Skip to main content

ISLA IPGT 3622

Gestão da Formação

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta uc debate-se a importância da formação no desenvolvimento das pessoas e das organizações, fazendo-se um enquadramento da respetiva legislação e refletindo-se sobre o papel da gestão de rh neste âmbito. Analisa-se o perfil de competências do formador face aos novos contextos de intervenção, discutindo-se o conceito de aprendizagem/formação ao longo da vida. A partir das diferentes metodologias pedagógicas, começa-se a definir todo o processo de conceção e gestão da formação, desde a avaliação de necessidades até à avaliação. Realizam-se, também, dois momentos de simulação pedagógica (autoscopias). Esta uc visa, assim, fornecer um enquadramento estratégico da formação, desenvolver competências para a sua conceção e implementação, bem como preparar agentes de formação para as novas exigências neste domínio.
  • ProgramaProgramme
    1. A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES - A Formação enquanto instrumento e Ferramenta da Gestão - Legislação relativa à Formação Profissional - O papel da Gestão de Recursos Humanos   2. FORMADOR: SISTEMAS, CONTEXTOS E PERFIL - O Sistema Nacional de Qualificação - O perfil de competências do formador - Modalidades de Formação   3. SIMULAÇÕES PEDAGÓGICAS INICIAIS   4. TEORIAS, FATORES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM - O conceito de Aprendizagem e o paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida - Pedagogia vs. Andragogia   5. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS - Métodos e técnicas pedagógicas - Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada   6. PLANEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO - Definição das competências e dos objetivos gerais/específico - Desenho do processo de formação/aprendizagem   7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM   8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS - Tipos e instrumentos de avaliação da formação   9. SIMULAÇÕES PEDAGÓGICAS FINAIS
  • ObjectivosObjectives
    O desenvolvimento de competências pelos "futuros formadores (em formação)" e o treino dos aspectos pedagógicos mais relevantes enquanto agentes formativos, constituem objetivos centrais da aprendizagem, bem como os aspectos relacionados com o planeamento e os controlos inerentes à gestão dos sistemas de formação. Importa que o aluno venha a ser capaz de: - Identificar conceitos, teorias e modelos explicativos do processo de aprendizagem, bem como os facilitadores do mesmo; - Identificar e desenvolver as competências e capacidades necessárias à atividade de formador nos diferentes sistemas de formação; - Caracterizar os diferentes sistemas de formação, de acordo com os objetivos e públicos-alvo específicos, metodologias e meios pedagógicos utilizados; - Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação.
  • BibliografiaBibliography
    Bento, L. & Salgado, C. T. (2001). A Formação Pragmática: Um Novo Olhar . Pergaminho. Ferrão, L. & Rodrigues, M. (2000). Formação Pedagógica de Formadores: Da Teoria à Prática. Lisboa: Lidel. Pacheco, J. A. (2011). Discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação . Coleção Panorama. Porto Editora. Santos, J. M. (2008). O formador moderno e a Organização Formadora . Almedina Editora. Tomlinson, C. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Coleção Educação Especial. Porto Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Utilização de plataformas colaborativas de aprendizagem
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não