos estratégicos a este nível.  
  • ProgramaProgramme
    Ponto I – Ética no âmbito do Turismo: · Enquadramento teórico-analítico; · Processo de decisão ética nas organizações turísticas; · Códigos de conduta ética: o Código Mundial de Ética do Turismo . Dilemas éticos e diferenças culturais   Ponto II – Responsabilidade social individual e coletiva aplicada ao Turismo ·Dimensões da responsabilidade social · Responsabilidade social estratégica e orientações ao nível certificações e diretrizes . O envolvimento dos stakeholders. . A perspetiva dos consumidores e dos colaboradores do setor turismo sobre a RS . Especificidades setoriais no Turismo   Ponto III – Turismo Acessível e Turismo sustentável · O turismo sustentável . Reflexão conceptual sobre o Turismo acessível; · Mercados-alvo e oportunidade económica; · Oferta turística e Acessibilidade nos serviços turísticos; · Standards e boas práticas em Turismo.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo sensibilizar os estudantes para a crescente importância da ética, da responsabilidade social e cidadania, na atualidade, a nível individual e organizacional, bem como para a temática da acessibilidade, mobilidade e igualdade de oportunidade para todos. Promover a tomada de consciência social para os aspetos da diferença e das necessidades especiais, ao mesmo tempo que desenvolve a formação na área da gestão do turismo.  
  • BibliografiaBibliography
    - Gomes, B.M.A Magalhães, F. S. (2013). Turismo e ética: o entendimento de turistas. Tourism and Ethics: The Tourist’s Understanding., 13(1), 1–11. - Jeou-Shyan Horng, Hsuan Hsu & Chang-Yen Tsai (2018) An assessment model of corporate social responsibility practice in the tourism industry, Journal of Sustainable Tourism, 26:7, 1085-1104, DOI: 10.1080/09669582.2017.1388384 - Lee, S., Hwang, D. H. S., Shin, M., & Kang, K. H. (2025). Strategic corporate social responsibility in the tourism and hospitality industry: Conceptual proposal. Tourism Economics, 31(5), 813-826. - Poveda-Pareja, E., Marco-Lajara, B., Úbeda-García, M., & Manresa-Marhuenda, E. (2025). The paradox between means and end: Workforce nationality diversity and a strategic CSR approach to avoid greenwashing in tourism accommodations. Journal of Sustainable Tourism, 33(8), 1709-1729. - Rego, A. et al. (2006). Gestão ética e socialmente responsável: teorica e prática. Lisboa: RH Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Esta Uc terá uma metodologia pedagógica de aprendizagem experiencial, baseada num projeto aplicado a uma organização em que os estudantes terão que fazer o diagnóstico da resposnabilidade social e acessibilidades de uma organização e fazer posteriormente uma proposta de intervenção a este nível.   
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição

    Data

    Ponderação

    1. Teste individual único

    26-11-2025

    40%

    2. Trabalho de grupo de diagnóstico e plano de intervenção ao nível ética, responsabilidade social de uma organização do setor turístico e suas ofertas ao nível da acessibilidade

    total

    40%

    29-10-2025

    Entrega Relatório intermédio (15%)

    07-01-2026

    Entrega Relatório final e apresentação/defesa  (30%)

    3. Participação e envolvimento nas sessões (inclui assiduidade e pontualidade; desafios lançados nas aulas)

    Ao longo do semestre

    15%