Skip to main content

ISLA IPGT 24101

Fundamentos de Design

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade de Fundamentos do Design pretende dotar os alunos de conhecimento das práticas, linguagens e métodos do design no âmbito do desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia. Para o desenvolvimento de produtos/aplicações é fundamental que o aluno desenvolva competências ao nível da metodologia do Design, compreendendo todas as fases do processo; da organização dos diferentes elementos gráficos e da composição visual, permitindo-lhe criar objetos de comunicação centrados no humano; e que adote metodologias que estimulem a criatividade e inovação na criação e apresentação de propostas visuais para os diferentes suportes de comunicação. 
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Design comunicac¿a¿o: - Práticas , linguagens e métodos; - A metodologia do Design História do Design de comunicação Abordagem ao contexto histo¿rico do design de comunicac¿a¿o Composic¿a¿o visual: - Noc¿o¿es e princi¿pios organizativos da composic¿a¿o visual  - Relac¿a¿o compositiva - Conceito/Imagem/Texto - Ana¿lise da imagem - Sistemas de grelhas e composic¿a¿o gra¿fica Tipografia: - Evoluc¿a¿o histo¿rica da tipografia; - Ana¿lise e estudo de fontes tipogra¿ficas; - Aplicac¿o¿es pra¿ticas – estudo de casos. Sistemas de identidade visual: - Identidade visual (branding) contextualizac¿a¿o histo¿rica;  - Elementos de um programa de Identidade visual; - Identidade corporativa - Estudo de casos. Design de comunicac¿a¿o e os meios digitais: - Design de comunicac¿a¿o; - Design e Visual Mapping; - Me¿todos, linhas de orientac¿a¿o e sistematizac¿a¿o de princi¿pios ba¿sicos Ferramentas de composic¿a¿o gra¿fica.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem por objetivo sensibilizar os estudantes a compreender pra¿ticas, linguagens e me¿todos de design. Relacionar o design e os meios digitais e desenvolver e explorar diferentes soluc¿o¿es formais Compete¿ncias: -Conhecer os fundamentos de design e sua histo¿ria; -Adquirir conhecimentos dos princi¿pios ba¿sicos da comunicac¿a¿o visual; -Saber pensar, descodificar informac¿a¿o e transformar co¿digos visuais; -Desenvolver atitudes experimentais, de pesquisa e autocri¿tica; -Conseguir concretizar um projeto arti¿stico, dominando as suas diferentes fases metodolo¿gicas. -Dominar as ferramentas informa¿ticas de composic¿a¿o gra¿fica
  • BibliografiaBibliography
    Ambrose, Gavin, Harris,Paul (2012), Fundamentos de Design Criativo, BookmanArmstrong, Teoria Helen, do design gra¿fico, Ubu Editora, 2019 Dabner, David, Curso de design gra¿fico ( 2 edic¿a¿o ): Princi¿pios e pra¿ticas, Editora Gustavo Gili. 2019 Fusco, Renato, Histo¿ria do design, Perspectiva, 2019 Lynch, P. & Horton, S. (2009). Web Style Guide: Basic Design Principles for Creating Web Sites (3a ed). Yale UniversityPress. [ISBN: 9780300137378} Norman, Donald; NIELSEN, Jakob (2013). 10 Heuristics for User Interface Design. (http: //www. nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/) Meggs, Philip B., Histo¿ria do Design Gra¿fico, Cosac Naify, 2009 Munari, Bruno (2013). Design e Comunicac¿a¿o Visual, Edic¿o¿es 70
  • MetodologiaMethodology
    Project and Problem Based Learning 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não