ISLA IPGT 23130
Fundamentos de Turismo
Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular introduz os estudantes aos conceitos fundamentais do turismo, enquadrando a evolução histórica da atividade turística, a sua organização institucional e as dinâmicas da procura e da oferta. Inserida no 1.º semestre do 1.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, fornece a base teórica e conceptual para as restantes unidades curriculares da área, permitindo compreender o turismo como sistema e como fenómeno económico, social, cultural e territorial. A unidade curricular pretende ainda sensibilizar os estudantes para os desafios atuais do setor, em particular no que respeita à sustentabilidade, à responsabilidade profissional e ao papel do turismo no desenvolvimento dos destinos.
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ProgramaProgrammeAnálise do fenómeno turístico Estrutura e organização do turismo A evolução das sociedades e a evolução do turismo: desde a génese ao séc. XXI A procura turística A oferta turística O mercado turístico Perspetivas futuras em turismo.
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ObjectivosObjectivesNo final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: Identificar e explicar os principais conceitos e definições associados ao fenómeno turístico. Descrever a evolução histórica do turismo e relacioná-la com a transformação das sociedades. Caracterizar a procura turística, identificando fatores determinantes e principais tipologias de turistas. Caracterizar a oferta turística, distinguindo produtos, serviços e agentes privados e institucionais. Compreender a estrutura e organização do turismo em Portugal e reconhecer o papel das principais entidades públicas e privadas. Interpretar informação estatística básica sobre a atividade turística, a partir de fontes oficiais. Reconhecer os principais impactos económicos, socioculturais e ambientais do turismo e discutir o papel da sustentabilidade no desenvolvimento turístico. Competências transversais: trabalho em equipa, comunicação oral e escrita em contexto académico, pensamento crítico e reflexivo, responsabilidade e autonomia.
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BibliografiaBibliographyBoniface, B., Cooper, C., & Cooper, R. (2021). Worldwide Destinations: The Geography of Travel and Tourism (8th ed.). Routledge. Christou, P. (2022). The History and Evolution of Tourism. CABI. Cunha, L.; Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo, 6ª Ed. Lisboa: Lidel. ISBN: 9789897524332 Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, S.W. (2017). Tourism: Principles and Practice (6th ed.). Pearson Goeldner, C., & Ritchies, J. R. (2012). Tourism: Principles, Practices, Philosophies (12th ed.). Wiley. Ignarra, L. R. (2013). Fundamentos do Turismo (3ª ed.). São Paulo: Cengage Learning Robinson, P., Luck, M., Smith, S. (2020). Tourism (2nd ed.). Cabi Zuelow, E. (2016). A History of Modern Tourism. Palgrave.
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MetodologiaMethodologyAs aulas combinam exposição teórica com discussão e aplicação prática dos conceitos. Serão utilizadas: aulas expositivas dialogadas; análise de pequenos casos e exemplos de destinos; exercícios de interpretação de dados estatísticos; orientação tutorial do trabalho de grupo. Serão mobilizadas metodologias ativas que promovem o envolvimento dos estudantes e o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente: Aprendizagem colaborativa: trabalhos de grupo, exercícios em subgrupos e apresentação oral dos resultados, potenciando a partilha de perspetivas e o desenvolvimento de competências comunicacionais. Flipped classroom: leitura prévia de pequenos textos, consulta de documentos estratégicos ou dados estatísticos, seguida de discussão orientada em aula. Ensino reflexivo: elaboração de breves reflexões escritas sobre temas como massificação, gentrificação, impactos e sustentabilidade, promovendo a capacidade crítica.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Descrição
Ponderação
Teste individual 1
30%
Trabalho individual 2
30%
Teste escrito 30% Presenças/Participação 10% NB: Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.
AVALIAÇÃO FINAL (1ª E 2º ÉPOCAS)
Descrição
Ponderação
Exame escrito individual
60%
Trabalho (Obrigatório)
40%
NB: Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.


