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ISLA IPGT 23130

Fundamentos de Turismo

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular introduz os estudantes aos conceitos fundamentais do turismo, enquadrando a evolução histórica da atividade turística, a sua organização institucional e as dinâmicas da procura e da oferta.   Inserida no 1.º semestre do 1.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, fornece a base teórica e conceptual para as restantes unidades curriculares da área, permitindo compreender o turismo como sistema e como fenómeno económico, social, cultural e territorial.   A unidade curricular pretende ainda sensibilizar os estudantes para os desafios atuais do setor, em particular no que respeita à sustentabilidade, à responsabilidade profissional e ao papel do turismo no desenvolvimento dos destinos.
  • ProgramaProgramme
    Análise do fenómeno turístico Estrutura e organização do turismo A evolução das sociedades e a evolução do turismo: desde a génese ao séc. XXI A procura turística A oferta turística O mercado turístico Perspetivas futuras em turismo.
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: Identificar e explicar os principais conceitos e definições associados ao fenómeno turístico. Descrever a evolução histórica do turismo e relacioná-la com a transformação das sociedades. Caracterizar a procura turística, identificando fatores determinantes e principais tipologias de turistas. Caracterizar a oferta turística, distinguindo produtos, serviços e agentes privados e institucionais. Compreender a estrutura e organização do turismo em Portugal e reconhecer o papel das principais entidades públicas e privadas. Interpretar informação estatística básica sobre a atividade turística, a partir de fontes oficiais. Reconhecer os principais impactos económicos, socioculturais e ambientais do turismo e discutir o papel da sustentabilidade no desenvolvimento turístico. Competências transversais: trabalho em equipa, comunicação oral e escrita em contexto académico, pensamento crítico e reflexivo, responsabilidade e autonomia.
  • BibliografiaBibliography
    Boniface, B., Cooper, C., & Cooper, R. (2021). Worldwide Destinations: The Geography of Travel and Tourism (8th ed.). Routledge. Christou, P. (2022). The History and Evolution of Tourism. CABI. Cunha, L.; Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo, 6ª Ed. Lisboa: Lidel.  ISBN: 9789897524332  Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, S.W. (2017). Tourism: Principles and Practice (6th ed.). Pearson Goeldner, C., & Ritchies, J. R. (2012). Tourism: Principles, Practices, Philosophies (12th ed.). Wiley. Ignarra, L. R. (2013). Fundamentos do Turismo (3ª ed.). São Paulo: Cengage Learning Robinson, P., Luck, M., Smith, S. (2020). Tourism (2nd ed.). Cabi Zuelow, E. (2016). A History of Modern Tourism. Palgrave.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas combinam exposição teórica com discussão e aplicação prática dos conceitos.   Serão utilizadas: aulas expositivas dialogadas; análise de pequenos casos e exemplos de destinos; exercícios de interpretação de dados estatísticos; orientação tutorial do trabalho de grupo.   Serão mobilizadas metodologias ativas que promovem o envolvimento dos estudantes e o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente: Aprendizagem colaborativa: trabalhos de grupo, exercícios em subgrupos e apresentação oral dos resultados, potenciando a partilha de perspetivas e o desenvolvimento de competências comunicacionais. Flipped classroom: leitura prévia de pequenos textos, consulta de documentos estratégicos ou dados estatísticos, seguida de discussão orientada em aula. Ensino reflexivo: elaboração de breves reflexões escritas sobre temas como massificação, gentrificação, impactos e sustentabilidade, promovendo a capacidade crítica.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

    Descrição

    Ponderação

    Teste individual 1

    30%

    Trabalho individual 2

    30%

    Teste escrito 30%
    Presenças/Participação 10%

    NB: Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.

     

    AVALIAÇÃO FINAL (1ª E 2º ÉPOCAS)

    Descrição

    Ponderação

    Exame escrito individual

    60%

    Trabalho  (Obrigatório)

    40%

     

    NB: Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.