Skip to main content

ISLA IPGT 24101

Fundamentos de Design

Multimédia (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade de Fundamentos do Design pretende dotar os alunos de conhecimento das práticas, linguagens e métodos do design no âmbito do desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia. Para o desenvolvimento de produtos/aplicações é fundamental que o aluno desenvolva competências ao nível da metodologia do Design, compreendendo todas as fases do processo; da organização dos diferentes elementos gráficos e da composição visual, permitindo-lhe criar objetos de comunicação centrados no humano; e que adote metodologias que estimulem a criatividade e inovação na criação e apresentação de propostas visuais para os diferentes suportes de comunicação. 
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Design comunicação - Práticas , linguagens e métodos; - A metodologia do Design História do Design de comunicação Abordagem ao contexto histo¿rico do design de comunicac¿a¿o Composic¿a¿o visual: - Noc¿o¿es e princi¿pios organizativos da composic¿a¿o visual  - Relac¿a¿o compositiva - Conceito/Imagem/Texto - Ana¿lise da imagem - Sistemas de grelhas e composic¿a¿o gra¿fica Tipografia: - Evoluc¿a¿o histo¿rica da tipografia; - Ana¿lise e estudo de fontes tipogra¿ficas; - Aplicac¿o¿es pra¿ticas – estudo de casos. Sistemas de identidade visual: - Identidade visual (branding) contextualizac¿a¿o histo¿rica;  - Elementos de um programa de Identidade visual; - Identidade corporativa - Estudo de casos. Design de comunicac¿a¿o e os meios digitais: - Design de comunicac¿a¿o; - Design e Visual Mapping; - Me¿todos, linhas de orientac¿a¿o e sistematizac¿a¿o de princi¿pios ba¿sicos Ferramentas de composic¿a¿o gra¿fica.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem por objetivo sensibilizar os estudantes a compreender pra¿ticas, linguagens e me¿todos de design. Relacionar o design e os meios digitais e desenvolver e explorar diferentes soluc¿o¿es formais Compete¿ncias: -Conhecer os fundamentos de design e sua histo¿ria; -Adquirir conhecimentos dos princi¿pios ba¿sicos da comunicac¿a¿o visual; -Saber pensar, descodificar informac¿a¿o e transformar co¿digos visuais; -Desenvolver atitudes experimentais, de pesquisa e autocri¿tica; -Conseguir concretizar um projeto arti¿stico, dominando as suas diferentes fases metodolo¿gicas. -Dominar as ferramentas informa¿ticas de composic¿a¿o gra¿fica
  • BibliografiaBibliography
    Ambrose, G., & Harris, P. (2012). Fundamentos de design criativo. Bookman. Armstrong, H. (2019). Teoria do design gráfico. Ubu Editora. Dabner, D. (2019). Curso de design gráfico: Princípios e práticas (2.ª ed.). Editora Gustavo Gili. De Fusco, R. (2019). História do design. Perspectiva. Lynch, P. J., & Horton, S. (2009). Web style guide: Basic design principles for creating web sites (3.ª ed.). Yale University Press. Nielsen, J., & Norman, D. (2013). 10 heuristics for user interface design. Nielsen Norman Group. https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/ Meggs, P. & Purvis, A. (2016, 6.ª ed.). Meggs’ History of Graphic Design Munari, B. (2013). Design e comunicação visual. Edições 70.
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem baeada em problemas  Aprendizagem baseada em projetos Design Thinking   Sala de aula invertida 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho 1

     

    25

    Trabalho 2

     

    30

    Trabalho 3 

     

    45

     

    -Não são aceites trabalhos no momento de avaliação que não foram acompanhados pela docente (Caso o aluno não posso ir às aulas presenciais, terá de agendar sessão online em horário a combinar, para acompanhamento dos trabalhos)

    -Todos os trabalhos são obrigatórios

    -Os trabalhos têm nota mínima de 7,5 valores (0 - 20val).

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...