ISLA IPGT 5961
Gestão da Mudança
Gestão de Recursos Humanos (M) (ISLA-Gaia)
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ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular tem por objectivos: (1) Compreender o significado e implicações do conceito de mudança no seio das organizações, (2) Compreender a mudança como algo inevitável no mundo actual e nos negócios, (3) Enquadrar o modelo de mudança estratégica com a gestão de recursos humanos, (4) Analisar e discutir modelos de gestão da mudança, (5) Proporcionar a compreensão das causas e das resistências à mudança, através da promoção e discussão de casos práticos, ampliando a perspectiva do gestor, (6) Clarificar as várias dimensões da mudança, impacto e consequências futuras.
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ProgramaProgrammeA Mudança Organizacional Conceito; Impacto as Diferentes Imagens da Organização; Contexto Histórico; Futuro Incerto; Resistência. O Processo de Mudança Causas; Turbulência Ambiental; Mudança Previsível; Diagnosticar Situações de Mudança; Tipos e Processos de Mudança: Tecnológica, Dialética; Ciclo de Vida; Evolucionista; Gerir o Processo de Mudança; Passos e Erros Frequentes; Gerir o Contexto de Mudança: Ambientes de Apoio e Coaching . Perspetivas sobre a Mudança Organizacional Estrutura Organizacional; Cultura; Política; Liderança; Influência da Estratégia; Os Diferentes Caminhos para a Mudança; O Empowerment; O Controlo. Estratégias para a Gestão da Mudança Modelo de Sistemas Hard; Abordagens Sistemáticas, Atualizações e Aplicações; Gerir a mudança em situações complexas. Desenvolvimento Organizacional Filosofia e Hipóteses; Comportamento Organizacional; Modelo de Ação; Avaliação do Modelo de Mudança
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ObjectivosObjectivesO programa desenhado para esta disciplina visa obter o seguinte resultado em termos de competências: Conhecimentos profissionais - Aderir à mudança, reconhecendo as suas vantagens e promovendo os ajustamentos necessários; procurar a informação necessária para uma decisão bem fundamentada; Organização - Avaliar a diferenciação das estratégias utilizadas pelas empresas bem-sucedidas no que concerne à gestão de pessoas; Atuar de acordo com a estratégia da empresa, objetivos e metas a atingir; Coordenação - Fixar objetivos, estabelecer prioridades e tomar decisões com base em análises de custo-benefício; Identificar e atuar rapidamente mediante um problema complexo, apresentando soluções adaptadas; Direcção - Definir metas que pressupõem valor acrescentado para a empresa, prioridades de trabalho em função dos objetivos da empresa; planos de formação ajustadas.
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BibliografiaBibliographyCâmara, Pedro B., Paulo Guerra e Joaquim Rodrigues (2013). Humanator XXI ¿ Recursos Humanos e Sucesso Empresarial . Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cunha, M. P., Fonseca, J. M. & Gonçalves, F. (2001). Empresas, Caos e Complexidade. Gerindo à beira de um ataque de nervos. Lisboa: RH Editora. Drucker, Peter. (1993). Sociedade Pós-Capitalista. Lisboa: Actual Editora. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2013). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional . Lisboa: RH Editora. Kotter, JP. & Cohen, D.S. (2012). The heat of change: Real-life stories of how people change their organizations . Boston: Harvard Business Press. Rego, A. &. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas:. Um estudo luso - basileiro de administração de empresas. Senge, Peter et. al. (1999). The Dance of Change. The Challenges of Sustaining Momentum in learning organization: London: Nicholas Brealey Publishing. Wood, Jr. Thomas. (2004). Mudança Organizacional. São Paulo: Editora Atlas.
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MetodologiaMethodologyA Unidade Curricular está estruturada a permitir uma aprendizagem em três etapas: (1) Apresentação teórica, (2) leitura individual, estudo e análise, (3) Discussão em equipas para desempenhar projectos relacionados com o programa. Método de Ensino: Aulas teóricas com exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) e apresentações e discussões pelos estudantes (método ativo e participativo) Estudo de casos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS7
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão