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ISLA IPGT 5961

Gestão da Mudança

Gestão de Recursos Humanos (M) (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular tem por objetivos: (1) Compreender o significado e implicações do conceito de mudança no seio das organizações, (2) Compreender a mudança como algo inevitável no mundo atual e nos negócios, (3) Enquadrar o modelo de mudança estratégica com a gestão de recursos humanos, (4) Analisar e discutir modelos de gestão da mudança, (5) Proporcionar a compreensão das causas e das resistências à mudança, através da promoção e discussão de casos práticos, ampliando a perspetiva do gestor, (6) Clarificar as várias dimensões da mudança, impacto e consequências futuras.
  • ProgramaProgramme
    1. A Mudança Organizacional Conceito Impacto no Âmbito de Diferentes Imagens da Organização Futuro Incerto Resistência à Mudança 2. O Processo de Mudança Causas da Mudança Turbulência Ambiental Mudança Previsível Diagnosticar Situações de Mudança Tipos e Processos de Mudança Gerir o Processo e o Contexto de Mudança Ambientes de Apoio e Coaching 3. Perspetivas sobre a Mudança Organizacional Estrutura Organizacional da Mudança Cultura e Política a Mudança Liderança para a Mudança Influência da Estratégia na Mudança O Empowerment 4. Estratégias para a Gestão da Mudança Modelo de Sistemas “Hard” de Mudança Situações e Abordagens Sistemáticas Atualizações do Modelo Aplicações do Modelo Modelo de Sistemas “Soft” de Mudança Gerir a mudança em situações complexas 5. Desenvolvimento Organizacional Filosofia e Hipóteses O Processo de Desenvolvimento Organizacional O Modelo de Ação–Pesquisa da Mudança A Avaliação do Modelo para a Mudança
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Compreender o significado e implicações do conceito de mudança no seio das organizações. O2. Identificar a mudança como algo inevitável no mundo atual e nos negócios. O3. Enquadrar o modelo de mudança estratégica com a gestão de recursos humanos. O4. Apresentar e discutir o contributo de personalidades de referência do desenvolvimento organizacional e da gestão da mudança. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter as seguintes competências: C1. Avaliar a estratégias utilizadas pelas empresas bem-sucedidas no que concerne à gestão da mudança. C2. Compreender e interpretar as necessidades estratégicas de mudança nas organizações e nos ambientes competitivos. C3. Participar de forma contributiva na realização de estratégias de mudança das organizações.
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, M. P., Fonseca, J. M. & Gonçalves, F. (2001). Empresas, Caos e Complexidade. Gerindo à beira de um ataque de nervos. Lisboa: RH Editora. Drucker, Peter. (1993). Sociedade Pós-Capitalista. Lisboa: Actual Editora. Wood, Jr. Thomas. (2004). Mudança Organizacional. São Paulo: Editora Atlas. Neves, J. G. (2000). “Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos”. Editora RH, Lisboa. Rego, A. &. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas:. Um estudo luso - brasileiro de administração de empresas.
  • MetodologiaMethodology
    1. Os conteúdos programáticos serão abordados com recurso a uma metodologia expositiva, ativa e interrogativa. 2. Para consolidar os conhecimentos serão desenvolvidas atividades pedagógicas como análise de artigos, trabalhos de grupo de reflexão crítica, exercícios práticos para simulação das várias etapas de um processo de gestão da mudança
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os trabalhos práticos, direcionados e acompanhados são elaborados em sala pelos grupos criados e a apresentação decorre do cronograma atribuído à UC. O trabalho final é individual e entregue mediante data acordada com os estudantes

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalhos de Grupo em Aula (2)

    A definir

    10% + 10%+10%

     

    Trabalho Individual

    A definir

     

    70%

    Exame

    A Definir pelo ISLA - IPGT

    100%

     

     

     

    O trabalho final será proposto e acordado com cada estudante. Durante o processo da sua elaboração e sempre que necessário, será fornecida bibliografia de suporte, websites úteis e indicações para a redação de trabalho escrito.